Produção de material digital para o ensino de enfermagem
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140335 |
Resumo: | As tecnologias educacionais digitais colaboram com a simulação de situações práticas no ensino de Enfermagem, como estratégia que procura garantir a segurança do paciente possibilitando a antecipação da realização destes procedimentos em laboratório de ensino ou como fonte de consulta em casos de dúvidas. Este relato tem como objetivo descrever as características e a metodologia de desenvolvimento do material digital, no formato de vídeo, intitulado punção venosa periférica com cateter. A produção do mesmo contou com uma equipe multiprofissional. As etapas observadas na produção do material digital foram definição dos objetivos instrucionais e o público alvo; a determinação do formato, do orçamento e do cronograma; a seleção do conteúdo; o desenvolvimento das estratégias para avaliar o vídeo e a sua efetividade educacional; o desenvolvimento do roteiro ou storyboard; o desenvolvimento do protótipo e a avaliação do produto e do processo. A produção de vídeos educacionais constitui-se em importante material digital de apoio á aprendizagem e a possibilidade de integrar uma equipe de especialistas na sua elaboração qualifica o processo. |
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Cogo, Ana Luisa PetersenPerry, Gabriela TrindadeSantos, Marlise Bock2016-05-06T02:21:41Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/140335000986219As tecnologias educacionais digitais colaboram com a simulação de situações práticas no ensino de Enfermagem, como estratégia que procura garantir a segurança do paciente possibilitando a antecipação da realização destes procedimentos em laboratório de ensino ou como fonte de consulta em casos de dúvidas. Este relato tem como objetivo descrever as características e a metodologia de desenvolvimento do material digital, no formato de vídeo, intitulado punção venosa periférica com cateter. A produção do mesmo contou com uma equipe multiprofissional. As etapas observadas na produção do material digital foram definição dos objetivos instrucionais e o público alvo; a determinação do formato, do orçamento e do cronograma; a seleção do conteúdo; o desenvolvimento das estratégias para avaliar o vídeo e a sua efetividade educacional; o desenvolvimento do roteiro ou storyboard; o desenvolvimento do protótipo e a avaliação do produto e do processo. A produção de vídeos educacionais constitui-se em importante material digital de apoio á aprendizagem e a possibilidade de integrar uma equipe de especialistas na sua elaboração qualifica o processo.Educational technologies cooperate to the simulation of practical situations in nursing education as a strategy that seeks to guarantee the patient's safety by anticipating the procedures in educational labs or as a resource in case of doubts. This narrative seeks to describe the features and methodology used to develop a digital resource, in a video format, named puncture by peripheral venous catheter. A multidisciplinary team was needed in order to design the resource. The stages observed in the production of the video were: the definition of the audience and the instructional objectives; the delimitation of the format, the budget and schedule; the selection of content, the development of evaluation strategies and its educational effectiveness; the development of a script or storyboard, the development of a model and the evaluation of the process and final product. Educational videos are important learning support resources and the possibility of having a multidisciplinary team qualifies the whole design process.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015)Educação em enfermagemEducação superiorTecnologia educacionalMídia audiovisualEnsino a distânciaVideo-Audio MediaEducation TechnologyEducationDistanceEducationHigherProdução de material digital para o ensino de enfermagemDesigning a digital resource for nursing education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986219.pdf000986219.pdfTexto completoapplication/pdf349316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140335/1/000986219.pdfeefdb470c16581065735a891fed44525MD51TEXT000986219.pdf.txt000986219.pdf.txtExtracted Texttext/plain25521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140335/2/000986219.pdf.txt740b89be04efe9d12ea297c98533f6f7MD52THUMBNAIL000986219.pdf.jpg000986219.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140335/3/000986219.pdf.jpg11cfa82e5adc4a702a620524343f4868MD5310183/1403352021-12-06 05:33:45.370144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140335Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:33:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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