Produção de material digital para o ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogo, Ana Luisa Petersen
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Perry, Gabriela Trindade, Santos, Marlise Bock
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140335
Resumo: As tecnologias educacionais digitais colaboram com a simulação de situações práticas no ensino de Enfermagem, como estratégia que procura garantir a segurança do paciente possibilitando a antecipação da realização destes procedimentos em laboratório de ensino ou como fonte de consulta em casos de dúvidas. Este relato tem como objetivo descrever as características e a metodologia de desenvolvimento do material digital, no formato de vídeo, intitulado punção venosa periférica com cateter. A produção do mesmo contou com uma equipe multiprofissional. As etapas observadas na produção do material digital foram definição dos objetivos instrucionais e o público alvo; a determinação do formato, do orçamento e do cronograma; a seleção do conteúdo; o desenvolvimento das estratégias para avaliar o vídeo e a sua efetividade educacional; o desenvolvimento do roteiro ou storyboard; o desenvolvimento do protótipo e a avaliação do produto e do processo. A produção de vídeos educacionais constitui-se em importante material digital de apoio á aprendizagem e a possibilidade de integrar uma equipe de especialistas na sua elaboração qualifica o processo.
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