A abordagem da obra de arte, em sala de aula, no jardim-de-infância, com crianças de 5/6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Susana Isabel Silva Martins Jorge, 1977-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/638
Resumo: Tese de mestrado, Educação artística, 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes
id RCAP_f3a4166d0f2d2a14fee074893d3808f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem da obra de arte, em sala de aula, no jardim-de-infância, com crianças de 5/6 anosEducação artísticaEducação estéticaComunicação visualInfânciaTeses de mestradoTese de mestrado, Educação artística, 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas ArtesCada vez mais a educação deveria estar intrinsecamente ligada ao mundo das artes, visto ser um mundo em que a criatividade e a própria afirmação pessoal tomam um lugar de destaque na vida de todos nós. Este estudo visou evidenciar que o contacto das crianças em idade pré-escolar com obras de arte, lhes facilita não só a aquisição de novas aprendizagens no âmbito da estética e da linguagem visual, como também permite que estas se sintam cada vez mais à vontade para expressar os seus sentimentos e receios. Através de uma metodologia de investigação acção desenvolvida em sala de aula, com crianças de 5/6 anos, verificámos a veracidade das nossas hipóteses iniciais, ou seja, que: «as crianças que contactam regularmente com obras de arte, aprendem não só a \201Clê-la\201D, procurando através das suas vivencias a sua leitura de sentido, como se iniciam na compreensão dos elementos de uma nova linguagem, a visual, fruto da reflexão e apreciação estética a que são submetidos». Neste nosso estudo pudemos reafirmar as posições teóricas de alguns autores que haviam corroborado esta mais-valia da interacção entre crianças e obras de arte, nomeadamente, as de Michael Parsons e Abigail HousenIncreasingly the education should be intrinsically linked to the art world, seeing it's a world where the creativity and the own personal affirmation take a place of featured in the life of all of us. This study aimed to highlight that the contact of children in pre-school age with art work, facilitates them not just an acquisition of new learning in the scope of aesthetic and visual language, but also allows them to feel more comfortable to express there feelings and fears. Through a methodology of action investigation developed in classroom, with children 5/6 years old, we verified the veracity of our initial hypotheses this is that: «the children that contact regularly with art work, learn not just to read it , searching through own life experiences their reading of meaning, but initiate the comprehension of elements of a new language, the visual, result of the reflection and the aesthetic enjoyment they are submitte». In our study we can reaffirm the theoretical positions of some authors whom have corroborated the value of the interaction between children and art works, in particular, those of Michael Parsons and Abigail HousenMendes, Ana Bela, 1953-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Susana Isabel Silva Martins Jorge, 1977-2010-07-21T10:48:32Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfimage/jpegtext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/638porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000575444info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:25.163741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da obra de arte, em sala de aula, no jardim-de-infância, com crianças de 5/6 anos
title A abordagem da obra de arte, em sala de aula, no jardim-de-infância, com crianças de 5/6 anos
spellingShingle A abordagem da obra de arte, em sala de aula, no jardim-de-infância, com crianças de 5/6 anos
Ferreira, Susana Isabel Silva Martins Jorge, 1977-
Educação artística
Educação estética
Comunicação visual
Infância
Teses de mestrado
title_short A abordagem da obra de arte, em sala de aula, no jardim-de-infância, com crianças de 5/6 anos
title_full A abordagem da obra de arte, em sala de aula, no jardim-de-infância, com crianças de 5/6 anos
title_fullStr A abordagem da obra de arte, em sala de aula, no jardim-de-infância, com crianças de 5/6 anos
title_full_unstemmed A abordagem da obra de arte, em sala de aula, no jardim-de-infância, com crianças de 5/6 anos
title_sort A abordagem da obra de arte, em sala de aula, no jardim-de-infância, com crianças de 5/6 anos
author Ferreira, Susana Isabel Silva Martins Jorge, 1977-
author_facet Ferreira, Susana Isabel Silva Martins Jorge, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Ana Bela, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Susana Isabel Silva Martins Jorge, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Educação estética
Comunicação visual
Infância
Teses de mestrado
topic Educação artística
Educação estética
Comunicação visual
Infância
Teses de mestrado
description Tese de mestrado, Educação artística, 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:48:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/638
url http://hdl.handle.net/10451/638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000575444
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
image/jpeg
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134155805556736