Avaliação do impacto da formação profissional em instituiçoes de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Elisabete dos Santos Costa Gonçalves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/739
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional
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spelling Avaliação do impacto da formação profissional em instituiçoes de saúdeComportamento organizacionalSaúdeAvaliaçãoFormação profissionalInstrumentosFormaçãoOrganizational behaviourHealthEvolutionPersonal trainingInstrumentsTrainingDissertação de Mestrado em Comportamento OrganizacionalO objectivo do presente estudo é de: 1) validar os instrumentos de avaliação da formação utilisados; 2) avaliar a formação profissional contínua; 3) verificar a existência de relação entre o nível I e o nível III de avaliação descritos no modelo de avaliação de Kirkpatrick. Para a realização deste trabalho foram constituídas duas amostras, uma amostra de formandos (profissionais que participaram nos cursos de formação) e uma amostra de responsáveis hierárquicos. O estudo decorreu em dois momentos, sendo o 1o no final das acções de formação, e o 2° três meses após o fim da acção de formação. No primeiro tempo do estudo, utilizamos como instrumento um inventário de avaliação de reacção dos formandos (amostra dos formandos). No segundo tempo, utilizamos dois instrumentos, um inventário de percepção da eficácia da formação e um inventário de transferência de formação (amostra dos formandos e amostra dos responsáveis hierárquicos). Após a análise dos dados, verificamos que contrariamente ao que tinha sido proposto nos objectivos deste estudo, não existe relação entre o nível I e o nível III do modelo de avaliação de Kirkpatrick. Verificamos igualmente, que a transferência de formação só se efectua se, os formandos percepcionarem a existência de utilidade dos conhecimentos adquiridos para o desempenho da actividade e, se percepcionarem que têm condições para os desempenharem, concluimos igualmente que se os formandos não percepcionarem a existência de suporte por parte dos responsáveis hierárquicos/colegas não se efectiva o processo de transferência. Na análise das duas amostras em estudo, não se verifica uma relação entre as dimensões da escala de percepção de eficácia da formação (utilidade; auto-eficácia e suporte) com o processo de transferência de formação para o local de trabalho, verifica-se sim, que estas dimensões favorecem o desenvolvimento de competências e de conhecimentos do indivíduo que participou na formação.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPANunes, Elisabete dos Santos Costa Gonçalves2011-08-11T14:17:48Z2006-01-01T00:00:00Z2006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:51Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:50.923028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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