Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2145 |
Resumo: | A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes. |
id |
RCAP_f3afe396d6338af07d88a578315ac874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2145 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superiorConstApECTSEnsino-aprendizagemTrabalho autónomoA implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.CIEd Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRamos, A.Delgado, F.M.G.Afonso, PauloCruchinho, A.Pereira, PaulaSapeta, PaulaRamos, George2013-12-06T17:53:29Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2145porRAMOS, A. [et al.] (2013) - Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior. Revista Portuguesa de Educação. ISSN 0871-9187. 26:1. p. 115-1410871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:49:18Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:29.577734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior |
title |
Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior |
spellingShingle |
Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior Ramos, A. ConstAp ECTS Ensino-aprendizagem Trabalho autónomo |
title_short |
Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior |
title_full |
Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior |
title_fullStr |
Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior |
title_sort |
Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior |
author |
Ramos, A. |
author_facet |
Ramos, A. Delgado, F.M.G. Afonso, Paulo Cruchinho, A. Pereira, Paula Sapeta, Paula Ramos, George |
author_role |
author |
author2 |
Delgado, F.M.G. Afonso, Paulo Cruchinho, A. Pereira, Paula Sapeta, Paula Ramos, George |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, A. Delgado, F.M.G. Afonso, Paulo Cruchinho, A. Pereira, Paula Sapeta, Paula Ramos, George |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ConstAp ECTS Ensino-aprendizagem Trabalho autónomo |
topic |
ConstAp ECTS Ensino-aprendizagem Trabalho autónomo |
description |
A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-06T17:53:29Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2145 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
RAMOS, A. [et al.] (2013) - Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior. Revista Portuguesa de Educação. ISSN 0871-9187. 26:1. p. 115-141 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIEd Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
CIEd Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130794214555648 |