O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Paula
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2118
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_f3b2eec49449eee981b75cc199a659ed
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2118
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º anoEnsino assistido por computadorInternetJogo de computadorDesenvolvimento de competênciasEnsino da geografiaVideo gamesEducationSkillsGeography3RD World FarmerDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia apresentada à Universidade AbertaNuma sociedade em que a tecnologia toma a dianteira no desenvolvimento à escala global, a educação surge com uma necessidade premente de actualização estratégica e refletida de práticas conducentes a jovens em plena formação. Pela forma como os vídeo jogos se apresentam em termos de qualidade, potencial educativo e facilidade de utilização, eles devem ser pensados em termos de rentabilização na sala de aula. A Geografia atual, como disciplina charneira e transversal, encontra no final do 3º Ciclo do Ensino básico exigências ao nível das competências a serem atingidas pelos alunos, situação que, na maioria das atuais escolas não encontra terreno de ação viável. Foi no sentido de tentar dar um rumo diferente às possibilidades de atuação geográfica em espaço de sala de aula que surgiu este trabalho, um estudo de caso acerca do potencial de um jogo online, o 3RD World Farmer na consecução das competências geográficas ao nível de 9º ano. O estudo foi realizado com uma turma de 25 alunos de 9º ano e desenvolveu-se num processo cronológico de: (1) análise diagnóstica de competências; (2) implementação do jogo; (3) avaliação final. A investigação foi feita numa perspetiva essencialmente descritiva e interpretativa em que a observação ganhou uma posição relevante. Tendo em conta o desenvolvimento do trabalho, as observações conseguidas e os resultados encontrados com os inquéritos, questionários e entrevistas feitas, pretendeu-se verificar as possibilidades que o recurso referido apresentava ao nível da motivação e desenvolvimento de competências. Deste modo, concluiu-se que o recurso 3RD World Farmer motiva para a aprendizagem, permite o desenvolvimento de várias competências necessárias aos alunos de 9º ano na disciplina de Geografia, apesar de possuir algumas limitações que se podem facilmente contornar na forma como o recurso é aplicado junto dos alunos. In a society where technology plays an important role in global development, education emerges linked to an urgent need of strategic and thoughtful updating of practices directed to young people. Nowadays video games offer quality, educational potential and are easy to use, therefore they should be considered as an essential tool in the classroom. Modern Geography, as a transversal subject, finds new demands in what concerns the skills students should achieve at the end of the intermediate educational level and this doesn’t actually happen in the majority of schools. This work is an attempt to show different possibilities regarding Geography practices. A study based on the potential of the online game 3RD World Farmer and the development of geographical skills in the 9th Form. This study was developed in a 25 students 9th Form Class and followed a chronological process:1) diagnostic analysis ; 2) game implement; 3) final evaluation. The investigation followed an essentially descriptive and explanatory perspective, in which observation assumed a major role. All the results an explanations found through inquires, questionnaires and interviews intended to check the real possibilities of this resource, namely in what concerns motivation and skills development. As a conclusion it might be said that the 3RD World Farm motivates students and allows the development of different skills essential to the 9th Form Geography students, although it presents some limitations that can easily be overcome (in the way it is applied to the students) by adapting its implementation.In a society where technology plays an important role in global development, education emerges linked to an urgent need of strategic and thoughtful updating of practices directed to young people. Nowadays video games offer quality, educational potential and are easy to use, therefore they should be considered as an essential tool in the classroom. Modern Geography, as a transversal subject, finds new demands in what concerns the skills students should achieve at the end of the intermediate educational level and this doesn’t actually happen in the majority of schools. This work is an attempt to show different possibilities regarding Geography practices. A study based on the potential of the online game 3RD World Farmer and the development of geographical skills in the 9th Form. This study was developed in a 25 students 9th Form Class and followed a chronological process:1) diagnostic analysis ; 2) game implement; 3) final evaluation. The investigation followed an essentially descriptive and explanatory perspective, in which observation assumed a major role. All the results an explanations found through inquires, questionnaires and interviews intended to check the real possibilities of this resource, namely in what concerns motivation and skills development. As a conclusion it might be said that the 3RD World Farm motivates students and allows the development of different skills essential to the 9th Form Geography students, although it presents some limitations that can easily be overcome (in the way it is applied to the students) by adapting its implementation.Bidarra, JoséRepositório AbertoSimões, Paula2012-06-04T14:05:26Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2118porSimões, Paula - O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. [163 ] p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:31Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:43.099984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano
title O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano
spellingShingle O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano
Simões, Paula
Ensino assistido por computador
Internet
Jogo de computador
Desenvolvimento de competências
Ensino da geografia
Video games
Education
Skills
Geography
3RD World Farmer
title_short O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano
title_full O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano
title_fullStr O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano
title_full_unstemmed O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano
title_sort O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano
author Simões, Paula
author_facet Simões, Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bidarra, José
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino assistido por computador
Internet
Jogo de computador
Desenvolvimento de competências
Ensino da geografia
Video games
Education
Skills
Geography
3RD World Farmer
topic Ensino assistido por computador
Internet
Jogo de computador
Desenvolvimento de competências
Ensino da geografia
Video games
Education
Skills
Geography
3RD World Farmer
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-04T14:05:26Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2118
url http://hdl.handle.net/10400.2/2118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Simões, Paula - O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º ano [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. [163 ] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135005603004416