Impacte da Internet no desenvolvimento de competências gerais : um estudo no contexto de educação em ciências no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Margarida Maria Barros
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1367
Resumo: As orientações curriculares para o Ensino Básico no âmbito da recente reorganização curricular em Portugal, perspectivando o currículo como um conjunto de aprendizagens e de competências a desenvolver, veio colocar aos professores novos desafios, nomeadamente no que se refere à construção de ambientes que se adeqúem aos fins propostos e às formas como a avaliação deve ser encarada. Na Sociedade da Informação, que se pretende que seja do Conhecimento, urge combater o fenómeno da info-exclusão. Cabe à escola um papel importante no acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC), por parte dos seus alunos. Daí que venham a ser colocadas questões em relação à forma como as TIC poderão contribuir de forma eficaz para o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente qual o papel da Internet como fonte de acesso ao conhecimento. Numa época em que se assiste a um crescente afastamento dos jovens dos cursos de áreas científicas e em que os estudos internacionais revelam o baixo nível de conhecimentos científicos da nossa população escolar, urge repensar o ensino das ciências, nomeadamente ao nível do Ensino Básico. É neste contexto que surge o estudo que apresentamos na presente dissertação de Mestrado. Realizado entre Março e Junho do ano lectivo de 2003/2004, envolveu 20 alunos do 2º e 3º anos de escolaridade de uma turma cuja professora era a própria investigadora. O presente estudo perseguiu como principal finalidade a de avaliar o impacte de utilização da Internet no desenvolvimento da competência Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável, seleccionada entre as dez competências gerais presentes no CNEB. Decorreu em contexto de Educação em Ciência, mais precisamente no âmbito da área curricular Área de Projecto, tendo recorrido ao trabalho colaborativo entre os alunos. Para a recolha de dados recorreu-se à observação e à análise das produções dos alunos. Foram utilizados vários instrumentos, a saber: listas de verificação, questionário aos alunos e notas de campo. Da análise dos resultados pode concluir-se que a utilização da Internet enquanto recurso para o acesso à informação, contribuiu quer para o desenvolvimento da competência seleccionada para o nosso estudo, quer para o desenvolvimento de competências tecnológicas quer ainda para o desenvolvimento do vocabulário científico e motivação para a aprendizagem das ciências. ABSTRACT: In the scope of the recent curricular reorganization in Portugal the curricular guidelines for elementary education, putting in perspective the curriculum as a set of learnings and competencies to develop, it came to place the teachers new challenges; namely in reference to the building of environments which adjust to the proposed aims and in the ways the assessment must be faced. In the Information Society, that it is intend it would be the Knowledge Society, it urges to fight the info-exclusion phenomenon. The school must play an important role granting the access by students to the Information Communication Technologies (ICT). Hence some questions have been placed on the way ICT would contribute to a effective process of teaching and of learning, namely on the role Internet can play as source to accede knowledge. At an age in which we watch a increasing separation between youth and scientific courses, and the international studies reveal a low level of scientific knowledge from our school population, it urges to rethink science teaching, especially at elementary education. It is in this context that comes the study presented on this Master’s dissertation. It took place between May and Jun of school year 2003/2004; it involved 20 second and third grade pupils from the class in which the teacher was herself the researcher. The present study had as main purpose to assess the impact of Internet use on the development of the competence Search for, select and organize information to transform in mobilizing knowledge, selected among the ten general competencies presented on the National Curriculum for Elementary Education. It took place in the context of Science Education, and appealed to the pupil’s collaborative work. The student work and classroom observation was used for data gathering. Several instruments were used like: check lists, questionnaires for the pupils, and field notes. From data analysis we can conclude that Internet as a resource to accede information, contributed to the development of the competence selected for our study, either for the technological competencies development either the scientific vocabulary development and motivation to learn science.
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Daí que venham a ser colocadas questões em relação à forma como as TIC poderão contribuir de forma eficaz para o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente qual o papel da Internet como fonte de acesso ao conhecimento. Numa época em que se assiste a um crescente afastamento dos jovens dos cursos de áreas científicas e em que os estudos internacionais revelam o baixo nível de conhecimentos científicos da nossa população escolar, urge repensar o ensino das ciências, nomeadamente ao nível do Ensino Básico. É neste contexto que surge o estudo que apresentamos na presente dissertação de Mestrado. Realizado entre Março e Junho do ano lectivo de 2003/2004, envolveu 20 alunos do 2º e 3º anos de escolaridade de uma turma cuja professora era a própria investigadora. O presente estudo perseguiu como principal finalidade a de avaliar o impacte de utilização da Internet no desenvolvimento da competência Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável, seleccionada entre as dez competências gerais presentes no CNEB. Decorreu em contexto de Educação em Ciência, mais precisamente no âmbito da área curricular Área de Projecto, tendo recorrido ao trabalho colaborativo entre os alunos. Para a recolha de dados recorreu-se à observação e à análise das produções dos alunos. Foram utilizados vários instrumentos, a saber: listas de verificação, questionário aos alunos e notas de campo. Da análise dos resultados pode concluir-se que a utilização da Internet enquanto recurso para o acesso à informação, contribuiu quer para o desenvolvimento da competência seleccionada para o nosso estudo, quer para o desenvolvimento de competências tecnológicas quer ainda para o desenvolvimento do vocabulário científico e motivação para a aprendizagem das ciências. ABSTRACT: In the scope of the recent curricular reorganization in Portugal the curricular guidelines for elementary education, putting in perspective the curriculum as a set of learnings and competencies to develop, it came to place the teachers new challenges; namely in reference to the building of environments which adjust to the proposed aims and in the ways the assessment must be faced. In the Information Society, that it is intend it would be the Knowledge Society, it urges to fight the info-exclusion phenomenon. The school must play an important role granting the access by students to the Information Communication Technologies (ICT). Hence some questions have been placed on the way ICT would contribute to a effective process of teaching and of learning, namely on the role Internet can play as source to accede knowledge. At an age in which we watch a increasing separation between youth and scientific courses, and the international studies reveal a low level of scientific knowledge from our school population, it urges to rethink science teaching, especially at elementary education. It is in this context that comes the study presented on this Master’s dissertation. It took place between May and Jun of school year 2003/2004; it involved 20 second and third grade pupils from the class in which the teacher was herself the researcher. The present study had as main purpose to assess the impact of Internet use on the development of the competence Search for, select and organize information to transform in mobilizing knowledge, selected among the ten general competencies presented on the National Curriculum for Elementary Education. It took place in the context of Science Education, and appealed to the pupil’s collaborative work. The student work and classroom observation was used for data gathering. Several instruments were used like: check lists, questionnaires for the pupils, and field notes. From data analysis we can conclude that Internet as a resource to accede information, contributed to the development of the competence selected for our study, either for the technological competencies development either the scientific vocabulary development and motivation to learn science.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:10Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1367porBaptista, Margarida Maria Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:09Zoai:ria.ua.pt:10773/1367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:03.560764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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