(Re)pensando a orientação vocacional na escola : da teoria à prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Elisa Grijó Guahyba de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1023
Resumo: Com esta investigação propomos repensar as teorias e práticas da orientação vocacional no contexto atual de transformações na sociedade e no mundo do trabalho. A partir da reflexão acerca do papel da escola na construção do projeto de vida do adolescente, pretende-se abordar a escola como local privilegiado para a promoção do desenvolvimento vocacional dos alunos, através de um trabalho preventivo. Além da revisão teórica acerca do tema, realizou-se a aplicação de um programa de orientação vocacional com base nas perspectivas clínica, construtivista e sistêmica e em técnicas de avaliação qualitativa, a um grupo de adolescentes em um colégio no Distrito de Coimbra. O programa teve por objetivo facilitar o processo de escolha profissional e a construção de um projeto de vida das participantes, avaliar o impacto e a eficácia do programa, perceber como os adolescentes recebem este modelo de orientação, bem como colaborar para a atualização da investigação e intervenção em orientação vocacional. A análise qualitativa dos dados coletados através do estudo de caso demonstra a eficácia do programa e o seu impacto positivo nas participantes, reforçando a idéia de que as técnicas de avaliação qualitativa em orientação vocacional podem auxiliar o indivíduo tanto na elaboração de um projeto de vida, como na ativação do seu desenvolvimento psicológico e vocacional. ABSTRACT: This study’s proposal is to rethink the vocational guidance theory and practice within the actual context of transformations on society and in the world of work. Throughout the reflexion over school’s role in adolescent’s life project construction, we intend to approach school as a privileged place to promote students’ vocational development, encouraging preventive interventions. Besides the theoretical revision of this subject, a vocational guidance program, based on the clinical, constructivist and systemic perspectives and on qualitative assessment, has been applied to a group of high school students in the District of Coimbra. The aim of the program was to help participants to make a professional choice and construct a life project, to evaluate the program’s impact and efficacy, to comprehend how adolescents receive this guidance model and to actualize investigation and intervention on the vocational guidance domain. The qualitative analysis of the collected data through the case study reveals the program’s efficacy and its positive impact on participants, enhancing the idea that qualitative assessment on vocational guidance can help people not only to elaborate their life project, but to activate their psychological and vocational development.
id RCAP_f3bee148b325376da271beb9712acb8c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)pensando a orientação vocacional na escola : da teoria à práticaOrientação profissionalPreparação para a vida activaPapel da escolaAdolescentesCom esta investigação propomos repensar as teorias e práticas da orientação vocacional no contexto atual de transformações na sociedade e no mundo do trabalho. A partir da reflexão acerca do papel da escola na construção do projeto de vida do adolescente, pretende-se abordar a escola como local privilegiado para a promoção do desenvolvimento vocacional dos alunos, através de um trabalho preventivo. Além da revisão teórica acerca do tema, realizou-se a aplicação de um programa de orientação vocacional com base nas perspectivas clínica, construtivista e sistêmica e em técnicas de avaliação qualitativa, a um grupo de adolescentes em um colégio no Distrito de Coimbra. O programa teve por objetivo facilitar o processo de escolha profissional e a construção de um projeto de vida das participantes, avaliar o impacto e a eficácia do programa, perceber como os adolescentes recebem este modelo de orientação, bem como colaborar para a atualização da investigação e intervenção em orientação vocacional. A análise qualitativa dos dados coletados através do estudo de caso demonstra a eficácia do programa e o seu impacto positivo nas participantes, reforçando a idéia de que as técnicas de avaliação qualitativa em orientação vocacional podem auxiliar o indivíduo tanto na elaboração de um projeto de vida, como na ativação do seu desenvolvimento psicológico e vocacional. ABSTRACT: This study’s proposal is to rethink the vocational guidance theory and practice within the actual context of transformations on society and in the world of work. Throughout the reflexion over school’s role in adolescent’s life project construction, we intend to approach school as a privileged place to promote students’ vocational development, encouraging preventive interventions. Besides the theoretical revision of this subject, a vocational guidance program, based on the clinical, constructivist and systemic perspectives and on qualitative assessment, has been applied to a group of high school students in the District of Coimbra. The aim of the program was to help participants to make a professional choice and construct a life project, to evaluate the program’s impact and efficacy, to comprehend how adolescents receive this guidance model and to actualize investigation and intervention on the vocational guidance domain. The qualitative analysis of the collected data through the case study reveals the program’s efficacy and its positive impact on participants, enhancing the idea that qualitative assessment on vocational guidance can help people not only to elaborate their life project, but to activate their psychological and vocational development.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:30:37Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1023porAlmeida, Maria Elisa Grijó Guahyba deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:20Zoai:ria.ua.pt:10773/1023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:48.512840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)pensando a orientação vocacional na escola : da teoria à prática
title (Re)pensando a orientação vocacional na escola : da teoria à prática
spellingShingle (Re)pensando a orientação vocacional na escola : da teoria à prática
Almeida, Maria Elisa Grijó Guahyba de
Orientação profissional
Preparação para a vida activa
Papel da escola
Adolescentes
title_short (Re)pensando a orientação vocacional na escola : da teoria à prática
title_full (Re)pensando a orientação vocacional na escola : da teoria à prática
title_fullStr (Re)pensando a orientação vocacional na escola : da teoria à prática
title_full_unstemmed (Re)pensando a orientação vocacional na escola : da teoria à prática
title_sort (Re)pensando a orientação vocacional na escola : da teoria à prática
author Almeida, Maria Elisa Grijó Guahyba de
author_facet Almeida, Maria Elisa Grijó Guahyba de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Elisa Grijó Guahyba de
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação profissional
Preparação para a vida activa
Papel da escola
Adolescentes
topic Orientação profissional
Preparação para a vida activa
Papel da escola
Adolescentes
description Com esta investigação propomos repensar as teorias e práticas da orientação vocacional no contexto atual de transformações na sociedade e no mundo do trabalho. A partir da reflexão acerca do papel da escola na construção do projeto de vida do adolescente, pretende-se abordar a escola como local privilegiado para a promoção do desenvolvimento vocacional dos alunos, através de um trabalho preventivo. Além da revisão teórica acerca do tema, realizou-se a aplicação de um programa de orientação vocacional com base nas perspectivas clínica, construtivista e sistêmica e em técnicas de avaliação qualitativa, a um grupo de adolescentes em um colégio no Distrito de Coimbra. O programa teve por objetivo facilitar o processo de escolha profissional e a construção de um projeto de vida das participantes, avaliar o impacto e a eficácia do programa, perceber como os adolescentes recebem este modelo de orientação, bem como colaborar para a atualização da investigação e intervenção em orientação vocacional. A análise qualitativa dos dados coletados através do estudo de caso demonstra a eficácia do programa e o seu impacto positivo nas participantes, reforçando a idéia de que as técnicas de avaliação qualitativa em orientação vocacional podem auxiliar o indivíduo tanto na elaboração de um projeto de vida, como na ativação do seu desenvolvimento psicológico e vocacional. ABSTRACT: This study’s proposal is to rethink the vocational guidance theory and practice within the actual context of transformations on society and in the world of work. Throughout the reflexion over school’s role in adolescent’s life project construction, we intend to approach school as a privileged place to promote students’ vocational development, encouraging preventive interventions. Besides the theoretical revision of this subject, a vocational guidance program, based on the clinical, constructivist and systemic perspectives and on qualitative assessment, has been applied to a group of high school students in the District of Coimbra. The aim of the program was to help participants to make a professional choice and construct a life project, to evaluate the program’s impact and efficacy, to comprehend how adolescents receive this guidance model and to actualize investigation and intervention on the vocational guidance domain. The qualitative analysis of the collected data through the case study reveals the program’s efficacy and its positive impact on participants, enhancing the idea that qualitative assessment on vocational guidance can help people not only to elaborate their life project, but to activate their psychological and vocational development.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:30:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1023
url http://hdl.handle.net/10773/1023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137447946223616