"Tu qué pô o péu na beça?" – Consciência lexical e aprendizagem da leitura : o papel dos prestadores de cuidados para o desenvolvimento lexical da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47736 |
Resumo: | Neste breve trabalho, partimos de uma frase prototípica produzida por diferentes prestadores de cuidados do seio familiar das crianças para analisarmos a relação que se estabelece entre o conhecimento lexical e a consciência lexical e a aprendizagem da leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico. Acentuando a ideia já defendida por muitos investigadores de que uma consciência lexical desenvolvida à entrada do 1º Ciclo é determinante para a compreensão textual, procuramos mostrar que o jardim de infância pode ter um papel determinante na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças e sugerimos atividades passíveis de aplicação a uma sala de 2-3 anos que visam ampliar o conhecimento lexical das crianças. |
id |
RCAP_f3c9bf2a4aecebe71c11cecf2d865a92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47736 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Tu qué pô o péu na beça?" – Consciência lexical e aprendizagem da leitura : o papel dos prestadores de cuidados para o desenvolvimento lexical da criançaConsciência lexicalampliação lexicalaprendizagem da leituraatividadescompreensão leitoraLexical awarenesslexical expansionreading learningactivitiesreading comprehensionNeste breve trabalho, partimos de uma frase prototípica produzida por diferentes prestadores de cuidados do seio familiar das crianças para analisarmos a relação que se estabelece entre o conhecimento lexical e a consciência lexical e a aprendizagem da leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico. Acentuando a ideia já defendida por muitos investigadores de que uma consciência lexical desenvolvida à entrada do 1º Ciclo é determinante para a compreensão textual, procuramos mostrar que o jardim de infância pode ter um papel determinante na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças e sugerimos atividades passíveis de aplicação a uma sala de 2-3 anos que visam ampliar o conhecimento lexical das crianças.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumPires, Natália Albino2023-11-02T10:39:23Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T02:16:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:56.626695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Tu qué pô o péu na beça?" – Consciência lexical e aprendizagem da leitura : o papel dos prestadores de cuidados para o desenvolvimento lexical da criança |
title |
"Tu qué pô o péu na beça?" – Consciência lexical e aprendizagem da leitura : o papel dos prestadores de cuidados para o desenvolvimento lexical da criança |
spellingShingle |
"Tu qué pô o péu na beça?" – Consciência lexical e aprendizagem da leitura : o papel dos prestadores de cuidados para o desenvolvimento lexical da criança Pires, Natália Albino Consciência lexical ampliação lexical aprendizagem da leitura atividades compreensão leitora Lexical awareness lexical expansion reading learning activities reading comprehension |
title_short |
"Tu qué pô o péu na beça?" – Consciência lexical e aprendizagem da leitura : o papel dos prestadores de cuidados para o desenvolvimento lexical da criança |
title_full |
"Tu qué pô o péu na beça?" – Consciência lexical e aprendizagem da leitura : o papel dos prestadores de cuidados para o desenvolvimento lexical da criança |
title_fullStr |
"Tu qué pô o péu na beça?" – Consciência lexical e aprendizagem da leitura : o papel dos prestadores de cuidados para o desenvolvimento lexical da criança |
title_full_unstemmed |
"Tu qué pô o péu na beça?" – Consciência lexical e aprendizagem da leitura : o papel dos prestadores de cuidados para o desenvolvimento lexical da criança |
title_sort |
"Tu qué pô o péu na beça?" – Consciência lexical e aprendizagem da leitura : o papel dos prestadores de cuidados para o desenvolvimento lexical da criança |
author |
Pires, Natália Albino |
author_facet |
Pires, Natália Albino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Natália Albino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência lexical ampliação lexical aprendizagem da leitura atividades compreensão leitora Lexical awareness lexical expansion reading learning activities reading comprehension |
topic |
Consciência lexical ampliação lexical aprendizagem da leitura atividades compreensão leitora Lexical awareness lexical expansion reading learning activities reading comprehension |
description |
Neste breve trabalho, partimos de uma frase prototípica produzida por diferentes prestadores de cuidados do seio familiar das crianças para analisarmos a relação que se estabelece entre o conhecimento lexical e a consciência lexical e a aprendizagem da leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico. Acentuando a ideia já defendida por muitos investigadores de que uma consciência lexical desenvolvida à entrada do 1º Ciclo é determinante para a compreensão textual, procuramos mostrar que o jardim de infância pode ter um papel determinante na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças e sugerimos atividades passíveis de aplicação a uma sala de 2-3 anos que visam ampliar o conhecimento lexical das crianças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2023-11-02T10:39:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47736 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134654031200256 |