Natação: adaptação ao meio aquático na paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Álvaro Daniel Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6887
Resumo: O presente estudo teve por pressuposto observar e avaliar o desenvolvimento psicomotor de uma aluna com Paralisia Cerebral (PC), recorrendo à aplicação de um programa de Adaptação ao Meio Aquático. Consiste num Estudo de Caso de natureza descritiva baseado no trabalho com uma aluna de 11 anos com Diplegia e Ataxia. As ferramentas de avaliação utilizadas foram: a Bateria Psicomotora de Fonseca (1992) e o Documento Normativo de Adaptação ao Meio Aquático das aulas de Prática Pedagógica da disciplina de Didática do Desporto I – Natação, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2005). Os resultados foram conseguidos através do confronto dos dois momentos de avaliação (Aplicação pré e pós-programa). O programa teve a duração de dois meses, com duas sessões semanais de sessenta minutos cada. Com este trabalho verificou-se que o programa implementado variou em função das diferentes componentes de avaliação (fatores psicomotores). Nos fatores da Tonicidade, da Noção do Corpo, da Estruturação Espácio-Temporal, da Praxia Fina, os resultados conseguidos revelaram execuções integrais, apropriadas e controladas. A lateralidade passou a ter uma realização perfeita, precisa, económica e controlada. A aluna melhorou também na Praxia global ao nível da concretização, embora continuasse a apresentar dificuldades de controlo visuo-motor, revelando sinais desviantes. Os resultados obtidos mostraram que o equilíbrio foi o domínio que não indicou qualquer tipo de evolução, verificando-se, porém, um ligeiro aperfeiçoamento da postura. Assim, os resultados afiguram que a prática de um programa de Adaptação ao Meio Aquático poderá contribuir para a melhoria do padrão psicomotor de crianças com PC.
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