O trabalho de grupo e a aprendizagem cooperativa no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Ana Sofia Bessa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10341
Resumo: O presente Relatório Final de estágio articula-se com o projeto de intervenção e de investigação que desenvolvemos, no contexto de Prática Pedagógica Supervisionada A2 e insere-se na temática da Gestão e Organização do processo de ensino e de aprendizagem, mais exatamente na estratégia do trabalho de grupo segundo as características da aprendizagem cooperativa. Este projeto foi implementado numa turma do 2º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico. As razões da escolha deste tema prendem-se com as características das sociedades contemporâneas que exigem que a escola e os professores garantam a todos alunos competências que lhes permitem dar resposta, com responsabilidade, e na salvaguarda dos valores democráticos, aos desafios e exigências que estas sociedades colocam, entre os quais destacamos a importância de trabalhar com o(s) outro(s) de forma cooperativa. Este projeto possui características de investigação-ação, utilizando instrumentos de recolha de dados tais como a observação, as notas de campo, as videogravações das sessões realizadas, as fichas de registo de autoavaliação de grupo e o inquérito por questionário realizado aos alunos, participantes no projeto, no final da implementação do mesmo.Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, para os alunos desenvolverem as skills necessárias para a elaboração de um trabalho de grupo desta natureza, é essencial uma ação estratégica e intencional por parte do professor sendo necessário muito trabalho, tempo e persistência por parte do professor, pois consiste numa estratégia morosa e trabalhosa.
id RCAP_ac19b4734e8b2153f7e2caba6d08be89
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10341
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho de grupo e a aprendizagem cooperativa no 1º CEBPrática pedagógicaTécnicas da aulaEstratégias da aprendizagemAprendizagem cooperativaTrabalho de grupoEnsino básico 1º cicloO presente Relatório Final de estágio articula-se com o projeto de intervenção e de investigação que desenvolvemos, no contexto de Prática Pedagógica Supervisionada A2 e insere-se na temática da Gestão e Organização do processo de ensino e de aprendizagem, mais exatamente na estratégia do trabalho de grupo segundo as características da aprendizagem cooperativa. Este projeto foi implementado numa turma do 2º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico. As razões da escolha deste tema prendem-se com as características das sociedades contemporâneas que exigem que a escola e os professores garantam a todos alunos competências que lhes permitem dar resposta, com responsabilidade, e na salvaguarda dos valores democráticos, aos desafios e exigências que estas sociedades colocam, entre os quais destacamos a importância de trabalhar com o(s) outro(s) de forma cooperativa. Este projeto possui características de investigação-ação, utilizando instrumentos de recolha de dados tais como a observação, as notas de campo, as videogravações das sessões realizadas, as fichas de registo de autoavaliação de grupo e o inquérito por questionário realizado aos alunos, participantes no projeto, no final da implementação do mesmo.Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, para os alunos desenvolverem as skills necessárias para a elaboração de um trabalho de grupo desta natureza, é essencial uma ação estratégica e intencional por parte do professor sendo necessário muito trabalho, tempo e persistência por parte do professor, pois consiste numa estratégia morosa e trabalhosa.This present Final Report it’s related with the intervention and investigation project that we developed at the context of Prática Pedagógica Supervisionada A2 and which theme is management and organization of teaching and learning, more precisely in the strategy group work according to the characteristics of cooperative learning. This project was implemented in a class of 2nd year, 1st Cycle of Basic Education. The reasons for choosing this theme are related to the characteristics of contemporary societies that require that the school and the teachers ensure to all students skills that allow them to answer with responsibly, and in safeguarding of democratic values, challenges and demands that these societies requires, among which we highlight the importance of working with the other(s) in a cooperative way. This project has the characteristics of action-research, using several data instruments such as observation, field notes, video recordings of the sessions, the record sheet of self-assessment group and questionnaire survey carried out to students that participated in the project, at the end of implementation. The results allowed us to conclude that for students to develop the skills needed to produce a group work of this nature, is essential to be aware that is needed a lot of work, time and persistence from the teacher.Universidade de Aveiro2013-05-03T11:41:00Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10341porValente, Ana Sofia Bessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:04Zoai:ria.ua.pt:10773/10341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:58.169209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de grupo e a aprendizagem cooperativa no 1º CEB
title O trabalho de grupo e a aprendizagem cooperativa no 1º CEB
spellingShingle O trabalho de grupo e a aprendizagem cooperativa no 1º CEB
Valente, Ana Sofia Bessa
Prática pedagógica
Técnicas da aula
Estratégias da aprendizagem
Aprendizagem cooperativa
Trabalho de grupo
Ensino básico 1º ciclo
title_short O trabalho de grupo e a aprendizagem cooperativa no 1º CEB
title_full O trabalho de grupo e a aprendizagem cooperativa no 1º CEB
title_fullStr O trabalho de grupo e a aprendizagem cooperativa no 1º CEB
title_full_unstemmed O trabalho de grupo e a aprendizagem cooperativa no 1º CEB
title_sort O trabalho de grupo e a aprendizagem cooperativa no 1º CEB
author Valente, Ana Sofia Bessa
author_facet Valente, Ana Sofia Bessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Ana Sofia Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Técnicas da aula
Estratégias da aprendizagem
Aprendizagem cooperativa
Trabalho de grupo
Ensino básico 1º ciclo
topic Prática pedagógica
Técnicas da aula
Estratégias da aprendizagem
Aprendizagem cooperativa
Trabalho de grupo
Ensino básico 1º ciclo
description O presente Relatório Final de estágio articula-se com o projeto de intervenção e de investigação que desenvolvemos, no contexto de Prática Pedagógica Supervisionada A2 e insere-se na temática da Gestão e Organização do processo de ensino e de aprendizagem, mais exatamente na estratégia do trabalho de grupo segundo as características da aprendizagem cooperativa. Este projeto foi implementado numa turma do 2º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico. As razões da escolha deste tema prendem-se com as características das sociedades contemporâneas que exigem que a escola e os professores garantam a todos alunos competências que lhes permitem dar resposta, com responsabilidade, e na salvaguarda dos valores democráticos, aos desafios e exigências que estas sociedades colocam, entre os quais destacamos a importância de trabalhar com o(s) outro(s) de forma cooperativa. Este projeto possui características de investigação-ação, utilizando instrumentos de recolha de dados tais como a observação, as notas de campo, as videogravações das sessões realizadas, as fichas de registo de autoavaliação de grupo e o inquérito por questionário realizado aos alunos, participantes no projeto, no final da implementação do mesmo.Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, para os alunos desenvolverem as skills necessárias para a elaboração de um trabalho de grupo desta natureza, é essencial uma ação estratégica e intencional por parte do professor sendo necessário muito trabalho, tempo e persistência por parte do professor, pois consiste numa estratégia morosa e trabalhosa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-03T11:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10341
url http://hdl.handle.net/10773/10341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137520916627456