Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Mónica Isabel Bento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22941
Resumo: O presente relatório expressa o trabalho desenvolvido no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB da Universidade de Aveiro, constituída pelas unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. A investigação / intervenção reportada decorreu em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, com o principal objetivo de promover práticas de aprendizagem cooperativa num grupo de crianças a frequentar o 3º ano de escolaridade. Como tal, foram realizados diversos trabalhos em grupo, visando a promoção de aprendizagens nas diferentes áreas de conteúdo, e salvaguardando a oportunidade de observar e refletir acerca dos processos em curso e dos produtos alcançados através de cada trabalho desenvolvido. No sentido de avaliar a perceção e satisfação das crianças face às experiências vividas, foram realizadas entrevistas em dinâmica de focus group, respeitando-se a constituição dos grupos de trabalho; cada grupo foi entrevistado separadamente e toda a entrevista foi gravada em vídeo e áudio e detalhamente transcrita. A investigação / intervenção realizada permitiu evidenciar o quão importante é proporcionar às crianças oportunidades de aprendizagem em contexto de cooperação com os seus pares. Esta confere mais riqueza, mais significado e coerência, às descobertas e construções da criança, recomendando-se a sua implementação desde os primeiros anos de frequência de contextos formais de Educação.
id RCAP_7a3b578c4cb9897489684ac38bdc149d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/22941
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagem cooperativaEnsino básico 1º cicloEstrategias de aprendizagemTrabalho de grupoPráticas educativasO presente relatório expressa o trabalho desenvolvido no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB da Universidade de Aveiro, constituída pelas unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. A investigação / intervenção reportada decorreu em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, com o principal objetivo de promover práticas de aprendizagem cooperativa num grupo de crianças a frequentar o 3º ano de escolaridade. Como tal, foram realizados diversos trabalhos em grupo, visando a promoção de aprendizagens nas diferentes áreas de conteúdo, e salvaguardando a oportunidade de observar e refletir acerca dos processos em curso e dos produtos alcançados através de cada trabalho desenvolvido. No sentido de avaliar a perceção e satisfação das crianças face às experiências vividas, foram realizadas entrevistas em dinâmica de focus group, respeitando-se a constituição dos grupos de trabalho; cada grupo foi entrevistado separadamente e toda a entrevista foi gravada em vídeo e áudio e detalhamente transcrita. A investigação / intervenção realizada permitiu evidenciar o quão importante é proporcionar às crianças oportunidades de aprendizagem em contexto de cooperação com os seus pares. Esta confere mais riqueza, mais significado e coerência, às descobertas e construções da criança, recomendando-se a sua implementação desde os primeiros anos de frequência de contextos formais de Educação.This report expresses the work developed within the scope of the Supervised Teaching Practice component of the Master on Early Childhood and Primary Education, at the University of Aveiro, consisting of the Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance Seminar courses. The reported research / intervention took place in a Primary School, with a group of children at third grade, with the main objective of promoting cooperative learning dynamics. As such, several team work opportunities have been carried out, aiming to promote learning in the different content areas, and offering the opportunity to observe and reflect upon the ongoing processes and achieved results. In order to evaluate children's perception and satisfaction in the face of their experiences, focus group interviews were conducted, respecting the constitution of working groups; each group was interviewed separately and the whole interview was recorded in video and audio and transcribed in detail. The research / intervention carried out showed how important it is to provide opportunities for children to learn in the context of cooperation with their peers. This confers meaning and coherence to the discoveries and constructions of the child, enriching his/her experience. Thus, its implementation is recommended from the earliest years of attendance of formal educational contexts.Universidade de Aveiro2018-04-23T13:30:35Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22941TID:201941473porCustódio, Mónica Isabel Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:51Zoai:ria.ua.pt:10773/22941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:55.731463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico
Custódio, Mónica Isabel Bento
Aprendizagem cooperativa
Ensino básico 1º ciclo
Estrategias de aprendizagem
Trabalho de grupo
Práticas educativas
title_short Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Custódio, Mónica Isabel Bento
author_facet Custódio, Mónica Isabel Bento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Mónica Isabel Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Ensino básico 1º ciclo
Estrategias de aprendizagem
Trabalho de grupo
Práticas educativas
topic Aprendizagem cooperativa
Ensino básico 1º ciclo
Estrategias de aprendizagem
Trabalho de grupo
Práticas educativas
description O presente relatório expressa o trabalho desenvolvido no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB da Universidade de Aveiro, constituída pelas unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. A investigação / intervenção reportada decorreu em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, com o principal objetivo de promover práticas de aprendizagem cooperativa num grupo de crianças a frequentar o 3º ano de escolaridade. Como tal, foram realizados diversos trabalhos em grupo, visando a promoção de aprendizagens nas diferentes áreas de conteúdo, e salvaguardando a oportunidade de observar e refletir acerca dos processos em curso e dos produtos alcançados através de cada trabalho desenvolvido. No sentido de avaliar a perceção e satisfação das crianças face às experiências vividas, foram realizadas entrevistas em dinâmica de focus group, respeitando-se a constituição dos grupos de trabalho; cada grupo foi entrevistado separadamente e toda a entrevista foi gravada em vídeo e áudio e detalhamente transcrita. A investigação / intervenção realizada permitiu evidenciar o quão importante é proporcionar às crianças oportunidades de aprendizagem em contexto de cooperação com os seus pares. Esta confere mais riqueza, mais significado e coerência, às descobertas e construções da criança, recomendando-se a sua implementação desde os primeiros anos de frequência de contextos formais de Educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-04-23T13:30:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/22941
TID:201941473
url http://hdl.handle.net/10773/22941
identifier_str_mv TID:201941473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137623201021952