Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22941 |
Resumo: | O presente relatório expressa o trabalho desenvolvido no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB da Universidade de Aveiro, constituída pelas unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. A investigação / intervenção reportada decorreu em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, com o principal objetivo de promover práticas de aprendizagem cooperativa num grupo de crianças a frequentar o 3º ano de escolaridade. Como tal, foram realizados diversos trabalhos em grupo, visando a promoção de aprendizagens nas diferentes áreas de conteúdo, e salvaguardando a oportunidade de observar e refletir acerca dos processos em curso e dos produtos alcançados através de cada trabalho desenvolvido. No sentido de avaliar a perceção e satisfação das crianças face às experiências vividas, foram realizadas entrevistas em dinâmica de focus group, respeitando-se a constituição dos grupos de trabalho; cada grupo foi entrevistado separadamente e toda a entrevista foi gravada em vídeo e áudio e detalhamente transcrita. A investigação / intervenção realizada permitiu evidenciar o quão importante é proporcionar às crianças oportunidades de aprendizagem em contexto de cooperação com os seus pares. Esta confere mais riqueza, mais significado e coerência, às descobertas e construções da criança, recomendando-se a sua implementação desde os primeiros anos de frequência de contextos formais de Educação. |
id |
RCAP_7a3b578c4cb9897489684ac38bdc149d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/22941 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagem cooperativaEnsino básico 1º cicloEstrategias de aprendizagemTrabalho de grupoPráticas educativasO presente relatório expressa o trabalho desenvolvido no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB da Universidade de Aveiro, constituída pelas unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. A investigação / intervenção reportada decorreu em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, com o principal objetivo de promover práticas de aprendizagem cooperativa num grupo de crianças a frequentar o 3º ano de escolaridade. Como tal, foram realizados diversos trabalhos em grupo, visando a promoção de aprendizagens nas diferentes áreas de conteúdo, e salvaguardando a oportunidade de observar e refletir acerca dos processos em curso e dos produtos alcançados através de cada trabalho desenvolvido. No sentido de avaliar a perceção e satisfação das crianças face às experiências vividas, foram realizadas entrevistas em dinâmica de focus group, respeitando-se a constituição dos grupos de trabalho; cada grupo foi entrevistado separadamente e toda a entrevista foi gravada em vídeo e áudio e detalhamente transcrita. A investigação / intervenção realizada permitiu evidenciar o quão importante é proporcionar às crianças oportunidades de aprendizagem em contexto de cooperação com os seus pares. Esta confere mais riqueza, mais significado e coerência, às descobertas e construções da criança, recomendando-se a sua implementação desde os primeiros anos de frequência de contextos formais de Educação.This report expresses the work developed within the scope of the Supervised Teaching Practice component of the Master on Early Childhood and Primary Education, at the University of Aveiro, consisting of the Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance Seminar courses. The reported research / intervention took place in a Primary School, with a group of children at third grade, with the main objective of promoting cooperative learning dynamics. As such, several team work opportunities have been carried out, aiming to promote learning in the different content areas, and offering the opportunity to observe and reflect upon the ongoing processes and achieved results. In order to evaluate children's perception and satisfaction in the face of their experiences, focus group interviews were conducted, respecting the constitution of working groups; each group was interviewed separately and the whole interview was recorded in video and audio and transcribed in detail. The research / intervention carried out showed how important it is to provide opportunities for children to learn in the context of cooperation with their peers. This confers meaning and coherence to the discoveries and constructions of the child, enriching his/her experience. Thus, its implementation is recommended from the earliest years of attendance of formal educational contexts.Universidade de Aveiro2018-04-23T13:30:35Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22941TID:201941473porCustódio, Mónica Isabel Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:51Zoai:ria.ua.pt:10773/22941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:55.731463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico Custódio, Mónica Isabel Bento Aprendizagem cooperativa Ensino básico 1º ciclo Estrategias de aprendizagem Trabalho de grupo Práticas educativas |
title_short |
Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Aprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Custódio, Mónica Isabel Bento |
author_facet |
Custódio, Mónica Isabel Bento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Custódio, Mónica Isabel Bento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Ensino básico 1º ciclo Estrategias de aprendizagem Trabalho de grupo Práticas educativas |
topic |
Aprendizagem cooperativa Ensino básico 1º ciclo Estrategias de aprendizagem Trabalho de grupo Práticas educativas |
description |
O presente relatório expressa o trabalho desenvolvido no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB da Universidade de Aveiro, constituída pelas unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. A investigação / intervenção reportada decorreu em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, com o principal objetivo de promover práticas de aprendizagem cooperativa num grupo de crianças a frequentar o 3º ano de escolaridade. Como tal, foram realizados diversos trabalhos em grupo, visando a promoção de aprendizagens nas diferentes áreas de conteúdo, e salvaguardando a oportunidade de observar e refletir acerca dos processos em curso e dos produtos alcançados através de cada trabalho desenvolvido. No sentido de avaliar a perceção e satisfação das crianças face às experiências vividas, foram realizadas entrevistas em dinâmica de focus group, respeitando-se a constituição dos grupos de trabalho; cada grupo foi entrevistado separadamente e toda a entrevista foi gravada em vídeo e áudio e detalhamente transcrita. A investigação / intervenção realizada permitiu evidenciar o quão importante é proporcionar às crianças oportunidades de aprendizagem em contexto de cooperação com os seus pares. Esta confere mais riqueza, mais significado e coerência, às descobertas e construções da criança, recomendando-se a sua implementação desde os primeiros anos de frequência de contextos formais de Educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-04-23T13:30:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/22941 TID:201941473 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/22941 |
identifier_str_mv |
TID:201941473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137623201021952 |