Observar ou ver? Aprendizagem da geometria espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Ana Catarina Borges
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39482
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_f415a40c96bdeac6a4e0d58678d7fef2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/39482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Observar ou ver? Aprendizagem da geometria espacialDesenhoEducação visualArtes visuaisAxonometriaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente relatório, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, descreve a implementação de uma Unidade de Trabalho intitulada “Aprender a observar – o Sistema Axonométrico”, numa turma do 7.º ano de escolaridade do 3.º Ciclo do ensino Básico dos Salesianos de Manique-Escola. Esta investigação, que decorreu no 2.º Período do ano letivo 2017/2018, teve como objetivo realizar em sala de aula determinados exercícios de Desenho de Observação que desenvolvessem nos alunos a perceção espacial e a sua capacidade de abstração, que os ajudasse a entender a Geometria Espacial, mais concretamente o Sistema Axonométrico. Como fundamento para a investigação, apresentam-se as perspetivas de ensino de Joaquim Pinto Vieira, Betty Edwards e Kimon Nicolaides, assim como as teorias de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, Viktor Lowenfeld, Marthe Berson e Georges Henry Luquet. A presente Unidade de Trabalho permitiu aos alunos compreender mais facilmente os conteúdos relativos à Geometria Espacial, desenvolvendo assim a sua capacidade de atuar com o hemisfério direito do cérebro. Os resultados obtidos indicam que a realização de exercícios de Desenho de Observação ajudou efetivamente no desenvolvimento da perceção espacial dos alunos, ajudando-os a colmatar as principais dificuldades referentes à compreensão do Sistema Axonométrico.This report, carried out within the framework of the Supervised Teaching Practice, describes the implementation of a Work Unit entitled "Learning to observe - the Axonometric System", in a class of the 7th year of schooling in the 3rd cycle of Basic Education of the Salesianos de Manique – Escola. This research, which took place in the 2nd Period of the 2017/2018 school year, aimed to carry out in the classroom certain exercises of Observation Drawing that developed in the students the spatial perception and its capacity of abstraction that helped them to understand the Spatial Geometry, more concretely the Axonometric System. As a basis for the research, we present the teaching perspectives of Joaquim Pinto Vieira, Betty Edwards and Kimon Nicolaides, as well as the cognitive development theories of Jean Piaget, Viktor Lowenfeld, Marthe Berson and Georges Henry Luquet. The present Unit of Work allowed the students to understand more easily the contents related to Space Geometry, thus developing their ability to act with the right hemisphere of the brain. The obtained results indicate that the accomplishment of exercises of Observation Drawing helped effectively in the development of the students' spatial perception, helping them to overcome the main difficulties regarding the understanding of the Axonometric System.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaBaptista, Ana Catarina Borges2019-09-12T14:45:52Z20192019-02-252019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39482TID:202300196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:22.663718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Observar ou ver? Aprendizagem da geometria espacial
title Observar ou ver? Aprendizagem da geometria espacial
spellingShingle Observar ou ver? Aprendizagem da geometria espacial
Baptista, Ana Catarina Borges
Desenho
Educação visual
Artes visuais
Axonometria
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Observar ou ver? Aprendizagem da geometria espacial
title_full Observar ou ver? Aprendizagem da geometria espacial
title_fullStr Observar ou ver? Aprendizagem da geometria espacial
title_full_unstemmed Observar ou ver? Aprendizagem da geometria espacial
title_sort Observar ou ver? Aprendizagem da geometria espacial
author Baptista, Ana Catarina Borges
author_facet Baptista, Ana Catarina Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Ana Catarina Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Educação visual
Artes visuais
Axonometria
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Educação visual
Artes visuais
Axonometria
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12T14:45:52Z
2019
2019-02-25
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/39482
TID:202300196
url http://hdl.handle.net/10451/39482
identifier_str_mv TID:202300196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134471574781952