O artista é aquele que olha as formas do mundo com olhos de ver, espírito de conceber e mãos de criar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basílio, Maria Teresa Gomes da Silva, 1995-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/42017
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
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spelling O artista é aquele que olha as formas do mundo com olhos de ver, espírito de conceber e mãos de criarPercepção visualSignificadoCultura visualDesenhoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O estudo desenvolvido neste relatório da prática de ensino supervisionada, relativa ao ano letivo de 2018-2019, cuja unidade de trabalho se intitula Olhar as formas do mundo com olhos de ver, espírito de conceber e mãos de criar, foi implementado numa turma do 10º ano, do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, Desenho A, da Escola Secundária Arco-Íris, do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide. Baseada no Programa do 10º ano deste Curso, a Unidade de trabalho cingiu-se à análise, interpretação e representação da forma e respetiva recriação/transformação expressiva, efetuando-se 7 atividades: pequenos debates onde se questionou o tema «perceção visual e mundo envolvente»; jogo interativo visando o domínio da linguagem e a síntese plástica; representação da estrutura de um objeto; transformação simplificada da sua forma por nivelamento e acentuação; sua representação com valores de claro-escuro; transformação de uma forma noutra forma; apresentação dos trabalhos à turma, onde se interpretaram e debateram ideias e opiniões, promovendo-se a partilha e expansão de conhecimento. O estudo alicerça-se na «Aprendizagem Significativa» e nas Teorias da Aprendizagem implicadas – Teoria de Desenvolvimento Cognitivo e modelo de ensino de Jerome Bruner, com o enfoque na Aprendizagem por Descoberta e na Motivação. Nesta base, a didática assentou na corrente pragmática-reconstrucionista, com enfoque no desenvolvimento do aluno e na prestação do professor, norteado pela sua constante análise e reconstrução. Verificou-se que a Unidade Didática permitiu aos alunos conhecer e analisar mais atenta e cuidadamente as formas no mundo circundante, obter um conhecimento mais alargado de obras de referência, alcançando maior maturidade nas interpretações e respeito pelo trabalho e opinião dos outros. Os objetivos cumpriram-se e, conforme respostas ao Inquérito sobre a Unidade, fizeram uma «Aprendizagem Significativa». Compreenderam que a criatividade nasce do contacto com o próprio eu, o mundo e os outros, implicando observação, persistência e perseverança a desenvolver ao longo da vida.The study developed in this report on supervised teaching practice, whose work unit is entitled “Looking at the world's shapes with eyes of seeing, spirit of conceiving and hands of creating”, was implemented in a 10th grade class of the Scientific-Humanistic Arts Course – Drawing A, in Arco-Íris Secondary School, Portela and Moscavide School Grouping, in the school-year 2018-2019. Based on the 10th year program of this course, the Work Unit was limited to the analysis, interpretation and representation of the form and its recreating / expressive transformation, carrying out 7 activities: small debates where the theme “visual perception and surrounding world” was questioned; interactive game aiming at language mastery and plastic synthesis; representation of the structure of an object; simplified transformation of its form by leveling and accentuation; its representation with chiaroscuro values; transformation from one form into another; presentation of the works to the class, where ideas and opinions were interpreted and debated, the sharing and expansion of knowledge being promoted. The study is grounded in 'Meaningful Learning' and the implicated Learning Theories – Cognitive Development Theory and Jerome Bruner's teaching model, with a focus on Learning through Discovery and Motivation. On this basis, the didactics was based on the pragmatic-reconstructionist current, focusing on student development and teacher performance, guided by its constant analysis and reconstruction. It was found that the Didactic Unit allowed students to know and analyze more carefully the forms in the surrounding world, to obtain a broader knowledge of reference works, reaching greater maturity in interpretations and respect for the work and opinion of others. The objectives were met and, according to the responses to the Unit Inquiry, 'Meaningful Learning' was achieved. The students understood that creativity comes from contact with the self, the world and the others, implying observation, persistence and perseverance to be developed throughout life.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaBasílio, Maria Teresa Gomes da Silva, 1995-2020-02-26T11:29:34Z20192019-10-072019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42017TID:202380440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:11.099079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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