Redes interorganizacionais: (ir)relevância do trabalho dos profissionais na intervenção em rede
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/36298 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Desenvolvimento e Políticas Sociais) |
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Redes interorganizacionais: (ir)relevância do trabalho dos profissionais na intervenção em redePrograma rede socialRedes interorganizacionaisDinâmicas de parceriaPlaneamento estratégicoProfissionaisCoesão territorialSocial network programmeInterorganizational networksPartnership’s dynamicsStrategic planningProfessionalsTerritorial cohesion316.334.2316.77Ciências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Desenvolvimento e Políticas Sociais)Tendo como pano de fundo o desenvolvimento da política pública “Programa Rede Social” (PRS), a investigação coloca em evidência as conceções dos profissionais sobre o funcionamento de uma rede interorganizacional, as repercussões no seu trabalho e o desenvolvimento de intervenções numa lógica de articulação e concertação de vontades e interesses em processos de planeamento estratégico participado. Ao longo do documento exploram-se abordagens teóricas e perspetivas de diversos autores sobre o conceito de rede, a tipologia de rede interorganizacional, e os fundamentos de atuação impulsionados pelo programa. Isto permitiu consolidar os contextos (conceções sobre o PRS, envolvimento do profissional e perspetivas futuras para o PRS) e as dimensões (planeamento estratégico, organização e funcionamento da Rede Social (RS), parceria e trabalho de equipa, comunicação e informação) materializados no modelo de análise orientador desta investigação. Norteou-se a investigação por uma abordagem metodológica qualitativa, com enfoque na captação das subjetividades presentes nos discursos dos profissionais. Prosseguiu-se com a recolha de informação através das técnicas de análise documental e dinamização de Focus Group junto dos Núcleos Executivos (NE’s) de três RS’s com níveis de funcionamento diferenciados. A informação recolhida foi sujeita a um processo de transcrição integral das perspetivas dos participantes e de análise de conteúdo. Finaliza-se com a apresentação dos principais resultados e conclusões que emergem da informação recolhida, quer convergentes quer divergentes entre as três RS’s, com recurso a passagens discursivas dos profissionais envolvidos. Tornou-se visível com os nossos resultados que o nível de funcionamento das RS’s é influenciado pelo entendimento que os profissionais têm sobre o PRS enquanto mecanismo de intervenção social ou de promoção do desenvolvimento local. Denotamos ainda, que o trabalho dos profissionais pode ser mais relevante ou irrelevante pelos conhecimentos técnicos para o planeamento estratégico, e por vezes pela influência que o tempo de afetação, poder de decisão e contexto das instâncias decisoras (mais centralizadoras ou descentralizadoras) têm no envolvimento efetivo dos profissionais nas dinâmicas de intervenção em rede.Having as background the development of public policy “Social Network Programme” (SNP), the research highlights the views of professionals about the interorganizational network, the repercussions of their work and the development of interventions in a logic of coordination and consultation of wills and interests in joint strategic planning processes. Throughout the document it is analyzed theoretical approaches and perspectives of diverse authors on the concept of network, the type of network level and the acting bases boosted by the program. This way, it was able to combine contexts (conceptions about SNP, the professional’s involvement and future prospects for the SNP) and dimensions (strategic planning, organization and operation of the SN, partnership and teamwork, communication and information) materialized in the analysis guiding model of this research. The research was guided to a qualitative methodological approach, focusing the captation of the subjectivities on the professional’s speeches. It was continued with the data collection through document analysis techniques and Focus Group’s promotion from the Executive Centers (EC’s) of three SN’s of different performance levels. The collected data was subject of a process of full transcription of the participants’ perspectives and content analysis. It is finished with the presentation of the main results and conclusions which emerge from the collected data, whether convergent or divergent between the three SN’s, using discursive references of the professionals involved. It became clear with this results that the performance levels of the SN’s is influenced by the understanding of professionals about the SNP as a social intervention mechanism or as promotion of local development. It is denoted, also, that the work of professionals can be more relevant or irrelevant by the technical knowledge for strategic planning, and at times by the influence that the allocation time, decision-making and context of the decision-makers (more centralizing or decentralizing) have in the effective involvement of professionals in the network intervention dynamics.Marques, Ana PaulaUniversidade do MinhoGomes, Daniela Flora Ferreira20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/36298por201604817info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:15.031184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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