Inteligência emocional e adaptação ao Ensino Superior: Um estudo durante a pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Catarina Sofia Barros
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3247
Resumo: O estudo da inteligência emocional e das suas respetivas competências tem vindo a aumentar e, nos últimos anos, o desenvolvimento de capacidades relacionadas com a inteligência emocional tem sido positivamente associado a dimensões de sucesso académico. O presente estudo, realizado durante a pandemia de COVID-19, tem como objetivo analisar em que medida a inteligência emocional influencia a adaptação pessoal-emocional e a adaptação académica, o stress percebido e o coping resiliente de estudantes do ensino superior. Para tal, o presente estudo, de carácter transversal, contou com uma amostra de 141 estudantes do ensino superior, dos quais 93 (66%) eram do sexo feminino e 48 (34%) eram do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos de idade (M = 21.72, DP = 1.90). Os resultados permitiram concluir que as dimensões de IE estão significativamente associadas com a adaptação ao ensino superior e perceção de stress, bem como com a perceção das alterações nas condições de vida dos estudantes, provocadas pelo isolamento social. Concluiu-se, de igual modo, que o coping resiliente está significativamente associado ao stress percebido e satisfação académica dos estudantes do ensino superior. Recomenda-se, no futuro, a realização de estudos com amostras mais robustas, bem como ações de intervenção psicológica que promovam o desenvolvimento das competências emocionais, com consequências favoráveis para a adaptação dos estudantes.
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