Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saavedra, Luísa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/4424
Resumo: Tendo por base a perspectiva teórica e metodológica da Analise Crítica do Discurso, foram analisadas entrevistas de alunas portuguesas (Norte de Portugal) do 11º ano de escolaridade provenientes da classe trabalhadora e da classe média/alta e que apresentavam um elevado rendimento académico. Os objectivos da análise foram mostrar como conceito de inteligência está imbuído de determinadas ideologias que servem determinadas práticas sociais, compreender quais os fins alcançados quando as alunas recorrem a determinados discursos e, finalmente, quais as consequências que a utilização de certos discursos têm na realidade social e nas próprias alunas em termos de identidade.
id RCAP_f42e4ef665d51deed09364c5d856c0de
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4424
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociaisTendo por base a perspectiva teórica e metodológica da Analise Crítica do Discurso, foram analisadas entrevistas de alunas portuguesas (Norte de Portugal) do 11º ano de escolaridade provenientes da classe trabalhadora e da classe média/alta e que apresentavam um elevado rendimento académico. Os objectivos da análise foram mostrar como conceito de inteligência está imbuído de determinadas ideologias que servem determinadas práticas sociais, compreender quais os fins alcançados quando as alunas recorrem a determinados discursos e, finalmente, quais as consequências que a utilização de certos discursos têm na realidade social e nas próprias alunas em termos de identidade.Universidad de A CoruñaUniversidade do MinhoSaavedra, Luísa20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4424por"Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación". ISSN 1138-1663. 10:8 (2003) 2374-2386.1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:25.179327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais
title Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais
spellingShingle Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais
Saavedra, Luísa
title_short Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais
title_full Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais
title_fullStr Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais
title_full_unstemmed Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais
title_sort Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais
author Saavedra, Luísa
author_facet Saavedra, Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Saavedra, Luísa
description Tendo por base a perspectiva teórica e metodológica da Analise Crítica do Discurso, foram analisadas entrevistas de alunas portuguesas (Norte de Portugal) do 11º ano de escolaridade provenientes da classe trabalhadora e da classe média/alta e que apresentavam um elevado rendimento académico. Os objectivos da análise foram mostrar como conceito de inteligência está imbuído de determinadas ideologias que servem determinadas práticas sociais, compreender quais os fins alcançados quando as alunas recorrem a determinados discursos e, finalmente, quais as consequências que a utilização de certos discursos têm na realidade social e nas próprias alunas em termos de identidade.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/4424
url http://hdl.handle.net/1822/4424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación". ISSN 1138-1663. 10:8 (2003) 2374-2386.
1138-1663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133033680338944