Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/4424 |
Resumo: | Tendo por base a perspectiva teórica e metodológica da Analise Crítica do Discurso, foram analisadas entrevistas de alunas portuguesas (Norte de Portugal) do 11º ano de escolaridade provenientes da classe trabalhadora e da classe média/alta e que apresentavam um elevado rendimento académico. Os objectivos da análise foram mostrar como conceito de inteligência está imbuído de determinadas ideologias que servem determinadas práticas sociais, compreender quais os fins alcançados quando as alunas recorrem a determinados discursos e, finalmente, quais as consequências que a utilização de certos discursos têm na realidade social e nas próprias alunas em termos de identidade. |
id |
RCAP_f42e4ef665d51deed09364c5d856c0de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4424 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociaisTendo por base a perspectiva teórica e metodológica da Analise Crítica do Discurso, foram analisadas entrevistas de alunas portuguesas (Norte de Portugal) do 11º ano de escolaridade provenientes da classe trabalhadora e da classe média/alta e que apresentavam um elevado rendimento académico. Os objectivos da análise foram mostrar como conceito de inteligência está imbuído de determinadas ideologias que servem determinadas práticas sociais, compreender quais os fins alcançados quando as alunas recorrem a determinados discursos e, finalmente, quais as consequências que a utilização de certos discursos têm na realidade social e nas próprias alunas em termos de identidade.Universidad de A CoruñaUniversidade do MinhoSaavedra, Luísa20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4424por"Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación". ISSN 1138-1663. 10:8 (2003) 2374-2386.1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:25.179327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais |
title |
Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais |
spellingShingle |
Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais Saavedra, Luísa |
title_short |
Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais |
title_full |
Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais |
title_fullStr |
Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais |
title_full_unstemmed |
Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais |
title_sort |
Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais |
author |
Saavedra, Luísa |
author_facet |
Saavedra, Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saavedra, Luísa |
description |
Tendo por base a perspectiva teórica e metodológica da Analise Crítica do Discurso, foram analisadas entrevistas de alunas portuguesas (Norte de Portugal) do 11º ano de escolaridade provenientes da classe trabalhadora e da classe média/alta e que apresentavam um elevado rendimento académico. Os objectivos da análise foram mostrar como conceito de inteligência está imbuído de determinadas ideologias que servem determinadas práticas sociais, compreender quais os fins alcançados quando as alunas recorrem a determinados discursos e, finalmente, quais as consequências que a utilização de certos discursos têm na realidade social e nas próprias alunas em termos de identidade. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/4424 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/4424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación". ISSN 1138-1663. 10:8 (2003) 2374-2386. 1138-1663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133033680338944 |