O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas Boas, Susana Serra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1571
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A prática foi desenvolvida numa escola de 1º ciclo no distrito de Viana do Castelo, numa turma do 4º ano ao longo de quinze semanas. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área de Expressão Educação Físico-Motora. Este estudo envolveu 60 alunos e visou avaliar o desempenho destes nas habilidades motoras fundamentais e verificar se no final do 1ºCEB as crianças atingem estas habilidades. Para tal foi definida a seguinte questão – problema: No âmbito da Expressão Educação Físico-Motora em que nível das habilidades motoras fundamentais se encontram os alunos no fim do 1ºCEB? Para dar resposta à questão formulada foi necessário estabelecer objetivos de investigação tais como: - avaliar o desempenho motor das crianças ao nível das habilidades de locomoção e manipulação; - comparar o desempenho motor das crianças em função do género; - determinar os erros mais frequentes na realização das diferentes habilidades motoras fundamentais. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação quantitativa de carácter descritivo. Para o efeito, construiu-se uma checklist para cada uma das diferentes habilidades, de acordo com os critérios apresentados por Gallahue e Ozmun (2005). Os resultados deste estudo revelaram que apesar de já frequentarem o 4º ano de escolaridade, algumas crianças ainda não têm adquiridas as habilidades motoras fundamentais, pois já todas deveriam estar num nível maturo e algumas ainda se encontram no estádio elementar e no inicial. Verificamos também que os meninos se encontram maioritariamente num nível maturo e nas habilidades de locomoção foram superiores no salto vertical, enquanto as meninas na habilidade de galopar. Nas habilidades manipulativas observaram-se diferenças nas habilidades de driblar e pontapear, onde os meninos demonstraram uma vez mais a sua superioridade.
id RCAP_f451d66bab8a4602da590ae473b289ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1571
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básicoEducação físico-motora1ºCEBHabilidades motoras fundamentaisEstádio maturoPhysical-motor educationPrimary teachingFundamental motor skillsMature stageO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A prática foi desenvolvida numa escola de 1º ciclo no distrito de Viana do Castelo, numa turma do 4º ano ao longo de quinze semanas. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área de Expressão Educação Físico-Motora. Este estudo envolveu 60 alunos e visou avaliar o desempenho destes nas habilidades motoras fundamentais e verificar se no final do 1ºCEB as crianças atingem estas habilidades. Para tal foi definida a seguinte questão – problema: No âmbito da Expressão Educação Físico-Motora em que nível das habilidades motoras fundamentais se encontram os alunos no fim do 1ºCEB? Para dar resposta à questão formulada foi necessário estabelecer objetivos de investigação tais como: - avaliar o desempenho motor das crianças ao nível das habilidades de locomoção e manipulação; - comparar o desempenho motor das crianças em função do género; - determinar os erros mais frequentes na realização das diferentes habilidades motoras fundamentais. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação quantitativa de carácter descritivo. Para o efeito, construiu-se uma checklist para cada uma das diferentes habilidades, de acordo com os critérios apresentados por Gallahue e Ozmun (2005). Os resultados deste estudo revelaram que apesar de já frequentarem o 4º ano de escolaridade, algumas crianças ainda não têm adquiridas as habilidades motoras fundamentais, pois já todas deveriam estar num nível maturo e algumas ainda se encontram no estádio elementar e no inicial. Verificamos também que os meninos se encontram maioritariamente num nível maturo e nas habilidades de locomoção foram superiores no salto vertical, enquanto as meninas na habilidade de galopar. Nas habilidades manipulativas observaram-se diferenças nas habilidades de driblar e pontapear, onde os meninos demonstraram uma vez mais a sua superioridade.This report was developed within the Supervised Teaching Practice II (STP II) of the Masters in Pre-School Education and Primary School Teaching. The practice took place in a primary school in the district of Viana do Castelo, in a 4th grade class for fifteen weeks. The research project focused on the area of Physical-Motor Education. This study involved 60 students and the goal was to assess their performance in the fundamental motor skills and verify if in the end of the primary school the children reach those skills. In order to do that the following question - issue was defined: – Within Physical-Motor Education in what level of the fundamental motor skills are the students positioned when they finish primary school? To answer this question it was necessary to set research goals such as: assess the motor performance of children in locomotion and manipulation skills; compare the motor performance of children considering gender; determine the most frequent mistakes in the performance of the different fundamental motor skills. In this study we chose a quantitative and descriptive research method. To do so a checklist for each of the skills was created, according to the criteria presented by Gallahue and Ozmun (2005). The results of the study showed that despite being 4th graders some children still have not acquired the fundamental motor skills, as all of them should be in a mature level and some of them are still in the elementary and beginner stages. It was also verified that the boys that are for the most part in a mature level and in the locomotion skills were superior in the vertical jump whereas the girls were superior in the galloping skill. In the manipulative skills there were differences in the dribbling and kicking skills, where the boys demonstrated once more their superiority.2016-06-21T12:11:31Z2016-01-22T00:00:00Z2016-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1571TID:201656612porVilas Boas, Susana Serrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:09Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:19.680097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básico
title O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básico
Vilas Boas, Susana Serra
Educação físico-motora
1ºCEB
Habilidades motoras fundamentais
Estádio maturo
Physical-motor education
Primary teaching
Fundamental motor skills
Mature stage
title_short O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básico
title_full O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básico
title_sort O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básico
author Vilas Boas, Susana Serra
author_facet Vilas Boas, Susana Serra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas Boas, Susana Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação físico-motora
1ºCEB
Habilidades motoras fundamentais
Estádio maturo
Physical-motor education
Primary teaching
Fundamental motor skills
Mature stage
topic Educação físico-motora
1ºCEB
Habilidades motoras fundamentais
Estádio maturo
Physical-motor education
Primary teaching
Fundamental motor skills
Mature stage
description O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A prática foi desenvolvida numa escola de 1º ciclo no distrito de Viana do Castelo, numa turma do 4º ano ao longo de quinze semanas. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área de Expressão Educação Físico-Motora. Este estudo envolveu 60 alunos e visou avaliar o desempenho destes nas habilidades motoras fundamentais e verificar se no final do 1ºCEB as crianças atingem estas habilidades. Para tal foi definida a seguinte questão – problema: No âmbito da Expressão Educação Físico-Motora em que nível das habilidades motoras fundamentais se encontram os alunos no fim do 1ºCEB? Para dar resposta à questão formulada foi necessário estabelecer objetivos de investigação tais como: - avaliar o desempenho motor das crianças ao nível das habilidades de locomoção e manipulação; - comparar o desempenho motor das crianças em função do género; - determinar os erros mais frequentes na realização das diferentes habilidades motoras fundamentais. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação quantitativa de carácter descritivo. Para o efeito, construiu-se uma checklist para cada uma das diferentes habilidades, de acordo com os critérios apresentados por Gallahue e Ozmun (2005). Os resultados deste estudo revelaram que apesar de já frequentarem o 4º ano de escolaridade, algumas crianças ainda não têm adquiridas as habilidades motoras fundamentais, pois já todas deveriam estar num nível maturo e algumas ainda se encontram no estádio elementar e no inicial. Verificamos também que os meninos se encontram maioritariamente num nível maturo e nas habilidades de locomoção foram superiores no salto vertical, enquanto as meninas na habilidade de galopar. Nas habilidades manipulativas observaram-se diferenças nas habilidades de driblar e pontapear, onde os meninos demonstraram uma vez mais a sua superioridade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-21T12:11:31Z
2016-01-22T00:00:00Z
2016-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1571
TID:201656612
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1571
identifier_str_mv TID:201656612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131519510380544