Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2043 |
Resumo: | Em 2015, os Estados Membros das Nações Unidos (ONU) adotaram uma nova agenda global para o desenvolvimento sustentável - a Agenda 2030, formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. É neste contexto que a IFLA – International Federation of Library Associations and Institutions tem procurado refletir o contributo das bibliotecas para o desenvolvimento sustentável, visando reforçar o posicionamento do setor da Informação Documentação. Este artigo tem como objetivo alargar o espectro das estratégias possíveis a desenvolver no Ensino e nas práticas profissionais da Informação, nas áreas da avaliação do desempenho e gestão, procurando contribuir para o debate sobre estes desafios prioritários. Analisa-se a evolução das experiências realizadas (consideradas como dinâmicas que são objeto de estudo diacrónico), permitindo examinar os seus contributos e procedendo à sua diferenciação e quantificação através da (meta-)avaliação interna. Foram identificadas quatro dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências em torno da sustentabilidade que indicam que o campo de intervenção da Ciência de Informação em Portugal tem vindo a consolidar as perspetivas da avaliação do desempenho, constituindo a Agenda 2030 um desafio e uma oportunidade interdisciplinar para a convergência de métricas e o desenvolvimento de competências transversais. |
id |
RCAP_f45482123083fbbf9c3a083d03aff6a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2043 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competênciasArtigosEm 2015, os Estados Membros das Nações Unidos (ONU) adotaram uma nova agenda global para o desenvolvimento sustentável - a Agenda 2030, formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. É neste contexto que a IFLA – International Federation of Library Associations and Institutions tem procurado refletir o contributo das bibliotecas para o desenvolvimento sustentável, visando reforçar o posicionamento do setor da Informação Documentação. Este artigo tem como objetivo alargar o espectro das estratégias possíveis a desenvolver no Ensino e nas práticas profissionais da Informação, nas áreas da avaliação do desempenho e gestão, procurando contribuir para o debate sobre estes desafios prioritários. Analisa-se a evolução das experiências realizadas (consideradas como dinâmicas que são objeto de estudo diacrónico), permitindo examinar os seus contributos e procedendo à sua diferenciação e quantificação através da (meta-)avaliação interna. Foram identificadas quatro dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências em torno da sustentabilidade que indicam que o campo de intervenção da Ciência de Informação em Portugal tem vindo a consolidar as perspetivas da avaliação do desempenho, constituindo a Agenda 2030 um desafio e uma oportunidade interdisciplinar para a convergência de métricas e o desenvolvimento de competências transversais.BAD2020-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48798/cadernosbad.2043por1645-28950007-9421Pinto, Leonor GasparOchôa, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:11:13Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:42.063227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências |
title |
Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências |
spellingShingle |
Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências Pinto, Leonor Gaspar Artigos |
title_short |
Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências |
title_full |
Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências |
title_fullStr |
Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências |
title_full_unstemmed |
Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências |
title_sort |
Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências |
author |
Pinto, Leonor Gaspar |
author_facet |
Pinto, Leonor Gaspar Ochôa, Paula |
author_role |
author |
author2 |
Ochôa, Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Leonor Gaspar Ochôa, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Em 2015, os Estados Membros das Nações Unidos (ONU) adotaram uma nova agenda global para o desenvolvimento sustentável - a Agenda 2030, formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. É neste contexto que a IFLA – International Federation of Library Associations and Institutions tem procurado refletir o contributo das bibliotecas para o desenvolvimento sustentável, visando reforçar o posicionamento do setor da Informação Documentação. Este artigo tem como objetivo alargar o espectro das estratégias possíveis a desenvolver no Ensino e nas práticas profissionais da Informação, nas áreas da avaliação do desempenho e gestão, procurando contribuir para o debate sobre estes desafios prioritários. Analisa-se a evolução das experiências realizadas (consideradas como dinâmicas que são objeto de estudo diacrónico), permitindo examinar os seus contributos e procedendo à sua diferenciação e quantificação através da (meta-)avaliação interna. Foram identificadas quatro dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências em torno da sustentabilidade que indicam que o campo de intervenção da Ciência de Informação em Portugal tem vindo a consolidar as perspetivas da avaliação do desempenho, constituindo a Agenda 2030 um desafio e uma oportunidade interdisciplinar para a convergência de métricas e o desenvolvimento de competências transversais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2043 |
url |
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-2895 0007-9421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BAD |
publisher.none.fl_str_mv |
BAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130371653107712 |