Competência em informação e agenda 2030 no âmbito do sistema de bibliotecas públicas de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparini, Zoraide Aparecida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17618
Resumo: A pesquisa tem como propósito apresentar reflexões a respeito do desenvolvimento da competência em informação nas ações realizadas no Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina e a necessidade de sua contextualização e execução à Agenda 2030. A competência em informação é entendida como uma junção de habilidades para lidar com a informação em situações apresentadas na sociedade, que pode contribuir para romper as barreiras referentes à informação em diversos contextos, inclusive em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que propõem a melhoria da vida das pessoas e do planeta nas três esferas (social, econômica e sustentável). Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de natureza qualiquantitativa a partir de uma pesquisa de campo. O locus da pesquisa foi o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. A população alvo foi composta por sete bibliotecários e nove técnicos de gestão pública que atuam nas bibliotecas. Como técnica de coleta de dados utilizou-se o questionário, a entrevista e análise documental, sendo que os dados foram analisados com base em algumas categorias, por meio da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, identificou-se que são desenvolvidas ações multiplicadoras da Agenda 2030 e da competência em informação. Destaca-se como exemplos o projeto Literatura na biblioteca, Toda quinta tem história, Mural de empregos, Palestras, dentre outros. Identificou-se que os ODS 1, 3, 4, 5, 8, 10 e 17 são os mais atendidos nas ações, mas todos foram relacionados, de algum modo, às diferentes ações que são desenvolvidas no Sistema de Bibliotecas estudado. Verificou-se que a maioria dos bibliotecários não tinham conhecimento relacionado à competência em informação e à Agenda 2030. Porém, foi possível visualizar que o trabalho que vem sendo realizado pelos bibliotecários e sua equipe tem o potencial para a formação de habilidades no contexto das quatro dimensões da competência em informação (técnica, estética, ética e política), assim como apoiam no atendimento de diferentes ODS da Agenda 2030. Talvez, ainda seja necessário um processo mais reflexivo do próprio profissional em sua atuação prática do dia a dia em relação às dimensões e os ODS, para que a multiplicação da competência em informação ocorra de forma mais consciente
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A competência em informação é entendida como uma junção de habilidades para lidar com a informação em situações apresentadas na sociedade, que pode contribuir para romper as barreiras referentes à informação em diversos contextos, inclusive em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que propõem a melhoria da vida das pessoas e do planeta nas três esferas (social, econômica e sustentável). Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de natureza qualiquantitativa a partir de uma pesquisa de campo. O locus da pesquisa foi o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. A população alvo foi composta por sete bibliotecários e nove técnicos de gestão pública que atuam nas bibliotecas. Como técnica de coleta de dados utilizou-se o questionário, a entrevista e análise documental, sendo que os dados foram analisados com base em algumas categorias, por meio da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, identificou-se que são desenvolvidas ações multiplicadoras da Agenda 2030 e da competência em informação. Destaca-se como exemplos o projeto Literatura na biblioteca, Toda quinta tem história, Mural de empregos, Palestras, dentre outros. Identificou-se que os ODS 1, 3, 4, 5, 8, 10 e 17 são os mais atendidos nas ações, mas todos foram relacionados, de algum modo, às diferentes ações que são desenvolvidas no Sistema de Bibliotecas estudado. Verificou-se que a maioria dos bibliotecários não tinham conhecimento relacionado à competência em informação e à Agenda 2030. Porém, foi possível visualizar que o trabalho que vem sendo realizado pelos bibliotecários e sua equipe tem o potencial para a formação de habilidades no contexto das quatro dimensões da competência em informação (técnica, estética, ética e política), assim como apoiam no atendimento de diferentes ODS da Agenda 2030. Talvez, ainda seja necessário um processo mais reflexivo do próprio profissional em sua atuação prática do dia a dia em relação às dimensões e os ODS, para que a multiplicação da competência em informação ocorra de forma mais conscienteThis research aims to present reflections on the development of information literacy in the actions carried out in the Municipal Public Libraries System of Londrina and the need for its contextualization and implementation of the 2030 Agenda. Information literacy is understood as a combination of skills to dealing with information in situations presented in society, which can help to break down barriers related to information in different contexts, including in relation to the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda, which propose to improve the lives of people and the planet in the three spheres (social, economic and sustainable). It was characterized as a descriptive research, of qualitative and quantitative nature from a field research. The locus of the research was the Municipal Public Libraries System of Londrina. The target population consisted of seven librarians and nine public management technicians who work in libraries. As a data collection technique, a questionnaire, an interview and document analysis were used, and the data were analyzed based on some categories, through Content Analysis. Among the results, it was identified that multiplier actions of the 2030 Agenda and information literacy are developed. Examples include the Literature in the library project, Every Thursday has a story, Jobs Wall, Lectures, among others. It was identified that SDG 1, 3, 4, 5, 8, 10 and 17 are the most attended in the actions, but all were related, in some way, to the different actions that are developed in the studied Library System. It was found that most librarians had no knowledge related to information literacy and the 2030 Agenda. However, it was possible to visualize that the work that has been carried out by librarians and their team has the potential for the formation of skills in the context of the four dimensions of information literacy (technical, aesthetic, ethical and political), as well as supporting the fulfillment of different SDGs of the 2030 Agenda. dimensions and the SDGs, so that the multiplication of information literacy occurs more consciouslyAlcará, Adriana RoseclerZaninelli, Thais BatistaMata, Marta Leandro daGasparini, Zoraide Aparecida2024-09-17T17:58:34Z2024-09-17T17:58:34Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17618porCECA - Departamento de Ciência da InformaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina192 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-18T06:08:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-18T06:08:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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