Parentalidade positiva: estudo sobre a perceção da importância da participação em programas de educação parental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1977 |
Resumo: | Os programas de educação parental oferecem oportunidades aos pais para aperfeiçoarem as suas competências educativas e os seus níveis de informação. O principal objetivo deste trabalho é perceber que importância é atribuída à participação em Programas de Educação Parental e o impacto dos mesmos na vida dos participantes. O estudo foi realizado numa lógica de follow-up, optando-se pela abordagem de natureza qualitativa e fenomenológica. Participaram no estudo 8 mães e 2 pais com idades entre 30 e 71 anos; cinco mediadoras que aplicaram os diferentes programas nas várias instituições, com idades compreendidas entre 34 e 44 anos e dois diretores de duas das instituições onde foram aplicados os programas, um homem com 47 anos e uma mulher com 44 anos. Todas as entrevistas realizadas foram estudadas com recurso à análise de conteúdo. Nas entrevistas aos pais definiram-se quatro tópicos organizadores da análise: Satisfação com o programa; Mudanças no comportamento e na relação; Impacto noutras áreas da vida e Disponibilidade e utilidade das fontes de apoio. Dos dados obtidos destacam-se a Satisfação unânime e generalizada com o programa, pelas oportunidades de aprendizagem sentidas; Mudanças percebidas na interação com o filho a nível comportamental e emocional, mas também na atitude parental de perceção de competência pessoal; Impacto e mudanças ao nível familiar, sobretudo na aplicação das aprendizagens e o recurso à família e aos amigos como Fontes de apoio. Nas entrevistas das mediadoras definiram-se dois tópicos organizadores da análise: Profissional Mediadoras e Implementação do programa. Nas entrevistas aos diretores definiu-se como organizador da análise o tópico Intervenção na instituição e com os pais. Os dados recolhidos serão debatidos, discutindo-se também a importância da realização de programas de educação parental em diversos contextos e no contributo que os mesmos podem dar à promoção da parentalidade positiva e desenvolvimento salutar das crianças e jovens. |
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Parentalidade positiva: estudo sobre a perceção da importância da participação em programas de educação parentalParentalidade positivaEducação parentalEficácia de intervençãoPositive parentingParental educationIntervention effectivenessPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoOs programas de educação parental oferecem oportunidades aos pais para aperfeiçoarem as suas competências educativas e os seus níveis de informação. O principal objetivo deste trabalho é perceber que importância é atribuída à participação em Programas de Educação Parental e o impacto dos mesmos na vida dos participantes. O estudo foi realizado numa lógica de follow-up, optando-se pela abordagem de natureza qualitativa e fenomenológica. Participaram no estudo 8 mães e 2 pais com idades entre 30 e 71 anos; cinco mediadoras que aplicaram os diferentes programas nas várias instituições, com idades compreendidas entre 34 e 44 anos e dois diretores de duas das instituições onde foram aplicados os programas, um homem com 47 anos e uma mulher com 44 anos. Todas as entrevistas realizadas foram estudadas com recurso à análise de conteúdo. Nas entrevistas aos pais definiram-se quatro tópicos organizadores da análise: Satisfação com o programa; Mudanças no comportamento e na relação; Impacto noutras áreas da vida e Disponibilidade e utilidade das fontes de apoio. Dos dados obtidos destacam-se a Satisfação unânime e generalizada com o programa, pelas oportunidades de aprendizagem sentidas; Mudanças percebidas na interação com o filho a nível comportamental e emocional, mas também na atitude parental de perceção de competência pessoal; Impacto e mudanças ao nível familiar, sobretudo na aplicação das aprendizagens e o recurso à família e aos amigos como Fontes de apoio. Nas entrevistas das mediadoras definiram-se dois tópicos organizadores da análise: Profissional Mediadoras e Implementação do programa. Nas entrevistas aos diretores definiu-se como organizador da análise o tópico Intervenção na instituição e com os pais. Os dados recolhidos serão debatidos, discutindo-se também a importância da realização de programas de educação parental em diversos contextos e no contributo que os mesmos podem dar à promoção da parentalidade positiva e desenvolvimento salutar das crianças e jovens.Parental education programs provide opportunities for parents to improve their educational skills and their levels of information. The main objective of this work is to realize the level of importance attached to participation in parental education programs and their impact on the lives of participants. The study was conducted in a follow-up logic, opting for a qualitative and phenomenological approach. Participated in the study eight mothers and two fathers aged between 30 and 71 years; five mediators who applied different programs in various institutions, aged between 34 and 44 years and two directors of two of the institutions where the programs have been implemented, a man with 47 years and a woman of 44 years. All interviews were analyzed using content analysis. For the parents interviews, there were set up four organizing topics of analysis: Satisfaction with the program; Changes in behavior and in the relationship; Impact on other areas of life and availability and usefulness of sources of support. Data obtained stand out the unanimous and widespread satisfaction with the program, highlighting the perceived learning opportunities; perceived changes in interaction with their child behavioral and emotional level, but also in parental attitude perception of personal competence; Impact and changes at the household level, particularly in the application of learning and the use of family and friends as support sources. In the interviews to mediators it was set up two analysis organizers: Real Professional and Program Implementation. In interviews with the directors was defined as analysis topic organizer Intervention in the institution and parents. The data collected will be discussed also discussing whether to importance of conducting parent education programs in different contexts and the contribution that they can make to the promotion of positive parenting and healthy development of children and youth.Antunes, Ana Maria PereiraDigitUMaBettencourt, Sónia Maria Jesus Câmara2018-06-12T14:51:39Z2018-02-21T00:00:00Z2018-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1977201918480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:42Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:44.600732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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