Parentalidade e educação positiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andreia Filipa Oliveira Correia Vasconcelos dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4043
Resumo: O bem-estar é um fator determinante no processo de crescimento humano sendo um bom preditor de diversas variáveis como melhor saúde física, mental, relações mais satisfatórias, pensamento mais criativo e de aquisição de melhores aprendizagens. A Psicologia Positiva enquanto abordagem preventiva tem levado a Psicologia da Educação a interessar-se pelos benefícios da promoção do bem-estar em contexto educativo. Esta investigação teve como objetivo implementar um programa de Educação Positiva com alunos de 2.º e 3.º ciclos, e avaliar o seu impacto no bem-estar, regulação emocional, comportamento e desempenho académico dos alunos. Em simultâneo, foi implementado um programa de Educação Parental com cinco mães que lhes ofereceu a oportunidade de aperfeiçoar as suas competências educativas. Analisou-se o interesse, o grau de satisfação e a eficácia/impacto relativamente a esta intervenção. Os resultados indicam que a intervenção promoveu emoções mais positivas nos alunos, aquisição de maior clareza dos seus sentimentos, emoções e reparação emocional. Houve ainda uma melhoria da concentração, autocontrolo, autonomia, motivação para o estudo e desempenho escolar. A intervenção parental demonstrou satisfação generalizada pelas aprendizagens, mudanças e relações mais positivas com os filhos.
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