A marca na criação de valor em contexto internacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Manuel Francisco Fontes
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24808
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial.
id RCAP_f4661db05e9d51ba91524a86b8caa7b8
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24808
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A marca na criação de valor em contexto internacional.MarcaMarketingInternacionalizaçãoEstratégiaValorCustos de transição.BrandInternationalizationstrategyvaluetransaction costsMestrado em Gestão e Estratégia Industrial.A Marca enquanto fenómeno intangível assume distintas valorizações consoante a perspectiva, ou ângulo, a partir do qual é analisada. Os pontos de referência podem ser infinitos, consoante a complexidade do meio ambiente onde a análise se efectua; num contexto de economia de mercado teremos então uma multiplicidade de perspectivas da Marca, não existindo uma forma única de estabelecer a sua valorização. No entanto, podemos sem grande controvérsia, atribuir a uma entidade a capacidade de, a qualquer momento, atribuir um valor à Marca. Esse valor será transversal a várias possíveis perspectivas de valorização da Marca. A entidade que permanentemente atribui um dado valor à Marca, denominamo-la de consumidor ou cliente. Consideramos que o consumidor constitui uma entidade autónoma do próprio marketing, defendemos o poder de valorização da Marca pelo consumidor, como transversal a outras formas enunciadas de valorização, embora sujeito a influências e em permanente interacção com os demais elementos da sociedade em que esse consumidor está inserido. A Marca é um fenómeno contemporâneo e de grande actualidade. No entanto, a sua conceptualização, e o entendimento do que pode representar em economia de mercado para os vários agentes económicos, não é uma matéria pacífica. A relação da Marca com os demais elementos que compõem a empresa, em contexto nacional ou internacional é outro dos campos de análise fundamental a ter em consideração dada a controvérsia que gera. É no contexto desta reflexão que surge o interesse e a pertinência do presente trabalho, propondo-nos analisar e investigar o papel da Marca na criação de valor. Com esse objectivo, construímos e utilizamos duas ferramentas de análise que são posteriormente aplicadas a três empresas e respectivas Marcas, utilizando a metodologia de estudo de caso.The Brand is an intangible phenomenon that can be evaluated in several ways according to any different perspective. The possible references to the Brand can be as many as the complex environment where the analyses are performed. In a competitive free market there will be several different Brand perspectives, without existing a unique way of evaluating or defining the Brand value. However it is possible to identify an entity that is capable of at any given time to value the brand, without much controversy. This value will be transversal to ali possible other ways of valuing a Brand. The entity that permanently is able to value a Brand is the consumer/client. Therefore we sustain that the consumer is an entity with autonomy in relation to markefing. We argue consumer ability and power to value the Brand and we consider it transversal to other ways of valuing a Brand. However this is achieved in dose interaction with the other society elements that make up the Brand context. Into the same degree of controversy is actually the Brand relation with the ti rrn composing elements. This is so in both national and international arena. it has been from the above thinking that emerged the present work dedicated to analyse and research the Brand role in value creation. In this sense, two analytical tools have been developed. These tools are then applied to three firms and their Brands using the case study methodology.ISEGSimões, Vítor CuradoRepositório da Universidade de LisboaMacedo, Manuel Francisco Fontes2022-07-11T14:27:04Z2004-092004-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24808porMacedo, Manuel Francisco Fontes (2004). " A marca na criação de valor em contexto internacional". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:46.344272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A marca na criação de valor em contexto internacional.
title A marca na criação de valor em contexto internacional.
spellingShingle A marca na criação de valor em contexto internacional.
Macedo, Manuel Francisco Fontes
Marca
Marketing
Internacionalização
Estratégia
Valor
Custos de transição.
Brand
Internationalization
strategy
value
transaction costs
title_short A marca na criação de valor em contexto internacional.
title_full A marca na criação de valor em contexto internacional.
title_fullStr A marca na criação de valor em contexto internacional.
title_full_unstemmed A marca na criação de valor em contexto internacional.
title_sort A marca na criação de valor em contexto internacional.
author Macedo, Manuel Francisco Fontes
author_facet Macedo, Manuel Francisco Fontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Vítor Curado
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Manuel Francisco Fontes
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Marketing
Internacionalização
Estratégia
Valor
Custos de transição.
Brand
Internationalization
strategy
value
transaction costs
topic Marca
Marketing
Internacionalização
Estratégia
Valor
Custos de transição.
Brand
Internationalization
strategy
value
transaction costs
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09
2004-09-01T00:00:00Z
2022-07-11T14:27:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/24808
url http://hdl.handle.net/10400.5/24808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Macedo, Manuel Francisco Fontes (2004). " A marca na criação de valor em contexto internacional". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG
publisher.none.fl_str_mv ISEG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131182291484672