A importância da marca no contexto turístico da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Teresa Filipa Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7645
Resumo: O conceito de marca como hoje se conhece passou por várias (re) definições ao longo dos anos. Inicialmente a marca era associada a produtos domésticos, mas com a evolução da sociedade passou a representar produtos industriais, pessoas, valores e serviços. Na atualidade e devido à grande oferta de destinos turísticos, as marcas representam também os países, as cidades e as regiões. Este tipo de marcas, resultam do amadurecimento e da abrangência das funcionalidades das mesmas. Assim, as marcas turísticas ou marcas lugar, surgem da necessidade de valorizar os sítios através das suas características únicas, impulsionando a visita de turistas e a sustentabilidade do destino. A Ilha da Madeira é um típico destino turístico, que se destaca da concorrência através da sua herança, ao nível da cultura e património. Tendo a sua economia baseada no turismo e de forma a aferir a importância da Marca, realizou-se uma entrevista a um dos principais atores desta área, mais concretamente à Diretora Regional do Turismo da Região Autónoma da Madeira, além de se fazer o estudo sobre o mesmo a partir de documentos científicos e revistas locais.
id RCAP_592f5513de83e262053afeb1233b6e85
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7645
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da marca no contexto turístico da MadeiraMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETINGMARKETING TURÍSTICOGESTÃO DE MARCASILHA DA MADEIRACOMMUNICATIONMADEIRA ISLANDMARKETINGTOURISM MARKETINGBRAND MANAGEMENTO conceito de marca como hoje se conhece passou por várias (re) definições ao longo dos anos. Inicialmente a marca era associada a produtos domésticos, mas com a evolução da sociedade passou a representar produtos industriais, pessoas, valores e serviços. Na atualidade e devido à grande oferta de destinos turísticos, as marcas representam também os países, as cidades e as regiões. Este tipo de marcas, resultam do amadurecimento e da abrangência das funcionalidades das mesmas. Assim, as marcas turísticas ou marcas lugar, surgem da necessidade de valorizar os sítios através das suas características únicas, impulsionando a visita de turistas e a sustentabilidade do destino. A Ilha da Madeira é um típico destino turístico, que se destaca da concorrência através da sua herança, ao nível da cultura e património. Tendo a sua economia baseada no turismo e de forma a aferir a importância da Marca, realizou-se uma entrevista a um dos principais atores desta área, mais concretamente à Diretora Regional do Turismo da Região Autónoma da Madeira, além de se fazer o estudo sobre o mesmo a partir de documentos científicos e revistas locais.The concept of brand as known today is passed through various (re) definitions over the years. Initially the brand was associated with house products, but with the evolution of society has come to represent industrial products, people, values and services. In actuality and due to the great offer of tourist destinations, brands also represent countries, cities and regions. This type of brands, result from maturation and of the coverage of the functionality of the same. So the tourist brands or place brands, come from the necessity to value the places through its unique characteristics, boosting the visit of tourists and the sustainability of the destination. The island of Madeira is a typical tourist destination, which stands out from the competition through its heritage, in terms of culture and patrimony. With its economy based on tourism and in order to measure the importance of the Brand, an interview was conducted at one of the main actors in this area, specifically the Regional Tourism Director of the Autonomous Region of Madeira, in addition to doing the study on the same from scientific papers and local magazines.2017-02-07T16:19:58Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7645TID:201618966porCarvalho, Teresa Filipa Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:05.612230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da marca no contexto turístico da Madeira
title A importância da marca no contexto turístico da Madeira
spellingShingle A importância da marca no contexto turístico da Madeira
Carvalho, Teresa Filipa Freitas
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
MARKETING TURÍSTICO
GESTÃO DE MARCAS
ILHA DA MADEIRA
COMMUNICATION
MADEIRA ISLAND
MARKETING
TOURISM MARKETING
BRAND MANAGEMENT
title_short A importância da marca no contexto turístico da Madeira
title_full A importância da marca no contexto turístico da Madeira
title_fullStr A importância da marca no contexto turístico da Madeira
title_full_unstemmed A importância da marca no contexto turístico da Madeira
title_sort A importância da marca no contexto turístico da Madeira
author Carvalho, Teresa Filipa Freitas
author_facet Carvalho, Teresa Filipa Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Teresa Filipa Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
MARKETING TURÍSTICO
GESTÃO DE MARCAS
ILHA DA MADEIRA
COMMUNICATION
MADEIRA ISLAND
MARKETING
TOURISM MARKETING
BRAND MANAGEMENT
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
MARKETING TURÍSTICO
GESTÃO DE MARCAS
ILHA DA MADEIRA
COMMUNICATION
MADEIRA ISLAND
MARKETING
TOURISM MARKETING
BRAND MANAGEMENT
description O conceito de marca como hoje se conhece passou por várias (re) definições ao longo dos anos. Inicialmente a marca era associada a produtos domésticos, mas com a evolução da sociedade passou a representar produtos industriais, pessoas, valores e serviços. Na atualidade e devido à grande oferta de destinos turísticos, as marcas representam também os países, as cidades e as regiões. Este tipo de marcas, resultam do amadurecimento e da abrangência das funcionalidades das mesmas. Assim, as marcas turísticas ou marcas lugar, surgem da necessidade de valorizar os sítios através das suas características únicas, impulsionando a visita de turistas e a sustentabilidade do destino. A Ilha da Madeira é um típico destino turístico, que se destaca da concorrência através da sua herança, ao nível da cultura e património. Tendo a sua economia baseada no turismo e de forma a aferir a importância da Marca, realizou-se uma entrevista a um dos principais atores desta área, mais concretamente à Diretora Regional do Turismo da Região Autónoma da Madeira, além de se fazer o estudo sobre o mesmo a partir de documentos científicos e revistas locais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-02-07T16:19:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7645
TID:201618966
url http://hdl.handle.net/10437/7645
identifier_str_mv TID:201618966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131228047147008