Aprendizagem ao longo da vida: Um conceito utópico?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sitoe, Reginaldo Manuel
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/142
Resumo: A visão da evolução das sociedades europeias, apresentada pelo Livro Branco da União Europeia “Aprender e ensinar: rumo à sociedade cognitiva”, dá especial primazia às aprendizagens,ao acesso à aquisição de competências e ao conhecimento, enquanto factores determinantes de uma adaptação do conjunto europeu à globalização das economias, às mudanças tecnológicas e sociais. Esta visão resulta de uma determinada orientação política: a Aprendizagem ao Longo da Vida. No entanto, esta ideia está longe de ser nova, o presente artigo pretende analisar a evolução deste conceito nas suas diversas configurações principais, em particular a sua realidade na actual prática educativa e empresarial.
id RCAP_f48ae034c6444b800060ee8fe0bfa4d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem ao longo da vida: Um conceito utópico?Aprendizagem ao longo da vidaFormaçãoEducaçãoEmpregoConhecimentoA visão da evolução das sociedades europeias, apresentada pelo Livro Branco da União Europeia “Aprender e ensinar: rumo à sociedade cognitiva”, dá especial primazia às aprendizagens,ao acesso à aquisição de competências e ao conhecimento, enquanto factores determinantes de uma adaptação do conjunto europeu à globalização das economias, às mudanças tecnológicas e sociais. Esta visão resulta de uma determinada orientação política: a Aprendizagem ao Longo da Vida. No entanto, esta ideia está longe de ser nova, o presente artigo pretende analisar a evolução deste conceito nas suas diversas configurações principais, em particular a sua realidade na actual prática educativa e empresarial.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPASitoe, Reginaldo Manuel2010-02-12T12:26:48Z2006-01-01T00:00:00Z2006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/142porComportamento Organizacional e Gestão 12(2), 283-290.0872-9662info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:18Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:07.971312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem ao longo da vida: Um conceito utópico?
title Aprendizagem ao longo da vida: Um conceito utópico?
spellingShingle Aprendizagem ao longo da vida: Um conceito utópico?
Sitoe, Reginaldo Manuel
Aprendizagem ao longo da vida
Formação
Educação
Emprego
Conhecimento
title_short Aprendizagem ao longo da vida: Um conceito utópico?
title_full Aprendizagem ao longo da vida: Um conceito utópico?
title_fullStr Aprendizagem ao longo da vida: Um conceito utópico?
title_full_unstemmed Aprendizagem ao longo da vida: Um conceito utópico?
title_sort Aprendizagem ao longo da vida: Um conceito utópico?
author Sitoe, Reginaldo Manuel
author_facet Sitoe, Reginaldo Manuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Sitoe, Reginaldo Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao longo da vida
Formação
Educação
Emprego
Conhecimento
topic Aprendizagem ao longo da vida
Formação
Educação
Emprego
Conhecimento
description A visão da evolução das sociedades europeias, apresentada pelo Livro Branco da União Europeia “Aprender e ensinar: rumo à sociedade cognitiva”, dá especial primazia às aprendizagens,ao acesso à aquisição de competências e ao conhecimento, enquanto factores determinantes de uma adaptação do conjunto europeu à globalização das economias, às mudanças tecnológicas e sociais. Esta visão resulta de uma determinada orientação política: a Aprendizagem ao Longo da Vida. No entanto, esta ideia está longe de ser nova, o presente artigo pretende analisar a evolução deste conceito nas suas diversas configurações principais, em particular a sua realidade na actual prática educativa e empresarial.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006-01-01T00:00:00Z
2010-02-12T12:26:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/142
url http://hdl.handle.net/10400.12/142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Comportamento Organizacional e Gestão 12(2), 283-290.
0872-9662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130042653999104