QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Antonio Carlos Dias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Caballero, Alan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885
Resumo: Nossa intenção é problematizar o discurso de gênero que opera concomitantemente o discurso neoliberal de Aprendizagem ao Longo da Vida - UNESCO em políticas globais e locais, neste caso no Brasil. Para isto verificamos este discurso por meio de análise documental na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), Declaração de Incheon (2015a), Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos (2015b) e Base Nacional Comum Curricular (2017). A discussão e resultados apresentam essas políticas em concordância com uma lógica empreendedora que finda por reiterar binarismos e heterossexismos. Concluímos que políticas globais entendidas, sobretudo, pelos fluxos da performatividade competitiva de Stephen Ball podem exibir estruturas da performatividade de gênero de Judith Butler.
id UNEB-5_400de01409baf1bdaea9d003241cb5e7
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/8885
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDAGêneroAprendizagem ao Longo da VidaPerformatividadeNossa intenção é problematizar o discurso de gênero que opera concomitantemente o discurso neoliberal de Aprendizagem ao Longo da Vida - UNESCO em políticas globais e locais, neste caso no Brasil. Para isto verificamos este discurso por meio de análise documental na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), Declaração de Incheon (2015a), Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos (2015b) e Base Nacional Comum Curricular (2017). A discussão e resultados apresentam essas políticas em concordância com uma lógica empreendedora que finda por reiterar binarismos e heterossexismos. Concluímos que políticas globais entendidas, sobretudo, pelos fluxos da performatividade competitiva de Stephen Ball podem exibir estruturas da performatividade de gênero de Judith Butler.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/888510.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.193-219Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 1 (2020): Gestão no Ambiente Educacional; 193-2192177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v5.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885/6018https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885/6064Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Dias Junior, Alan Caballerohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Antonio Carlos DiasCaballero, Alan2021-12-14T14:48:51Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8885Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-12-14T14:48:51Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
title QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
spellingShingle QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
Junior, Antonio Carlos Dias
Gênero
Aprendizagem ao Longo da Vida
Performatividade
title_short QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
title_full QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
title_fullStr QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
title_full_unstemmed QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
title_sort QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
author Junior, Antonio Carlos Dias
author_facet Junior, Antonio Carlos Dias
Caballero, Alan
author_role author
author2 Caballero, Alan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Antonio Carlos Dias
Caballero, Alan
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Aprendizagem ao Longo da Vida
Performatividade
topic Gênero
Aprendizagem ao Longo da Vida
Performatividade
description Nossa intenção é problematizar o discurso de gênero que opera concomitantemente o discurso neoliberal de Aprendizagem ao Longo da Vida - UNESCO em políticas globais e locais, neste caso no Brasil. Para isto verificamos este discurso por meio de análise documental na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), Declaração de Incheon (2015a), Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos (2015b) e Base Nacional Comum Curricular (2017). A discussão e resultados apresentam essas políticas em concordância com uma lógica empreendedora que finda por reiterar binarismos e heterossexismos. Concluímos que políticas globais entendidas, sobretudo, pelos fluxos da performatividade competitiva de Stephen Ball podem exibir estruturas da performatividade de gênero de Judith Butler.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885
10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.193-219
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.193-219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885/6018
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885/6064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Dias Junior, Alan Caballero
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Dias Junior, Alan Caballero
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 1 (2020): Gestão no Ambiente Educacional; 193-219
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v5.n1
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117917609984