A avaliação das aprendizagens de multimédia no contexto de um curso de ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roças, Fernando Carlos Moreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6942
Resumo: O presente relatório resulta do estágio pedagógico, realizado no ano letivo 2013/2014, no âmbito do mestrado em ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Com ele, pretendemos apresentar e refletir sobre a prática educativa realizada numa turma do 2º ano do ensino profissional, do curso de Multimédia, com especial destaque à avaliação da aprendizagem realizada, fazendo-se uma análise crítica sobre trabalho desenvolvido. Este relatório está estruturado por uma parte histórica da formação profissional, na Europa até a revolução industrial e em Portugal, após esse evento histórico, bem como apresenta o curso profissional de Técnico de Multimédia e a disciplina de Multimédia. Pela importância da avaliação no processo de ensino aprendizagem, apresenta um capítulo relacionado com as funções pedagógicas dessa avaliação e a prática avaliativa realizada no estágio.
id RCAP_f4a8979eff2d31e42522102c4a383a68
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6942
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação das aprendizagens de multimédia no contexto de um curso de ensino profissionalEnsino profissionalAprendizagemAvaliaçãoCurso multimédiaO presente relatório resulta do estágio pedagógico, realizado no ano letivo 2013/2014, no âmbito do mestrado em ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Com ele, pretendemos apresentar e refletir sobre a prática educativa realizada numa turma do 2º ano do ensino profissional, do curso de Multimédia, com especial destaque à avaliação da aprendizagem realizada, fazendo-se uma análise crítica sobre trabalho desenvolvido. Este relatório está estruturado por uma parte histórica da formação profissional, na Europa até a revolução industrial e em Portugal, após esse evento histórico, bem como apresenta o curso profissional de Técnico de Multimédia e a disciplina de Multimédia. Pela importância da avaliação no processo de ensino aprendizagem, apresenta um capítulo relacionado com as funções pedagógicas dessa avaliação e a prática avaliativa realizada no estágio.This report follows the teaching practice, held in the school year 2013/2014, under the master's degree in teaching of Informatics taken in University of Trás-os-Montes and Alto Douro. With it, we intend to present and reflect on the educational practice carried out in a class of 2nd year of vocational education, the multimedia course, with special emphasis on the evaluation performed learning, by making a critical analysis of their work. This report is structured by a historical part of vocational training, in Europe until the industrial revolution and Portugal, after this historic event, and presents the professional course of Multimedia Technician and discipline Multimedia. The importance of evaluation in the teaching learning, has a chapter related to the pedagogical functions of the evaluation and the evaluation practice performed on stage.2016-11-29T12:15:30Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6942porRoças, Fernando Carlos Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T03:44:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T03:44:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação das aprendizagens de multimédia no contexto de um curso de ensino profissional
title A avaliação das aprendizagens de multimédia no contexto de um curso de ensino profissional
spellingShingle A avaliação das aprendizagens de multimédia no contexto de um curso de ensino profissional
Roças, Fernando Carlos Moreira
Ensino profissional
Aprendizagem
Avaliação
Curso multimédia
title_short A avaliação das aprendizagens de multimédia no contexto de um curso de ensino profissional
title_full A avaliação das aprendizagens de multimédia no contexto de um curso de ensino profissional
title_fullStr A avaliação das aprendizagens de multimédia no contexto de um curso de ensino profissional
title_full_unstemmed A avaliação das aprendizagens de multimédia no contexto de um curso de ensino profissional
title_sort A avaliação das aprendizagens de multimédia no contexto de um curso de ensino profissional
author Roças, Fernando Carlos Moreira
author_facet Roças, Fernando Carlos Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roças, Fernando Carlos Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Aprendizagem
Avaliação
Curso multimédia
topic Ensino profissional
Aprendizagem
Avaliação
Curso multimédia
description O presente relatório resulta do estágio pedagógico, realizado no ano letivo 2013/2014, no âmbito do mestrado em ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Com ele, pretendemos apresentar e refletir sobre a prática educativa realizada numa turma do 2º ano do ensino profissional, do curso de Multimédia, com especial destaque à avaliação da aprendizagem realizada, fazendo-se uma análise crítica sobre trabalho desenvolvido. Este relatório está estruturado por uma parte histórica da formação profissional, na Europa até a revolução industrial e em Portugal, após esse evento histórico, bem como apresenta o curso profissional de Técnico de Multimédia e a disciplina de Multimédia. Pela importância da avaliação no processo de ensino aprendizagem, apresenta um capítulo relacionado com as funções pedagógicas dessa avaliação e a prática avaliativa realizada no estágio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-11-29T12:15:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6942
url http://hdl.handle.net/10348/6942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543092837810176