A realidade didáctica de/em Cesário Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, Maria Clara de Paiva Boléo da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/523
Resumo: Dissertação mest., Literatura, Universidade do Algarve, 2006
id RCAP_f4aa3deb4a15e637928c7cd6b65684bf
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A realidade didáctica de/em Cesário VerdeTesesLiteraturaDidácticaLeituraPoesiaCânoneEscolaManualDissertação mest., Literatura, Universidade do Algarve, 2006A leitura do texto literário, e mais especificamente a de poesia, é uma prática associada à escola. Neste sentido, procura-se abordar as várias perspectivas subjacentes à aprendizagem desta competência, tendo sempre presente que actualmente se defende uma teoria, na qual leitor e texto interagem entre si, de modo a produzir sentidos. Procede-se, depois à análise dos programas de 12º e 11º ano, no sentido de obter uma melhor compreensão do que os mesmos preconizam relativamente ao desenvolvimento da leitura e, ao estudo de Cesário Verde. A opção de se abordar este autor prende-se com o facto de o mesmo persistir no cânone escolar, apesar da última reorganização curricular, na qual transitou do 12º para o 11º ano. Por isso, aborda-se, de seguida, a problemática do cânone, bem como as características a ele inerentes. Uma vez que as práticas lectivas decorrem, em grande parte, dos manuais, passa-se, depois, à análise do corpus de textos literários e metaliterários presentes nestes livros, relativos aos 12º e 11º anos, com o objectivo de empreender um estudo comparativo entre os dois níveis de escolaridade. Por fim, discute-se sobre uma possível mudança na representação escolar de Cesário Verde e no tipo de leitor que se poderá formar, a partir das actividades de leitura preconizadas por estes recursos didácticos, conformes a este novo programa.Marques, João MinhotoSapientiaRato, Maria Clara de Paiva Boléo da Silva2011-09-07T16:04:55Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/523por37.013:821 RAT*Rea Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:18Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:52.826779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A realidade didáctica de/em Cesário Verde
title A realidade didáctica de/em Cesário Verde
spellingShingle A realidade didáctica de/em Cesário Verde
Rato, Maria Clara de Paiva Boléo da Silva
Teses
Literatura
Didáctica
Leitura
Poesia
Cânone
Escola
Manual
title_short A realidade didáctica de/em Cesário Verde
title_full A realidade didáctica de/em Cesário Verde
title_fullStr A realidade didáctica de/em Cesário Verde
title_full_unstemmed A realidade didáctica de/em Cesário Verde
title_sort A realidade didáctica de/em Cesário Verde
author Rato, Maria Clara de Paiva Boléo da Silva
author_facet Rato, Maria Clara de Paiva Boléo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, João Minhoto
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rato, Maria Clara de Paiva Boléo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Literatura
Didáctica
Leitura
Poesia
Cânone
Escola
Manual
topic Teses
Literatura
Didáctica
Leitura
Poesia
Cânone
Escola
Manual
description Dissertação mest., Literatura, Universidade do Algarve, 2006
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:04:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/523
url http://hdl.handle.net/10400.1/523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 37.013:821 RAT*Rea Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133149432643584