A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NO AUTOCONCEITO DE CRIANÇAS DOS TERCEIRO E QUARTO ANOS DE ESCOLARIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosa Marina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nobre-Lima, Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/47197
Resumo: Santos, R. M. & Nobre-Lima, L. (2015). A influência da prática de atividades extracurriculares no autoconceito de crianças dos terceiro e quarto anos de escolaridade. Enciclopédia Biosfera, 11(20), 38-46
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spelling A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NO AUTOCONCEITO DE CRIANÇAS DOS TERCEIRO E QUARTO ANOS DE ESCOLARIDADESantos, R. M. & Nobre-Lima, L. (2015). A influência da prática de atividades extracurriculares no autoconceito de crianças dos terceiro e quarto anos de escolaridade. Enciclopédia Biosfera, 11(20), 38-46Esta investigação teve por objetivo compreender em que medida a prática de atividades extracurriculares influencia o autoconceito de crianças que frequentem os 3º e 4º ano de escolaridade. Para esse efeito, 201 crianças (47,3% meninas e 52,7% meninoes) com idades entre os 7 e os 11 anos (M=8.84, DP=0.83) responderam a um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico, construído para o efeito e pela Piers-Harris Cildren’s Self-Concept Scale - PHCSCS-2 (VEIGA, 2006). Foram estabelecidas comparações ao nível do autoconceito entre praticantes e não praticantes de atividades extracurriculares e entre praticantes de poucas atividades extracurriculares e praticantes de muitas. Os resultados revelam que as crianças que praticam AEC têm, no geral, melhor autoconceito do que as que não praticam. Por sua vez, a quantidade de atividades praticadas não parece influenciar o autoconceito destas crianças. Estes dados são convergentes com a literatura já existente e reforçam a ideia de que a prática de atividades extracurriculares é benéfica e, portanto, aconselhável. A oferta pela escola deste tipo de atividades garante o acesso de todos a estes estímulos.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/47197http://hdl.handle.net/10316/47197porhttp://www.conhecer.org.br/enciclop/2015a/a%20influencia.pdfSantos, Rosa MarinaNobre-Lima, Luizainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T11:52:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/47197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:52:53.699925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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