Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: desenvolver competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacramento, Cristina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3798
Resumo: Relatório de investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_f4ce41935df17274988851c4e6e7296f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: desenvolver competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º CEBMetodologias investigativasRecolha e tratamento da informaçãoDesenvolvimento de competências em HistóriaDesenvolvimento de competências em GeografiaInvestigative methodologiesCollection and processing of informationDeveloping competencies at the HistoryDeveloping competencies at the GeographyRelatório de investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoA recolha e o tratamento da informação é uma competência transversal à História e à Geografia que importa desenvolver nos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Como tal, o presente estudo realizado em dois contextos educativos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), pretende verificar de que modo as metodologias investigativas, colocadas em prática, podem contribuir para o desenvolvimento de competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e da Geografia no 1.º e no 2.º CEB. As decisões metodológicas tomadas na elaboração deste relatório dizem respeito a uma aproximação ao paradigma da metodologia da investigação-ação. Além disso, foi realizada uma revisão da literatura de modo a tornar possível definir o conteúdo a dar à noção de “metodologias investigativas”. Os resultados deste estudo possibilitaram concluir que em ambos os contextos educativos os alunos desenvolveram competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e da Geografia. No entanto, é de referir que no no contexto do 1.º CEB os alunos revelaram ter igualmente capacidade de recolher e tratar a informação, enquanto no 2.º CEB, os alunos revelaram ter melhores capacidades de recolha de informação, apresentando assim, maiores dificuldades em tratar a informação. No que diz respeito às limitações deste estudo, estas passam pelo facto de apenas ter sido analisada uma fase do processo investigativo – recolha e tratamento da informação. Assim, considera-se que no caso da PES II contemplar períodos de intervenção de maior duração, seria interessante e pertinente colocar em prática atividades investigativas que promovessem a passagem por outras etapas que fazem parte do processo investigativo.ABSTRACT The collection and the processing of information is a competence that across the subjects of History and Geography. An important thing is the development of this competence in the children of the first and second cycle of school. The object of this study, realized at the Practice, is verify how the investigative methodologies could contribute for the knowledge, in History and Geography, of the children that are in the 2nd and in the 5th grade of school. The methodologic decision of this study includes an approach to the methodoly of investigation/action. Besides that, was realized a literature revision about the concept of “investigative methodologies”. The results of this study reveal that the students of both classes developed competencies of collection and processing information. But were the students of the first cycle that reveals better competencies about collect and process information. The students of the second cycle were better at the collection step comparing with the processing information step. So, we can conclude that the class of 5th grade had some difficulties at the step of processing information. Besides the results that we can achieve it is also important refer the restrictions of this study. This study is only based in one step of the investigative process - collect and process information. So, could be interesting perform activities that promotes the work at other steps of the investigative process. However, we should not forget that these activities were implemented at the Practice, which has a very short period of duration, so at the same time this is as well a restriction of the study.Dias, AlfredoRCIPLSacramento, Cristina2014-09-15T13:28:14Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3798TID:201367610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:21.495203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: desenvolver competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º CEB
title Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: desenvolver competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º CEB
spellingShingle Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: desenvolver competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º CEB
Sacramento, Cristina
Metodologias investigativas
Recolha e tratamento da informação
Desenvolvimento de competências em História
Desenvolvimento de competências em Geografia
Investigative methodologies
Collection and processing of information
Developing competencies at the History
Developing competencies at the Geography
title_short Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: desenvolver competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º CEB
title_full Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: desenvolver competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º CEB
title_fullStr Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: desenvolver competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º CEB
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: desenvolver competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º CEB
title_sort Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: desenvolver competências de recolha e tratamento da informação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º CEB
author Sacramento, Cristina
author_facet Sacramento, Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Alfredo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacramento, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias investigativas
Recolha e tratamento da informação
Desenvolvimento de competências em História
Desenvolvimento de competências em Geografia
Investigative methodologies
Collection and processing of information
Developing competencies at the History
Developing competencies at the Geography
topic Metodologias investigativas
Recolha e tratamento da informação
Desenvolvimento de competências em História
Desenvolvimento de competências em Geografia
Investigative methodologies
Collection and processing of information
Developing competencies at the History
Developing competencies at the Geography
description Relatório de investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-15T13:28:14Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3798
TID:201367610
url http://hdl.handle.net/10400.21/3798
identifier_str_mv TID:201367610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133389962346496