Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem : um estudo com grupos de discussão focalizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria do Rosário de Valadares Serrão Brito da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20489
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender as perceções de alunos do 3º ciclo de escolas privadas acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de aprendizagem dos alunos. O estudo enquadra-se na metodologia qualitativa. Foram realizados, com um guião semiestruturado, cinco grupos de discussão focalizada, em cinco escolas diferentes, com 32 alunos de 7º, 8º e 9º anos. A seleção dos participantes foi aleatória e questões éticas foram ponderadas. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor para a aprendizagem; a importância da ação dos alunos na sala de aula versus passividade; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno e das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos que sejam promotoras da metacognição de ambos e a importância de atender à construção de relação para o envolvimento dos alunos. Investigações futuras podem procurar compreender as perceções dos alunos ao longo dos diferentes ciclos de ensino.
id RCAP_f4e52e0a2a7c405d4d856f49cc46fcb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem : um estudo com grupos de discussão focalizadaPerceções de alunosGrupos de discussão focalizadaAprendizagem ativaEnvolvimento do alunoStudents' perceptionsFocus groupActive learningStudent engagementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEste estudo teve como objetivo compreender as perceções de alunos do 3º ciclo de escolas privadas acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de aprendizagem dos alunos. O estudo enquadra-se na metodologia qualitativa. Foram realizados, com um guião semiestruturado, cinco grupos de discussão focalizada, em cinco escolas diferentes, com 32 alunos de 7º, 8º e 9º anos. A seleção dos participantes foi aleatória e questões éticas foram ponderadas. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor para a aprendizagem; a importância da ação dos alunos na sala de aula versus passividade; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno e das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos que sejam promotoras da metacognição de ambos e a importância de atender à construção de relação para o envolvimento dos alunos. Investigações futuras podem procurar compreender as perceções dos alunos ao longo dos diferentes ciclos de ensino.This study aimed to understand the perceptions of students 3rd cycle of basic education about the aspects that facilitate and hinder their learning. The knowledge of students´ perceptions about their learning allows for improvement of learning processes. This study follows a qualitative methodology. Five focus groups were conducted, with a semi-structured script, in five different schools, with students from 7th, 8th and 9th grades. The selection of participants was random and ethical issues were considered. The data analysis followed a semi-inductive process and descriptive coding of data. The results highlighted the key role of teachers for learning; the importance of students´ action in the classroom versus passivity; the relevance of emotional and relational dimension to enhance students’ engagement, and learning self-regulation strategies. For practitioners, the results of this suggest working with teachers and students to address the conceptions of both learning and the importance of meeting relational and emotional dimensions to enhance student engagement. Future research may seek to understand student´s perceptions towards learning across schooling years.Trigo, Luísa RibeiroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCunha, Maria do Rosário de Valadares Serrão Brito da2016-08-05T09:40:18Z2015-10-0720152015-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20489TID:201491370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:56.043946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem : um estudo com grupos de discussão focalizada
title Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem : um estudo com grupos de discussão focalizada
spellingShingle Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem : um estudo com grupos de discussão focalizada
Cunha, Maria do Rosário de Valadares Serrão Brito da
Perceções de alunos
Grupos de discussão focalizada
Aprendizagem ativa
Envolvimento do aluno
Students' perceptions
Focus group
Active learning
Student engagement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem : um estudo com grupos de discussão focalizada
title_full Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem : um estudo com grupos de discussão focalizada
title_fullStr Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem : um estudo com grupos de discussão focalizada
title_full_unstemmed Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem : um estudo com grupos de discussão focalizada
title_sort Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem : um estudo com grupos de discussão focalizada
author Cunha, Maria do Rosário de Valadares Serrão Brito da
author_facet Cunha, Maria do Rosário de Valadares Serrão Brito da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trigo, Luísa Ribeiro
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria do Rosário de Valadares Serrão Brito da
dc.subject.por.fl_str_mv Perceções de alunos
Grupos de discussão focalizada
Aprendizagem ativa
Envolvimento do aluno
Students' perceptions
Focus group
Active learning
Student engagement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Perceções de alunos
Grupos de discussão focalizada
Aprendizagem ativa
Envolvimento do aluno
Students' perceptions
Focus group
Active learning
Student engagement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Este estudo teve como objetivo compreender as perceções de alunos do 3º ciclo de escolas privadas acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de aprendizagem dos alunos. O estudo enquadra-se na metodologia qualitativa. Foram realizados, com um guião semiestruturado, cinco grupos de discussão focalizada, em cinco escolas diferentes, com 32 alunos de 7º, 8º e 9º anos. A seleção dos participantes foi aleatória e questões éticas foram ponderadas. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor para a aprendizagem; a importância da ação dos alunos na sala de aula versus passividade; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno e das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos que sejam promotoras da metacognição de ambos e a importância de atender à construção de relação para o envolvimento dos alunos. Investigações futuras podem procurar compreender as perceções dos alunos ao longo dos diferentes ciclos de ensino.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-07
2015
2015-10-07T00:00:00Z
2016-08-05T09:40:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20489
TID:201491370
url http://hdl.handle.net/10400.14/20489
identifier_str_mv TID:201491370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131854661484544