Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Olena Shkolnyk dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33503
Resumo: Num mundo dominado pela tecnologia, cada passo dado é registado e armazenado, contribuindo para o gerar rápido de elevadas quantidades de dados. Estes dados que são essencialmente dados não estruturados e provenientes de diversas fontes dão a designação ao que hoje se conhece como Big Data. É a análise detalhada destes dados que confere informação com significado e valor que posteriormente resultará em conhecimento para uma tomada de decisão de qualidade e acertada. As potencialidades do conceito são inúmeras. Em turismo, pode significar informação valiosa sobre os turistas, os seus comportamentos, preferências, deslocações, gastos, perceções, entre outros e constituir uma fonte nova para a construção e/ou o complementar de indicadores de apoio à decisão. Deste modo, o presente trabalho pretende explorar o contributo que o Big Data poderá ter ao nível das estatísticas como um aliado dos indicadores, atendendo não só aos problemas identificados ao nível da informação por parte dos stakeholders de turismo, mas igualmente às suas necessidades, ou seja, aos temas onde a carência e/ou falta de indicadores é um entrave para uma gestão eficiente.
id RCAP_f4ed2b56658d6652aa6de9418a36c31c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismoConhecimentoBusiness intelligenceBig dataTurismoIndicadoresDecisãoNum mundo dominado pela tecnologia, cada passo dado é registado e armazenado, contribuindo para o gerar rápido de elevadas quantidades de dados. Estes dados que são essencialmente dados não estruturados e provenientes de diversas fontes dão a designação ao que hoje se conhece como Big Data. É a análise detalhada destes dados que confere informação com significado e valor que posteriormente resultará em conhecimento para uma tomada de decisão de qualidade e acertada. As potencialidades do conceito são inúmeras. Em turismo, pode significar informação valiosa sobre os turistas, os seus comportamentos, preferências, deslocações, gastos, perceções, entre outros e constituir uma fonte nova para a construção e/ou o complementar de indicadores de apoio à decisão. Deste modo, o presente trabalho pretende explorar o contributo que o Big Data poderá ter ao nível das estatísticas como um aliado dos indicadores, atendendo não só aos problemas identificados ao nível da informação por parte dos stakeholders de turismo, mas igualmente às suas necessidades, ou seja, aos temas onde a carência e/ou falta de indicadores é um entrave para uma gestão eficiente.In a world dominated by technology, every step taken is recorded and stored, helping to quickly generate large amounts of data. This data, which is essentially unstructured data and comes from different sources, gives the name to what is known today as Big Data. It is the detailed analysis of these data that provides information with meaning and value that will later result in knowledge for quality and correct decision-making. The concept´s potential is numerous. In Tourism, it can mean valuable information about the tourists, their behaviour, preferences, movements, expenses, perceptions, among others and constitute a new source for the construction and/or complement decision support indicators. Thus, this study intends to explore the contribution that Big Data can have at the level of statistics as an ally of indicators, considering not only the problems identified in terms of information by the tourism stakeholders, but also their needs, topics where the absence and/or lack of indicators is an obstacle to efficient management.2022-03-16T14:25:06Z2021-12-21T00:00:00Z2021-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33503porLopes, Olena Shkolnyk dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:29Zoai:ria.ua.pt:10773/33503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:56.247960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo
title Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo
spellingShingle Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo
Lopes, Olena Shkolnyk dos Santos
Conhecimento
Business intelligence
Big data
Turismo
Indicadores
Decisão
title_short Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo
title_full Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo
title_fullStr Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo
title_full_unstemmed Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo
title_sort Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo
author Lopes, Olena Shkolnyk dos Santos
author_facet Lopes, Olena Shkolnyk dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Olena Shkolnyk dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Business intelligence
Big data
Turismo
Indicadores
Decisão
topic Conhecimento
Business intelligence
Big data
Turismo
Indicadores
Decisão
description Num mundo dominado pela tecnologia, cada passo dado é registado e armazenado, contribuindo para o gerar rápido de elevadas quantidades de dados. Estes dados que são essencialmente dados não estruturados e provenientes de diversas fontes dão a designação ao que hoje se conhece como Big Data. É a análise detalhada destes dados que confere informação com significado e valor que posteriormente resultará em conhecimento para uma tomada de decisão de qualidade e acertada. As potencialidades do conceito são inúmeras. Em turismo, pode significar informação valiosa sobre os turistas, os seus comportamentos, preferências, deslocações, gastos, perceções, entre outros e constituir uma fonte nova para a construção e/ou o complementar de indicadores de apoio à decisão. Deste modo, o presente trabalho pretende explorar o contributo que o Big Data poderá ter ao nível das estatísticas como um aliado dos indicadores, atendendo não só aos problemas identificados ao nível da informação por parte dos stakeholders de turismo, mas igualmente às suas necessidades, ou seja, aos temas onde a carência e/ou falta de indicadores é um entrave para uma gestão eficiente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21T00:00:00Z
2021-12-21
2022-03-16T14:25:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33503
url http://hdl.handle.net/10773/33503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137704903966720