Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/12054 |
Resumo: | A presente dissertação constitui o estudo da promoção da leitura em bibliotecas escolares do distrito de Faro, realizado através da análise dos relatórios de autoavaliação, elaborados pelos professores bibliotecários em 2017 e submetidos à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A investigação centra-se exclusivamente na análise do domínio B - Leitura e Literacia do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE), concebido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). No enquadramento teórico aborda-se um conjunto de aspetos relacionados com a leitura e a sua promoção, incluindo o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura. Analisamos também o Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares, proposto pela RBE. No trabalho empírico, e especificamente no que se refere aos dados analisados sobre o distrito de Faro, verificou-se que, na globalidade, a média das bibliotecas escolares do distrito se situa ao nível do Bom e que as bibliotecas escolares que servem os níveis de ensino mais baixos são as que obtém melhores resultados. Estes tornam-se menos significativos nas bibliotecas escolares das Escolas secundárias. |
id |
RCAP_f5036406b60193538ff07e2489499006 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12054 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de FaroBibliotecas escolaresLeituraModelo de avaliação das bibliotecas escolaresPromoção da leituraFaroSchool libraryReadingMABEReading promotionODS::04:Educação de QualidadeA presente dissertação constitui o estudo da promoção da leitura em bibliotecas escolares do distrito de Faro, realizado através da análise dos relatórios de autoavaliação, elaborados pelos professores bibliotecários em 2017 e submetidos à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A investigação centra-se exclusivamente na análise do domínio B - Leitura e Literacia do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE), concebido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). No enquadramento teórico aborda-se um conjunto de aspetos relacionados com a leitura e a sua promoção, incluindo o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura. Analisamos também o Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares, proposto pela RBE. No trabalho empírico, e especificamente no que se refere aos dados analisados sobre o distrito de Faro, verificou-se que, na globalidade, a média das bibliotecas escolares do distrito se situa ao nível do Bom e que as bibliotecas escolares que servem os níveis de ensino mais baixos são as que obtém melhores resultados. Estes tornam-se menos significativos nas bibliotecas escolares das Escolas secundárias.The present dissertation focuses on the study of the promotion of reading in school libraries in the Faro district (Portugal), carried out through the analysis of selfassessment reports, prepared by school librarians in 2017 and submitted to the Portuguese School Library Network (SLN / RBE). The research focuses exclusively on the analysis of domain B - Reading and Literacy of the School Libraries Self-evaluation Model (MABE), designed by the Portuguese School Library Network. The theoretical framework addresses a set of aspects related to reading and its promotion, including the role of the school library in promoting reading. We also analyse the School Libraries Assessment Model, proposed by RBE. In the empirical work, and specifically with regard to the data analysed on the district of Faro, it was found that, overall, the average of school libraries in the district is at the level of Good and that the school libraries serving the lowest grades have better results. These results become less significant in Secondary Schools' school libraries.Bastos, GlóriaRepositório AbertoCavaco, Paulo2022-07-18T15:56:53Z2022-06-222022-07-182022-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12054TID:203054270porCavaco, Paulo - Promoção da leitura em bibliotecas escolares [Em linha]: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro. [S.l.]: [s.n.], 2022. 140 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:13Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:27.423886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro |
title |
Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro |
spellingShingle |
Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro Cavaco, Paulo Bibliotecas escolares Leitura Modelo de avaliação das bibliotecas escolares Promoção da leitura Faro School library Reading MABE Reading promotion ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro |
title_full |
Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro |
title_fullStr |
Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro |
title_full_unstemmed |
Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro |
title_sort |
Promoção da leitura em bibliotecas escolares: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro |
author |
Cavaco, Paulo |
author_facet |
Cavaco, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Glória Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavaco, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares Leitura Modelo de avaliação das bibliotecas escolares Promoção da leitura Faro School library Reading MABE Reading promotion ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Bibliotecas escolares Leitura Modelo de avaliação das bibliotecas escolares Promoção da leitura Faro School library Reading MABE Reading promotion ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
A presente dissertação constitui o estudo da promoção da leitura em bibliotecas escolares do distrito de Faro, realizado através da análise dos relatórios de autoavaliação, elaborados pelos professores bibliotecários em 2017 e submetidos à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A investigação centra-se exclusivamente na análise do domínio B - Leitura e Literacia do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (MABE), concebido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). No enquadramento teórico aborda-se um conjunto de aspetos relacionados com a leitura e a sua promoção, incluindo o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura. Analisamos também o Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares, proposto pela RBE. No trabalho empírico, e especificamente no que se refere aos dados analisados sobre o distrito de Faro, verificou-se que, na globalidade, a média das bibliotecas escolares do distrito se situa ao nível do Bom e que as bibliotecas escolares que servem os níveis de ensino mais baixos são as que obtém melhores resultados. Estes tornam-se menos significativos nas bibliotecas escolares das Escolas secundárias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18T15:56:53Z 2022-06-22 2022-07-18 2022-06-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/12054 TID:203054270 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/12054 |
identifier_str_mv |
TID:203054270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cavaco, Paulo - Promoção da leitura em bibliotecas escolares [Em linha]: análise dos relatórios de autoavaliação do distrito de Faro. [S.l.]: [s.n.], 2022. 140 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135105277493248 |