O cenário da leitura na biblioteca escolar : os retratos da pesquisa da leitura no Brasil em sua 4ª edição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182018 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo sobre como a leitura se apresenta no cenário da biblioteca escolar na Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 4. A revisão de literatura discorre sobre a importância da leitura para a cidadania, o alfabetismo funcional, a biblioteca escolar como incentivadora de uma leitura crítica de mundo e o bibliotecário e seu papel social. A metodologia do estudo utiliza uma abordagem qualitativa, no qual o a pesquisa relatada no livro Retratos da Leitura no Brasil edição 4 foi utilizado como documento base para o estudo. A pesquisa aponta que a biblioteca é vista como um lugar para estudo e é frequentada por estudantes. Conclui que a biblioteca escolar é o primeiro e um dos locais mais importantes para propiciar o incentivo e o gosto pela leitura, porém essa tarefa deverá ser desempenhada por bibliotecários que possam fazer essa mediação auxiliando o estudante a melhorar a sua capacidade leitora, para assim ser capaz de fazer uma leitura mais reflexiva e ser mais crítico quanto ao seu mundo e sociedade em que vive. |
id |
UFRGS-2_52993de93a67136fb932ee15f8ae43c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182018 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Timm, CamilaMoro, Eliane Lourdes da Silva2018-09-15T02:57:14Z2018http://hdl.handle.net/10183/182018001073746O presente trabalho apresenta um estudo sobre como a leitura se apresenta no cenário da biblioteca escolar na Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 4. A revisão de literatura discorre sobre a importância da leitura para a cidadania, o alfabetismo funcional, a biblioteca escolar como incentivadora de uma leitura crítica de mundo e o bibliotecário e seu papel social. A metodologia do estudo utiliza uma abordagem qualitativa, no qual o a pesquisa relatada no livro Retratos da Leitura no Brasil edição 4 foi utilizado como documento base para o estudo. A pesquisa aponta que a biblioteca é vista como um lugar para estudo e é frequentada por estudantes. Conclui que a biblioteca escolar é o primeiro e um dos locais mais importantes para propiciar o incentivo e o gosto pela leitura, porém essa tarefa deverá ser desempenhada por bibliotecários que possam fazer essa mediação auxiliando o estudante a melhorar a sua capacidade leitora, para assim ser capaz de fazer uma leitura mais reflexiva e ser mais crítico quanto ao seu mundo e sociedade em que vive.The present work presents a study about how the reading is presented in the scenery of the school library in the Research Retratos da Leitura no Brasil 4. The literature review discusses the importance of reading for citizenship, functional literacy, the school library as an incentive for a critical reading of the world and the librarian and his social role. The study methodology uses a qualitative approach, in which the research reported in the book Retratos da Leitura no Brasil, edition 4 was used as the base document for the study. The research points out that the library is seen as a place to study and is frequented by students. It concludes that the school library is the first and one of the most important places to provide the incentive and the taste for reading, but this task should be performed by librarians who can do this mediation helping the student to improve his reading capacity, in order to be capable of making a more reflexive reading and being more critical about its world and society in which it lives.application/pdfporBiblioteca escolarLeituraReadingCitizenshipSchool LibraryO cenário da leitura na biblioteca escolar : os retratos da pesquisa da leitura no Brasil em sua 4ª ediçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073746.pdfTexto completoapplication/pdf2246763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182018/1/001073746.pdfcf5aeba00ef0a704ae20c4f8ff73d5c5MD51TEXT001073746.pdf.txt001073746.pdf.txtExtracted Texttext/plain123081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182018/2/001073746.pdf.txt560c72e102b28acf176827d2277bfc94MD52THUMBNAIL001073746.pdf.jpg001073746.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182018/3/001073746.pdf.jpg25faceaecadbf2c2d571f0318e12b06eMD5310183/1820182018-10-05 07:50:34.292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182018Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:50:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O cenário da leitura na biblioteca escolar : os retratos da pesquisa da leitura no Brasil em sua 4ª edição |
title |
O cenário da leitura na biblioteca escolar : os retratos da pesquisa da leitura no Brasil em sua 4ª edição |
spellingShingle |
O cenário da leitura na biblioteca escolar : os retratos da pesquisa da leitura no Brasil em sua 4ª edição Timm, Camila Biblioteca escolar Leitura Reading Citizenship School Library |
title_short |
O cenário da leitura na biblioteca escolar : os retratos da pesquisa da leitura no Brasil em sua 4ª edição |
title_full |
O cenário da leitura na biblioteca escolar : os retratos da pesquisa da leitura no Brasil em sua 4ª edição |
title_fullStr |
O cenário da leitura na biblioteca escolar : os retratos da pesquisa da leitura no Brasil em sua 4ª edição |
title_full_unstemmed |
O cenário da leitura na biblioteca escolar : os retratos da pesquisa da leitura no Brasil em sua 4ª edição |
title_sort |
O cenário da leitura na biblioteca escolar : os retratos da pesquisa da leitura no Brasil em sua 4ª edição |
author |
Timm, Camila |
author_facet |
Timm, Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Timm, Camila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Leitura |
topic |
Biblioteca escolar Leitura Reading Citizenship School Library |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Citizenship School Library |
description |
O presente trabalho apresenta um estudo sobre como a leitura se apresenta no cenário da biblioteca escolar na Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 4. A revisão de literatura discorre sobre a importância da leitura para a cidadania, o alfabetismo funcional, a biblioteca escolar como incentivadora de uma leitura crítica de mundo e o bibliotecário e seu papel social. A metodologia do estudo utiliza uma abordagem qualitativa, no qual o a pesquisa relatada no livro Retratos da Leitura no Brasil edição 4 foi utilizado como documento base para o estudo. A pesquisa aponta que a biblioteca é vista como um lugar para estudo e é frequentada por estudantes. Conclui que a biblioteca escolar é o primeiro e um dos locais mais importantes para propiciar o incentivo e o gosto pela leitura, porém essa tarefa deverá ser desempenhada por bibliotecários que possam fazer essa mediação auxiliando o estudante a melhorar a sua capacidade leitora, para assim ser capaz de fazer uma leitura mais reflexiva e ser mais crítico quanto ao seu mundo e sociedade em que vive. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-15T02:57:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182018 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001073746 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182018 |
identifier_str_mv |
001073746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182018/1/001073746.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182018/2/001073746.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182018/3/001073746.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf5aeba00ef0a704ae20c4f8ff73d5c5 560c72e102b28acf176827d2277bfc94 25faceaecadbf2c2d571f0318e12b06e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447224097701888 |