Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braçais, Paula Cristina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10009
Resumo: O presente trabalho integra-se no Projeto "Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas" e vai centrar-se numa Escola Secundária (ES) situada na zona de Lisboa e Vale do Tejo e num Agrupamento de Escolas (AG) situado na zona Centro do país. Com este trabalho pretende identificar-se os modelos de supervisão nas escolas em análise. O estudo seguiu uma metodologia de natureza qualitativa, fazendo recurso da análise documental como técnica de recolha de informação e da análise de conteúdo como técnica de análise de dados. A análise incidiu sobre um corpus de documentos estruturantes do Agrupamento de Escolas e da Escola Secundária em estudo. Nomeadamente, Projeto Educativo, Regulamento Interno, Relatório de Autoavaliação, Contrato de Autonomia e Plano de Ação Estratégico. Os resultados evidenciam uma fraca presença da formação contínua em supervisão, sendo possível identificar algumas referências a perspetivas e práticas supervisivas nos documentos analisados de ambas as escolas em estudo. Evidenciam ainda a importância da supervisão no desenvolvimento da organização escolar que, ao ser conjugada com dispositivos de reflexão interna e de autoavaliação, não só incentiva ao aperfeiçoamento dos planos de melhoria, como encaminha as Escolas para a melhoria contínua da qualidade do seu serviço educativo
id RCAP_f504c07a61453db07b9fb87e62120120
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolasSupervisão pedagógicaAutoavaliaçãoEscolaMelhoria contínuaDocentesDesenvolvimento profissionalLiderançaEnsino secundárioAgrupamento de escolasPedagogical supervisionSelf-evaluation of schoolsContinuous improvement of schoolsProfessional development of teachersODS::04:Educação de QualidadeO presente trabalho integra-se no Projeto "Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas" e vai centrar-se numa Escola Secundária (ES) situada na zona de Lisboa e Vale do Tejo e num Agrupamento de Escolas (AG) situado na zona Centro do país. Com este trabalho pretende identificar-se os modelos de supervisão nas escolas em análise. O estudo seguiu uma metodologia de natureza qualitativa, fazendo recurso da análise documental como técnica de recolha de informação e da análise de conteúdo como técnica de análise de dados. A análise incidiu sobre um corpus de documentos estruturantes do Agrupamento de Escolas e da Escola Secundária em estudo. Nomeadamente, Projeto Educativo, Regulamento Interno, Relatório de Autoavaliação, Contrato de Autonomia e Plano de Ação Estratégico. Os resultados evidenciam uma fraca presença da formação contínua em supervisão, sendo possível identificar algumas referências a perspetivas e práticas supervisivas nos documentos analisados de ambas as escolas em estudo. Evidenciam ainda a importância da supervisão no desenvolvimento da organização escolar que, ao ser conjugada com dispositivos de reflexão interna e de autoavaliação, não só incentiva ao aperfeiçoamento dos planos de melhoria, como encaminha as Escolas para a melhoria contínua da qualidade do seu serviço educativoThis work is part of the "Virtual Observatory on Pedagogical Supervision and School SelfAssessment" project and will focus on a secondary school (ES) located in an area of Lisbon and the Tagus Valley and a Grouping of Schools (AG) located in the central area of the country. With this work we intend to identify the models and practices of supervision in the schools under analysis. The study followed a qualitative methodology, making use of documental analysis as a technique for collecting information and content analysis as a data analysis technique. The analysis focused on a corpus of structural documents of the School Grouping and the Secondary School under study. Namely, Educational Project, Internal Rules, Self-assessment Report, Autonomy Contract and Strategic Action Plan. The results show a weak presence of continuing training in supervision, and it is possible to identify perspectives and supervisory practices in the documents analyzed from both schools under analysis. They also highlight the importance of supervision in the development of the school organization, which, when used in conjunction with devices for internal reflection and self-assessment, not only encourages the improvement of improvement plans, but also guides schools towards the continuous improvement of the quality of their educational service.Henriques, SusanaRepositório AbertoBraçais, Paula Cristina2020-07-272020-09-162020-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10009TID:202521753porBraçais, Paula Cristina - Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas [Em linha]: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas. [S.l.]: [s.n.], 2019. 169 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:39.841419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas
title Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas
spellingShingle Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas
Braçais, Paula Cristina
Supervisão pedagógica
Autoavaliação
Escola
Melhoria contínua
Docentes
Desenvolvimento profissional
Liderança
Ensino secundário
Agrupamento de escolas
Pedagogical supervision
Self-evaluation of schools
Continuous improvement of schools
Professional development of teachers
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas
title_full Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas
title_fullStr Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas
title_sort Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas
author Braçais, Paula Cristina
author_facet Braçais, Paula Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Susana
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Braçais, Paula Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Autoavaliação
Escola
Melhoria contínua
Docentes
Desenvolvimento profissional
Liderança
Ensino secundário
Agrupamento de escolas
Pedagogical supervision
Self-evaluation of schools
Continuous improvement of schools
Professional development of teachers
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Supervisão pedagógica
Autoavaliação
Escola
Melhoria contínua
Docentes
Desenvolvimento profissional
Liderança
Ensino secundário
Agrupamento de escolas
Pedagogical supervision
Self-evaluation of schools
Continuous improvement of schools
Professional development of teachers
ODS::04:Educação de Qualidade
description O presente trabalho integra-se no Projeto "Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas" e vai centrar-se numa Escola Secundária (ES) situada na zona de Lisboa e Vale do Tejo e num Agrupamento de Escolas (AG) situado na zona Centro do país. Com este trabalho pretende identificar-se os modelos de supervisão nas escolas em análise. O estudo seguiu uma metodologia de natureza qualitativa, fazendo recurso da análise documental como técnica de recolha de informação e da análise de conteúdo como técnica de análise de dados. A análise incidiu sobre um corpus de documentos estruturantes do Agrupamento de Escolas e da Escola Secundária em estudo. Nomeadamente, Projeto Educativo, Regulamento Interno, Relatório de Autoavaliação, Contrato de Autonomia e Plano de Ação Estratégico. Os resultados evidenciam uma fraca presença da formação contínua em supervisão, sendo possível identificar algumas referências a perspetivas e práticas supervisivas nos documentos analisados de ambas as escolas em estudo. Evidenciam ainda a importância da supervisão no desenvolvimento da organização escolar que, ao ser conjugada com dispositivos de reflexão interna e de autoavaliação, não só incentiva ao aperfeiçoamento dos planos de melhoria, como encaminha as Escolas para a melhoria contínua da qualidade do seu serviço educativo
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
2020-09-16
2020-07-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10009
TID:202521753
url http://hdl.handle.net/10400.2/10009
identifier_str_mv TID:202521753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Braçais, Paula Cristina - Supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas [Em linha]: um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas. [S.l.]: [s.n.], 2019. 169 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135081510469632