Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Magda Patrícia Pirralho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11808
Resumo: Neste relatório pode encontrar-se uma proposta de abordagem filosófica - didáctica sobre a unidade curricular do Programa de Filosofia- V Desafios e Horizontes da Filosofia, Opção B. A Filosofia e o Sentido. As aulas leccionadas e relatadas no presente documento, bem como a sua fundamentação, incidem sobre quatro grandes temáticas filosóficas: a cidadania, o sentido da vida, a esperança e a liberdade. Como cada um dos temas referidos é de uma amplitude enorme, não existindo possibilidade de efectuarmos um estudo aprofundado porque tivemos de efectuar uma adaptação dos conteúdos ao nível do ensino a que se dirigem, nomeadamente do ensino secundário. Apresenta-se também, uma reflexão sobre as temáticas pedagógicas importantes na formação do docente, a qual incide sobretudo no estudo de alguns filósofos que se dedicaram à pedagogia e à didáctica. Destas leituras, procurei retirar ideias e conceitos chave para a compreensão do significado do que é ser professor de filosofia; ### ABSTRACT: The Importance of Philosophy in the exercise of citizenship Abstract: In this report it can be found a philosophical- didactic approach proposal about the curricular unit of the Program of Philosophy - V Challenges and Philosophy Prospects, option B. The Philosophy and the sense. The given and reported lessons in the present document, as well as their foundations, focused on four big philosophic themes: the citizenship, the life‟s meaning, the hope and the freedom. As each one of these themes has huge amplitude and as there wasn‟t a possibility to perform a deep study, we had to do an adaptation of contents to the level of education of the students, particularly in secondary education. Is still presented a reflection about important pedagogical topics in the formation of the teachers that focus in particularly on the study of some philosophers which dedicates to pedagogy and didactic. From these readings, i tried to find ideas and key concepts to the understanding of the meaning about what is to be a philosophy teacher.
id RCAP_f52349adc0069a9da19bfc161d7dfd05
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11808
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadaniaNeste relatório pode encontrar-se uma proposta de abordagem filosófica - didáctica sobre a unidade curricular do Programa de Filosofia- V Desafios e Horizontes da Filosofia, Opção B. A Filosofia e o Sentido. As aulas leccionadas e relatadas no presente documento, bem como a sua fundamentação, incidem sobre quatro grandes temáticas filosóficas: a cidadania, o sentido da vida, a esperança e a liberdade. Como cada um dos temas referidos é de uma amplitude enorme, não existindo possibilidade de efectuarmos um estudo aprofundado porque tivemos de efectuar uma adaptação dos conteúdos ao nível do ensino a que se dirigem, nomeadamente do ensino secundário. Apresenta-se também, uma reflexão sobre as temáticas pedagógicas importantes na formação do docente, a qual incide sobretudo no estudo de alguns filósofos que se dedicaram à pedagogia e à didáctica. Destas leituras, procurei retirar ideias e conceitos chave para a compreensão do significado do que é ser professor de filosofia; ### ABSTRACT: The Importance of Philosophy in the exercise of citizenship Abstract: In this report it can be found a philosophical- didactic approach proposal about the curricular unit of the Program of Philosophy - V Challenges and Philosophy Prospects, option B. The Philosophy and the sense. The given and reported lessons in the present document, as well as their foundations, focused on four big philosophic themes: the citizenship, the life‟s meaning, the hope and the freedom. As each one of these themes has huge amplitude and as there wasn‟t a possibility to perform a deep study, we had to do an adaptation of contents to the level of education of the students, particularly in secondary education. Is still presented a reflection about important pedagogical topics in the formation of the teachers that focus in particularly on the study of some philosophers which dedicates to pedagogy and didactic. From these readings, i tried to find ideas and key concepts to the understanding of the meaning about what is to be a philosophy teacher.Universidade de Évora2014-11-19T18:51:38Z2014-11-192011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11808http://hdl.handle.net/10174/11808porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Neves, Magda Patrícia Pirralhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:34.219862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania
title Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania
spellingShingle Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania
Neves, Magda Patrícia Pirralho
title_short Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania
title_full Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania
title_fullStr Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania
title_full_unstemmed Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania
title_sort Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania
author Neves, Magda Patrícia Pirralho
author_facet Neves, Magda Patrícia Pirralho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Magda Patrícia Pirralho
description Neste relatório pode encontrar-se uma proposta de abordagem filosófica - didáctica sobre a unidade curricular do Programa de Filosofia- V Desafios e Horizontes da Filosofia, Opção B. A Filosofia e o Sentido. As aulas leccionadas e relatadas no presente documento, bem como a sua fundamentação, incidem sobre quatro grandes temáticas filosóficas: a cidadania, o sentido da vida, a esperança e a liberdade. Como cada um dos temas referidos é de uma amplitude enorme, não existindo possibilidade de efectuarmos um estudo aprofundado porque tivemos de efectuar uma adaptação dos conteúdos ao nível do ensino a que se dirigem, nomeadamente do ensino secundário. Apresenta-se também, uma reflexão sobre as temáticas pedagógicas importantes na formação do docente, a qual incide sobretudo no estudo de alguns filósofos que se dedicaram à pedagogia e à didáctica. Destas leituras, procurei retirar ideias e conceitos chave para a compreensão do significado do que é ser professor de filosofia; ### ABSTRACT: The Importance of Philosophy in the exercise of citizenship Abstract: In this report it can be found a philosophical- didactic approach proposal about the curricular unit of the Program of Philosophy - V Challenges and Philosophy Prospects, option B. The Philosophy and the sense. The given and reported lessons in the present document, as well as their foundations, focused on four big philosophic themes: the citizenship, the life‟s meaning, the hope and the freedom. As each one of these themes has huge amplitude and as there wasn‟t a possibility to perform a deep study, we had to do an adaptation of contents to the level of education of the students, particularly in secondary education. Is still presented a reflection about important pedagogical topics in the formation of the teachers that focus in particularly on the study of some philosophers which dedicates to pedagogy and didactic. From these readings, i tried to find ideas and key concepts to the understanding of the meaning about what is to be a philosophy teacher.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-11-19T18:51:38Z
2014-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11808
http://hdl.handle.net/10174/11808
url http://hdl.handle.net/10174/11808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540780134400