Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11808 |
Resumo: | Neste relatório pode encontrar-se uma proposta de abordagem filosófica - didáctica sobre a unidade curricular do Programa de Filosofia- V Desafios e Horizontes da Filosofia, Opção B. A Filosofia e o Sentido. As aulas leccionadas e relatadas no presente documento, bem como a sua fundamentação, incidem sobre quatro grandes temáticas filosóficas: a cidadania, o sentido da vida, a esperança e a liberdade. Como cada um dos temas referidos é de uma amplitude enorme, não existindo possibilidade de efectuarmos um estudo aprofundado porque tivemos de efectuar uma adaptação dos conteúdos ao nível do ensino a que se dirigem, nomeadamente do ensino secundário. Apresenta-se também, uma reflexão sobre as temáticas pedagógicas importantes na formação do docente, a qual incide sobretudo no estudo de alguns filósofos que se dedicaram à pedagogia e à didáctica. Destas leituras, procurei retirar ideias e conceitos chave para a compreensão do significado do que é ser professor de filosofia; ### ABSTRACT: The Importance of Philosophy in the exercise of citizenship Abstract: In this report it can be found a philosophical- didactic approach proposal about the curricular unit of the Program of Philosophy - V Challenges and Philosophy Prospects, option B. The Philosophy and the sense. The given and reported lessons in the present document, as well as their foundations, focused on four big philosophic themes: the citizenship, the life‟s meaning, the hope and the freedom. As each one of these themes has huge amplitude and as there wasn‟t a possibility to perform a deep study, we had to do an adaptation of contents to the level of education of the students, particularly in secondary education. Is still presented a reflection about important pedagogical topics in the formation of the teachers that focus in particularly on the study of some philosophers which dedicates to pedagogy and didactic. From these readings, i tried to find ideas and key concepts to the understanding of the meaning about what is to be a philosophy teacher. |
id |
RCAP_f52349adc0069a9da19bfc161d7dfd05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11808 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadaniaNeste relatório pode encontrar-se uma proposta de abordagem filosófica - didáctica sobre a unidade curricular do Programa de Filosofia- V Desafios e Horizontes da Filosofia, Opção B. A Filosofia e o Sentido. As aulas leccionadas e relatadas no presente documento, bem como a sua fundamentação, incidem sobre quatro grandes temáticas filosóficas: a cidadania, o sentido da vida, a esperança e a liberdade. Como cada um dos temas referidos é de uma amplitude enorme, não existindo possibilidade de efectuarmos um estudo aprofundado porque tivemos de efectuar uma adaptação dos conteúdos ao nível do ensino a que se dirigem, nomeadamente do ensino secundário. Apresenta-se também, uma reflexão sobre as temáticas pedagógicas importantes na formação do docente, a qual incide sobretudo no estudo de alguns filósofos que se dedicaram à pedagogia e à didáctica. Destas leituras, procurei retirar ideias e conceitos chave para a compreensão do significado do que é ser professor de filosofia; ### ABSTRACT: The Importance of Philosophy in the exercise of citizenship Abstract: In this report it can be found a philosophical- didactic approach proposal about the curricular unit of the Program of Philosophy - V Challenges and Philosophy Prospects, option B. The Philosophy and the sense. The given and reported lessons in the present document, as well as their foundations, focused on four big philosophic themes: the citizenship, the life‟s meaning, the hope and the freedom. As each one of these themes has huge amplitude and as there wasn‟t a possibility to perform a deep study, we had to do an adaptation of contents to the level of education of the students, particularly in secondary education. Is still presented a reflection about important pedagogical topics in the formation of the teachers that focus in particularly on the study of some philosophers which dedicates to pedagogy and didactic. From these readings, i tried to find ideas and key concepts to the understanding of the meaning about what is to be a philosophy teacher.Universidade de Évora2014-11-19T18:51:38Z2014-11-192011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11808http://hdl.handle.net/10174/11808porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Neves, Magda Patrícia Pirralhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:34.219862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania |
title |
Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania |
spellingShingle |
Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania Neves, Magda Patrícia Pirralho |
title_short |
Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania |
title_full |
Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania |
title_fullStr |
Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania |
title_full_unstemmed |
Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania |
title_sort |
Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania |
author |
Neves, Magda Patrícia Pirralho |
author_facet |
Neves, Magda Patrícia Pirralho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Magda Patrícia Pirralho |
description |
Neste relatório pode encontrar-se uma proposta de abordagem filosófica - didáctica sobre a unidade curricular do Programa de Filosofia- V Desafios e Horizontes da Filosofia, Opção B. A Filosofia e o Sentido. As aulas leccionadas e relatadas no presente documento, bem como a sua fundamentação, incidem sobre quatro grandes temáticas filosóficas: a cidadania, o sentido da vida, a esperança e a liberdade. Como cada um dos temas referidos é de uma amplitude enorme, não existindo possibilidade de efectuarmos um estudo aprofundado porque tivemos de efectuar uma adaptação dos conteúdos ao nível do ensino a que se dirigem, nomeadamente do ensino secundário. Apresenta-se também, uma reflexão sobre as temáticas pedagógicas importantes na formação do docente, a qual incide sobretudo no estudo de alguns filósofos que se dedicaram à pedagogia e à didáctica. Destas leituras, procurei retirar ideias e conceitos chave para a compreensão do significado do que é ser professor de filosofia; ### ABSTRACT: The Importance of Philosophy in the exercise of citizenship Abstract: In this report it can be found a philosophical- didactic approach proposal about the curricular unit of the Program of Philosophy - V Challenges and Philosophy Prospects, option B. The Philosophy and the sense. The given and reported lessons in the present document, as well as their foundations, focused on four big philosophic themes: the citizenship, the life‟s meaning, the hope and the freedom. As each one of these themes has huge amplitude and as there wasn‟t a possibility to perform a deep study, we had to do an adaptation of contents to the level of education of the students, particularly in secondary education. Is still presented a reflection about important pedagogical topics in the formation of the teachers that focus in particularly on the study of some philosophers which dedicates to pedagogy and didactic. From these readings, i tried to find ideas and key concepts to the understanding of the meaning about what is to be a philosophy teacher. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-11-19T18:51:38Z 2014-11-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11808 http://hdl.handle.net/10174/11808 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540780134400 |