O que os adolescentes portugueses fazem nos seus tempos livres: associação com os sintomas internalizados e a imagem corporal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/23161 |
Resumo: | Objetivo. O objetivo principal deste estudo foi examinar as associações entre as atividades de lazer, os sintomas internalizados, a imagem corporal e ainda comportamentos de bullying e cyberbullying de adolescentes portugueses. Método. Sessenta e seis adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos preencheram a Checklist do Lazer, o Questionário de Preocupação com a Aparência, a Escala de Silhuetas de Collins, o Inventário de Depressão Infantil, a Escala de Ansiedade Social para Adolescentes, a Escala de Preocupação/Ruminação, o Auto-relato de Comportamentos Durante Episódios de Bullying e as Escalas de Cyberbullying-Cybervitimização de Florence. Resultados. Os adolescentes dedicaram mais tempo em atividades de ecrã e menos tempo em atividades intelectuais e criativas. Os rapazes reportaram passar mais tempo em atividades de ecrã e intelectuais do que as raparigas. O tipo de atividades de lazer praticado relacionou-se com a satisfação corporal, com níveis de depressividade e com comportamentos de bullying e cyberbullying. Além disso uma maior preocupação com a aparência relacionou-se com maiores níveis de preocupação/ruminação, maior medo de avaliação negativa e com comportamentos de bullying e cyberbullying. Por último, maiores níveis de anedonia relacionaram-se com mais humor negativo, e mais autoestima negativa e maiores problemas interpessoais foram relacionados com o desejo dos jovens em serem mais magros. Conclusões. As atividades de ecrã assumem uma grande proporção do tempo de Os resultados sugerem que differentes atividades de lazer estão associadas com os sintomas internalizados, comportamentos de bullying e cyberbullying e a imagem corporal dos adolescentes portugueses; What Portuguese Adolescents Do in Their Free Times - Associations with Internalized Symptoms and Body Image Abstract: Objective. The main objective of this study was to examine the associations between leisure activities, internalized symptoms, body image, bullying and cyberbullying of portuguese adolescents. Method. Sixty six 12 -16 years old Portuguese adolescents filled out the Leisure Checklist, the Appearance Concern Questionnaire, the Collins Silhouettes Scale, the Child Depression Inventory, the Social Anxiety Scale for Adolescents – SAS-A, the Worry/Rumination Scale, the Self-Reporting of Behaviors During Bullying Episodes and the Cyberbullying-Cybervictimization Scales of Florence. Results. Adolescents reported spending more time on screen activities and less time on intellectual and creative activities. Boys reported spending more time on screen and intellectual activities than girls. The type of leisure activities was related to body satisfaction, levels of depression and behaviors of bullying and cyberbullying. In addition, a greater preoccupation with appearance was related to higher levels of worry/rumination, greater fear of negative evaluation and behaviors of bullying and cyberbullying. Finally, higher levels of anhedonia were associated with more negative mood, and more negative self-esteem and greater interpersonal problems were related to young people's desire to be slimmer. Conclusions. Screen activities are a significant part of adolescents’ everyday lifes. Rresults suggest that different leisure activities are associated with Portuguese adolescents’ internalized symptoms, bullying and cyberbullying behaviors, body image. |
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