Organização de eventos empresariais : importância da avaliação e medição do impacto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Pedro Alexandre Leal
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29267
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências de Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_f53f5fa8a9fcba27d844ca19a402bc99
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Organização de eventos empresariais : importância da avaliação e medição do impacto659.4Relatório de estágio de mestrado em Ciências de Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)O presente projeto de relatório tem como ponto de partida a realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação – área de especialização em Publicidade e Relações Públicas, efetuado no Parque de Exposições de Braga no período compreendido entre 7 de Fevereiro a 7 de Maio de 2012. Partindo da aprendizagem adquirida durante o mesmo, o presente projeto pretende evidenciar a importância do planeamento e da avaliação na organização de eventos empresariais e o papel que estes representam para o profissional de Relações Públicas. As Relações Públicas, enquanto técnica estruturada na estratégia de comunicação empresarial, permitem desenvolver uma imagem e reputação positivas junto aos diversos públicos da empresa, sendo que esta capacidade de avaliar a satisfação e opiniões dos públicos revelam-se essenciais para a estratégia global das empresas. Neste sentido, e tendo em conta que os eventos representam uma ação de comunicação que estabelece uma ligação entre a empresa e os públicos, torna-se essencial que todo o processo do evento passe por um planeamento faseado e uma avaliação de satisfação que permitirá entender o verdadeiro impacto do mesmo junto dos públicos, ou seja, se a imagem da empresa se revela positiva através do evento realizado, e se o retorno sobre investimento é satisfatório. Através de uma contextualização teórica que apresenta os vários conceitos necessários à compreensão da temática, procuramos responder à pergunta de partida através de uma situação real (neste caso, a Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação) que se complementa com as leituras exploratórias, conferindo credibilidade ao estudo em questão. Por fim, esperamos com o presente projeto de relatório que este contribua para a realização de estudos futuros e aprofundamento dos conhecimentos na área dos eventos e avaliação dos mesmos.The present report has its starting point in the attendance of a curricular internship under the Master in Communication Sciences – specialization in Advertising and Public Relations - , carried out at the “Parque de Exposições de Braga” during the period from the 7th of February to the 7th of May 2012. Based on the learning acquired during the internship, the present report aims to highlight the importance of planning and evaluation in the context of corporate events’ organization and the key role they assume for the public relations’ professional. As a structured technique in the corporate communication strategy, Public Relations enable to develop a positive image and reputation amongst the various audiences of a corporation, and this ability to assess satisfaction and opinions of the public emerges as key to the overall business strategy. In this sense, and given that the events are a form of communication which establishes a link between the company and the public, it is essential that the whole process of the event goes through a phased planning and that an evaluation of the public’s satisfaction is made, allowing for the understanding and comprehension of its real impact, that is, whether the transmitted image reveals itself to be positive and whether the return on investment is satisfactory. Through a theoretical context that presents the various concepts necessary to understand the subject, we tried to answer the main question having as a starting point a real context (in this case, the International Fair of Agriculture and Food) supplemented with exploratory readings, giving credibility to the report. Finally, we hope that the report will contribute to future studies and further knowledge in the area of events and their evaluation.Gama, Maria GabrielaUniversidade do MinhoCunha, Pedro Alexandre Leal20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29267por201225549info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:10.480645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Organização de eventos empresariais : importância da avaliação e medição do impacto
title Organização de eventos empresariais : importância da avaliação e medição do impacto
spellingShingle Organização de eventos empresariais : importância da avaliação e medição do impacto
Cunha, Pedro Alexandre Leal
659.4
title_short Organização de eventos empresariais : importância da avaliação e medição do impacto
title_full Organização de eventos empresariais : importância da avaliação e medição do impacto
title_fullStr Organização de eventos empresariais : importância da avaliação e medição do impacto
title_full_unstemmed Organização de eventos empresariais : importância da avaliação e medição do impacto
title_sort Organização de eventos empresariais : importância da avaliação e medição do impacto
author Cunha, Pedro Alexandre Leal
author_facet Cunha, Pedro Alexandre Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gama, Maria Gabriela
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Pedro Alexandre Leal
dc.subject.por.fl_str_mv 659.4
topic 659.4
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências de Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29267
url http://hdl.handle.net/1822/29267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201225549
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132516404166656