Papel explicativo da autorregulação emocional no envolvimento na escola e no rendimento académico de pré-adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37331 |
Resumo: | A literatura tem vindo a alertar para a necessidade de valorizar processos académicos, e não apenas resultados académicos. Tem também sugerido a importância de aprofundar conhecimento sobre a associação com processos emocionais, como a autorregulação emocional. O principal objetivo deste estudo consiste em investigar o potencial papel explicativo da autorregulação emocional em processos e resultados académicos, nomeadamente no envolvimento na escola e no rendimento académico de pré-adolescentes. Participaram 394 estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Midade = 10.9, DP = .69), que responderam a um Questionário Sociodemográfico e Académico, à Escala Quadri-dimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola, e ao Questionário de Regulação Emocional em Crianças e Adolescentes. Efetuaram-se análises descritivas, correlacionais e de regressão linear múltipla. Verificou-se que o redireccionamento cognitivo constitui uma variável explicativa estatisticamente significativa de todas as dimensões do envolvimento na escola, enquanto a supressão emocional configura uma variável explicativa estatisticamente significativa do envolvimento afetivo e agenciativo. Encontraram-se correlações positivas do redireccionamento cognitivo, mas negativas da supressão emocional com as referidas dimensões de envolvimento na escola. Por sua vez, o envolvimento comportamental e agenciativo constituem variáveis explicativas estatisticamente significativas do rendimento académico. Estudos futuros poderão adotar um desenho longitudinal para identificar variações na autorregulação emocional e o seu impacto em processos e resultados académicos. A prática psicológica poderá incidir na promoção de competências emocionais junto de jovens e na dinamização de ações que sensibilizem encarregados de educação e docentes para a importância da autorregulação emocional e do envolvimento na escola no sucesso académico. |
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Papel explicativo da autorregulação emocional no envolvimento na escola e no rendimento académico de pré-adolescentesAutorregulação emocionalEnvolvimento a escolaRendimento académicoSucesso académicoEmotional self-regulationSchool engagementAcademic achievementAcademic successDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA literatura tem vindo a alertar para a necessidade de valorizar processos académicos, e não apenas resultados académicos. Tem também sugerido a importância de aprofundar conhecimento sobre a associação com processos emocionais, como a autorregulação emocional. O principal objetivo deste estudo consiste em investigar o potencial papel explicativo da autorregulação emocional em processos e resultados académicos, nomeadamente no envolvimento na escola e no rendimento académico de pré-adolescentes. Participaram 394 estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Midade = 10.9, DP = .69), que responderam a um Questionário Sociodemográfico e Académico, à Escala Quadri-dimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola, e ao Questionário de Regulação Emocional em Crianças e Adolescentes. Efetuaram-se análises descritivas, correlacionais e de regressão linear múltipla. Verificou-se que o redireccionamento cognitivo constitui uma variável explicativa estatisticamente significativa de todas as dimensões do envolvimento na escola, enquanto a supressão emocional configura uma variável explicativa estatisticamente significativa do envolvimento afetivo e agenciativo. Encontraram-se correlações positivas do redireccionamento cognitivo, mas negativas da supressão emocional com as referidas dimensões de envolvimento na escola. Por sua vez, o envolvimento comportamental e agenciativo constituem variáveis explicativas estatisticamente significativas do rendimento académico. Estudos futuros poderão adotar um desenho longitudinal para identificar variações na autorregulação emocional e o seu impacto em processos e resultados académicos. A prática psicológica poderá incidir na promoção de competências emocionais junto de jovens e na dinamização de ações que sensibilizem encarregados de educação e docentes para a importância da autorregulação emocional e do envolvimento na escola no sucesso académico.The literature has called attention for the need to value academic process, besides academic achievements. It has also suggested the importance of deepening knowledge about associations of academic processes with emotional processes, such as emotional self-regulation. The aim of this study is to investigate the potential explanatory role of emotional self-regulation in academic processes and achievements, namely school engagement and results of preadolescents. A total of 394 students participated in this study (Mage = 10.9, DP = .69). They completed a Social Demographic and Academic Questionnaire, the Four-Dimensional Scale of Student’s Engagement in School and the Questionnaire of Emotional Regulation in Children and Students. Descriptive, correlational, and multiple linear regression analyzes were performed. Cognitive reappraisal was shown to constitute a statistically significant explanatory variable of all the dimensions of school engagement, while emotional suppression entailed a statistically significant explanatory variable of affective and agentic engagement. Positive correlations of cognitive reappraisal, but negative correlations of emotional suppression with the dimensions of school engagement mentioned above were found. On the other hand, behavioral and agentic engagement constituted statistically significant explanatory variables of academic achievement. The psychological practice could focus on promoting emotional competences among young people and in conducting actions to raise guardians and teachers’ awareness for the importance of emotional self-regulation and school engagement in academic success.Oliveira, Íris MartinsVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLages, Ana Isabel Vilaça2022-11-08T01:30:29Z2022-03-022021-112022-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37331TID:202989100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:46Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:24.596539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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