Contributo do manual escolar de Matemática para uma prática pedagógica diferenciada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3009 |
Resumo: | O presente relatório é o culminar de uma investigação focada na utilização dos manuais escolares de Matemática em práticas docentes diferenciadas. Refletindo um percurso investigativo desenvolvido em contexto de Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico que estabeleceu como objetivo principal compreender se/de que forma o manual escolar pode ser um recurso de apoio a práticas de diferenciação pedagógica para o docente com habilitação para a docência no 1.º Ciclo e/ou da Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo empírico realizado, de caráter essencialmente descritivo, incluiu a análise documental de 12 manuais escolares e a auscultação de 8 docentes por aplicação de uma entrevista semiestruturada. De acordo com os dados obtidos, foi possível concluir que, de uma forma geral, estes professores consideram que a diferenciação pedagógica é um direito de todos os alunos e que são eles os principais responsáveis por conceber práticas ajustadas a cada aluno, por entenderem que os manuais escolares não favorecem essa diferenciação. Da análise efetuada aos manuais escolares, pode-se concluir que estes recursos, apesar de alguns serem acompanhados de guiões para o professor com sugestões metodológicas e de incluírem tarefas explicitamente diferenciadas, não auxiliam o professor de forma muito significativa na concretização de diferenciação pedagógica. Palavras-chave: Diferenciação pedagógica, Manual escolar, Prática docente, Matemática |
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