A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Paula Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3216
Resumo: Na prática profissional docente, os professores deparam-se, em uma mesma turma, com diversos níveis de conhecimento, domínio distintos da língua, de ritmos e de perfis de aprendizagens, bem como diferenças do domínio afetivo dos alunos que a compõem: a implementação de estratégias de diferenciação pode facilitar a superação de alguns desafios que essa heterogeneidade coloca, promovendo mais aprendizagem. Com a realização deste trabalho de investigação pretendeu-se aprofundar conhecimento sobre diferenciação pedagógica. Para isso, e a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, tentou-se identificar potencialidades e limitações apontadas à implementação de estratégias de diferenciação pedagógica e compreender o seu contributo nas aprendizagens em Matemática, nomeadamente nas perspetivas de docentes e alunos. Com a participação de professores de Matemática e de Ciências Naturais em exercício no 2.º Ciclo do Ensino Básico e dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade de uma instituição pública do Grande Porto, desenvolveu-se um estudo qualitativo que contemplou a aplicação de entrevistas (aos professores) e de inquéritos por questionários (aos alunos), e cuja análise foi articulada com a intervenção da prática pré-profissional desenvolvida em contexto dessa turma pela autora deste relatório e pela professora titular. PALAVRAS-CHAVE: Diferenciação Pedagógica, Matemática, 2.º CEB, Práticas de sala de aula
id RCAP_69f40ee292fcbb7fb47e47b03829fb27
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3216
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEBEnsino Básico (2º ciclo)- 6º anoDiferenciação pedagógicaMatemáticaPráticas de sala de aulaNa prática profissional docente, os professores deparam-se, em uma mesma turma, com diversos níveis de conhecimento, domínio distintos da língua, de ritmos e de perfis de aprendizagens, bem como diferenças do domínio afetivo dos alunos que a compõem: a implementação de estratégias de diferenciação pode facilitar a superação de alguns desafios que essa heterogeneidade coloca, promovendo mais aprendizagem. Com a realização deste trabalho de investigação pretendeu-se aprofundar conhecimento sobre diferenciação pedagógica. Para isso, e a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, tentou-se identificar potencialidades e limitações apontadas à implementação de estratégias de diferenciação pedagógica e compreender o seu contributo nas aprendizagens em Matemática, nomeadamente nas perspetivas de docentes e alunos. Com a participação de professores de Matemática e de Ciências Naturais em exercício no 2.º Ciclo do Ensino Básico e dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade de uma instituição pública do Grande Porto, desenvolveu-se um estudo qualitativo que contemplou a aplicação de entrevistas (aos professores) e de inquéritos por questionários (aos alunos), e cuja análise foi articulada com a intervenção da prática pré-profissional desenvolvida em contexto dessa turma pela autora deste relatório e pela professora titular. PALAVRAS-CHAVE: Diferenciação Pedagógica, Matemática, 2.º CEB, Práticas de sala de aula2023-01-17T12:09:18Z2022-07-25T00:00:00Z2022-07-252022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3216TID:203162560porRocha, Ana Paula Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:30Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.726653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB
title A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB
spellingShingle A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB
Rocha, Ana Paula Almeida
Ensino Básico (2º ciclo)- 6º ano
Diferenciação pedagógica
Matemática
Práticas de sala de aula
title_short A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB
title_full A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB
title_fullStr A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB
title_full_unstemmed A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB
title_sort A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB
author Rocha, Ana Paula Almeida
author_facet Rocha, Ana Paula Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Paula Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico (2º ciclo)- 6º ano
Diferenciação pedagógica
Matemática
Práticas de sala de aula
topic Ensino Básico (2º ciclo)- 6º ano
Diferenciação pedagógica
Matemática
Práticas de sala de aula
description Na prática profissional docente, os professores deparam-se, em uma mesma turma, com diversos níveis de conhecimento, domínio distintos da língua, de ritmos e de perfis de aprendizagens, bem como diferenças do domínio afetivo dos alunos que a compõem: a implementação de estratégias de diferenciação pode facilitar a superação de alguns desafios que essa heterogeneidade coloca, promovendo mais aprendizagem. Com a realização deste trabalho de investigação pretendeu-se aprofundar conhecimento sobre diferenciação pedagógica. Para isso, e a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, tentou-se identificar potencialidades e limitações apontadas à implementação de estratégias de diferenciação pedagógica e compreender o seu contributo nas aprendizagens em Matemática, nomeadamente nas perspetivas de docentes e alunos. Com a participação de professores de Matemática e de Ciências Naturais em exercício no 2.º Ciclo do Ensino Básico e dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade de uma instituição pública do Grande Porto, desenvolveu-se um estudo qualitativo que contemplou a aplicação de entrevistas (aos professores) e de inquéritos por questionários (aos alunos), e cuja análise foi articulada com a intervenção da prática pré-profissional desenvolvida em contexto dessa turma pela autora deste relatório e pela professora titular. PALAVRAS-CHAVE: Diferenciação Pedagógica, Matemática, 2.º CEB, Práticas de sala de aula
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25T00:00:00Z
2022-07-25
2022-07-11
2023-01-17T12:09:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3216
TID:203162560
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3216
identifier_str_mv TID:203162560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634159583232