A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3216 |
Resumo: | Na prática profissional docente, os professores deparam-se, em uma mesma turma, com diversos níveis de conhecimento, domínio distintos da língua, de ritmos e de perfis de aprendizagens, bem como diferenças do domínio afetivo dos alunos que a compõem: a implementação de estratégias de diferenciação pode facilitar a superação de alguns desafios que essa heterogeneidade coloca, promovendo mais aprendizagem. Com a realização deste trabalho de investigação pretendeu-se aprofundar conhecimento sobre diferenciação pedagógica. Para isso, e a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, tentou-se identificar potencialidades e limitações apontadas à implementação de estratégias de diferenciação pedagógica e compreender o seu contributo nas aprendizagens em Matemática, nomeadamente nas perspetivas de docentes e alunos. Com a participação de professores de Matemática e de Ciências Naturais em exercício no 2.º Ciclo do Ensino Básico e dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade de uma instituição pública do Grande Porto, desenvolveu-se um estudo qualitativo que contemplou a aplicação de entrevistas (aos professores) e de inquéritos por questionários (aos alunos), e cuja análise foi articulada com a intervenção da prática pré-profissional desenvolvida em contexto dessa turma pela autora deste relatório e pela professora titular. PALAVRAS-CHAVE: Diferenciação Pedagógica, Matemática, 2.º CEB, Práticas de sala de aula |
id |
RCAP_69f40ee292fcbb7fb47e47b03829fb27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3216 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEBEnsino Básico (2º ciclo)- 6º anoDiferenciação pedagógicaMatemáticaPráticas de sala de aulaNa prática profissional docente, os professores deparam-se, em uma mesma turma, com diversos níveis de conhecimento, domínio distintos da língua, de ritmos e de perfis de aprendizagens, bem como diferenças do domínio afetivo dos alunos que a compõem: a implementação de estratégias de diferenciação pode facilitar a superação de alguns desafios que essa heterogeneidade coloca, promovendo mais aprendizagem. Com a realização deste trabalho de investigação pretendeu-se aprofundar conhecimento sobre diferenciação pedagógica. Para isso, e a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, tentou-se identificar potencialidades e limitações apontadas à implementação de estratégias de diferenciação pedagógica e compreender o seu contributo nas aprendizagens em Matemática, nomeadamente nas perspetivas de docentes e alunos. Com a participação de professores de Matemática e de Ciências Naturais em exercício no 2.º Ciclo do Ensino Básico e dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade de uma instituição pública do Grande Porto, desenvolveu-se um estudo qualitativo que contemplou a aplicação de entrevistas (aos professores) e de inquéritos por questionários (aos alunos), e cuja análise foi articulada com a intervenção da prática pré-profissional desenvolvida em contexto dessa turma pela autora deste relatório e pela professora titular. PALAVRAS-CHAVE: Diferenciação Pedagógica, Matemática, 2.º CEB, Práticas de sala de aula2023-01-17T12:09:18Z2022-07-25T00:00:00Z2022-07-252022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3216TID:203162560porRocha, Ana Paula Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:30Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.726653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB |
title |
A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB |
spellingShingle |
A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB Rocha, Ana Paula Almeida Ensino Básico (2º ciclo)- 6º ano Diferenciação pedagógica Matemática Práticas de sala de aula |
title_short |
A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB |
title_full |
A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB |
title_fullStr |
A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB |
title_full_unstemmed |
A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB |
title_sort |
A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB |
author |
Rocha, Ana Paula Almeida |
author_facet |
Rocha, Ana Paula Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Ana Paula Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico (2º ciclo)- 6º ano Diferenciação pedagógica Matemática Práticas de sala de aula |
topic |
Ensino Básico (2º ciclo)- 6º ano Diferenciação pedagógica Matemática Práticas de sala de aula |
description |
Na prática profissional docente, os professores deparam-se, em uma mesma turma, com diversos níveis de conhecimento, domínio distintos da língua, de ritmos e de perfis de aprendizagens, bem como diferenças do domínio afetivo dos alunos que a compõem: a implementação de estratégias de diferenciação pode facilitar a superação de alguns desafios que essa heterogeneidade coloca, promovendo mais aprendizagem. Com a realização deste trabalho de investigação pretendeu-se aprofundar conhecimento sobre diferenciação pedagógica. Para isso, e a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, tentou-se identificar potencialidades e limitações apontadas à implementação de estratégias de diferenciação pedagógica e compreender o seu contributo nas aprendizagens em Matemática, nomeadamente nas perspetivas de docentes e alunos. Com a participação de professores de Matemática e de Ciências Naturais em exercício no 2.º Ciclo do Ensino Básico e dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade de uma instituição pública do Grande Porto, desenvolveu-se um estudo qualitativo que contemplou a aplicação de entrevistas (aos professores) e de inquéritos por questionários (aos alunos), e cuja análise foi articulada com a intervenção da prática pré-profissional desenvolvida em contexto dessa turma pela autora deste relatório e pela professora titular. PALAVRAS-CHAVE: Diferenciação Pedagógica, Matemática, 2.º CEB, Práticas de sala de aula |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25T00:00:00Z 2022-07-25 2022-07-11 2023-01-17T12:09:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3216 TID:203162560 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3216 |
identifier_str_mv |
TID:203162560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634159583232 |