Linguagem da ciência: uma abordagem linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16786
Resumo: A linguagem específica duma nada disciplina académica (v.g., Técnicas Laboratoriais de Geologia) pode ter uma função intelectual e assume certas minuciosidades que interferem directamente com a compreensão de conceitos, leis ou teorias científicas. Comummente, especialistas banhados de prazer em leitos de terminologias especializadas, vêem-se incapazes de explicar o que proferem aos não especialistas. Alguns deles dissimulam as suas lacunas científicas em chavões incognoscíveis. Quando ignoramos uma coisa, reconhecer que a ignoramos é sabedoria. Este tipo de pessoas, enquanto professores, pode não reconhecer uma ideia válida de um aluno quando esta é expressa num estilo e terminologia diferente da sua. Outros professores usam frequentemente termos de gíria. Este trabalho apresenta algumas preocupações que os professores podem ter com o uso da linguagem científica e aponta caminhos alternativos.
id RCAP_f56324f0651d064fa28ea4aed3c0bfc3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Linguagem da ciência: uma abordagem linguísticaLinguagemCiênciaMicrolínguaDiscursoA linguagem específica duma nada disciplina académica (v.g., Técnicas Laboratoriais de Geologia) pode ter uma função intelectual e assume certas minuciosidades que interferem directamente com a compreensão de conceitos, leis ou teorias científicas. Comummente, especialistas banhados de prazer em leitos de terminologias especializadas, vêem-se incapazes de explicar o que proferem aos não especialistas. Alguns deles dissimulam as suas lacunas científicas em chavões incognoscíveis. Quando ignoramos uma coisa, reconhecer que a ignoramos é sabedoria. Este tipo de pessoas, enquanto professores, pode não reconhecer uma ideia válida de um aluno quando esta é expressa num estilo e terminologia diferente da sua. Outros professores usam frequentemente termos de gíria. Este trabalho apresenta algumas preocupações que os professores podem ter com o uso da linguagem científica e aponta caminhos alternativos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.2016-01-21T16:36:27Z2016-01-211995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/16786http://hdl.handle.net/10174/16786porBonito, J. (1995). Linguagem da ciência: uma abordagem linguística. In M. Miguéns (coord.), Actas do V encontro nacional de docentes – educação em ciências da natureza (pp. 211-217). Portalegre: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.211-217Actas do V encontro nacional de docentes – educação em ciências da naturezajbonito@uevora.ptLinguagem da ciência: uma abordagem linguística229Bonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:54Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:06.307673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem da ciência: uma abordagem linguística
title Linguagem da ciência: uma abordagem linguística
spellingShingle Linguagem da ciência: uma abordagem linguística
Bonito, Jorge
Linguagem
Ciência
Microlíngua
Discurso
title_short Linguagem da ciência: uma abordagem linguística
title_full Linguagem da ciência: uma abordagem linguística
title_fullStr Linguagem da ciência: uma abordagem linguística
title_full_unstemmed Linguagem da ciência: uma abordagem linguística
title_sort Linguagem da ciência: uma abordagem linguística
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Ciência
Microlíngua
Discurso
topic Linguagem
Ciência
Microlíngua
Discurso
description A linguagem específica duma nada disciplina académica (v.g., Técnicas Laboratoriais de Geologia) pode ter uma função intelectual e assume certas minuciosidades que interferem directamente com a compreensão de conceitos, leis ou teorias científicas. Comummente, especialistas banhados de prazer em leitos de terminologias especializadas, vêem-se incapazes de explicar o que proferem aos não especialistas. Alguns deles dissimulam as suas lacunas científicas em chavões incognoscíveis. Quando ignoramos uma coisa, reconhecer que a ignoramos é sabedoria. Este tipo de pessoas, enquanto professores, pode não reconhecer uma ideia válida de um aluno quando esta é expressa num estilo e terminologia diferente da sua. Outros professores usam frequentemente termos de gíria. Este trabalho apresenta algumas preocupações que os professores podem ter com o uso da linguagem científica e aponta caminhos alternativos.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-01-01T00:00:00Z
2016-01-21T16:36:27Z
2016-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16786
http://hdl.handle.net/10174/16786
url http://hdl.handle.net/10174/16786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bonito, J. (1995). Linguagem da ciência: uma abordagem linguística. In M. Miguéns (coord.), Actas do V encontro nacional de docentes – educação em ciências da natureza (pp. 211-217). Portalegre: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.
211-217
Actas do V encontro nacional de docentes – educação em ciências da natureza
jbonito@uevora.pt
Linguagem da ciência: uma abordagem linguística
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136574028382208