Linguagem da ciência: uma abordagem linguística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16786 |
Resumo: | A linguagem específica duma nada disciplina académica (v.g., Técnicas Laboratoriais de Geologia) pode ter uma função intelectual e assume certas minuciosidades que interferem directamente com a compreensão de conceitos, leis ou teorias científicas. Comummente, especialistas banhados de prazer em leitos de terminologias especializadas, vêem-se incapazes de explicar o que proferem aos não especialistas. Alguns deles dissimulam as suas lacunas científicas em chavões incognoscíveis. Quando ignoramos uma coisa, reconhecer que a ignoramos é sabedoria. Este tipo de pessoas, enquanto professores, pode não reconhecer uma ideia válida de um aluno quando esta é expressa num estilo e terminologia diferente da sua. Outros professores usam frequentemente termos de gíria. Este trabalho apresenta algumas preocupações que os professores podem ter com o uso da linguagem científica e aponta caminhos alternativos. |
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