O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2125 |
Resumo: | A indústria de calçado em Portugal encontra-se bem consolidada a nível produtivo, refletindo a sua experiência nas exportações e no impacto económico que este setor desempenha na economia do país. No entanto, a dificuldade da indústria nacional na criação de marcas próprias que consigam ter impacto e repercutir o seu nome e os seus ideais pelo mundo, incita uma investigação que visa perceber como será possível reverter este fator. O presente projeto tem como objetivo perceber como será possível, através do design de calçado, criar valor no calçado nacional, percetível pelo público, demonstrando que este pode ser mais do que uma mera peça de vestuário com um único propósito funcional. Com base na análise de diversos casos internacionais, sustentada numa pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se um calçado desportivo para uso casual com o objetivo principal de conferir identidade e diferenciação social através da carga conceptual e simbolismo que lhe é atribuído. No fundo, pretendeu-se criar um produto comunicativo e ímpar, refletindo de forma nítida os seus valores. Em suma, pretende-se demonstrar como o design pode ser um elemento diferenciador na criação de calçado, bem como na experiência de consumo que proporciona |
id |
RCAP_f57dfdd4e2c819d353031b834abf37db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2125 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALORDesign de calçadocriação de valorsimbolismoexperiência de consumovalor conceptualA indústria de calçado em Portugal encontra-se bem consolidada a nível produtivo, refletindo a sua experiência nas exportações e no impacto económico que este setor desempenha na economia do país. No entanto, a dificuldade da indústria nacional na criação de marcas próprias que consigam ter impacto e repercutir o seu nome e os seus ideais pelo mundo, incita uma investigação que visa perceber como será possível reverter este fator. O presente projeto tem como objetivo perceber como será possível, através do design de calçado, criar valor no calçado nacional, percetível pelo público, demonstrando que este pode ser mais do que uma mera peça de vestuário com um único propósito funcional. Com base na análise de diversos casos internacionais, sustentada numa pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se um calçado desportivo para uso casual com o objetivo principal de conferir identidade e diferenciação social através da carga conceptual e simbolismo que lhe é atribuído. No fundo, pretendeu-se criar um produto comunicativo e ímpar, refletindo de forma nítida os seus valores. Em suma, pretende-se demonstrar como o design pode ser um elemento diferenciador na criação de calçado, bem como na experiência de consumo que proporciona2021-03-31T13:53:50Z2021-03-31T13:53:50Z2021-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2125oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2125porhttp://hdl.handle.net/11110/2125202689433Freitas, Mickael Vaz deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:25Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:23.274664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR |
title |
O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR |
spellingShingle |
O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR Freitas, Mickael Vaz de Design de calçado criação de valor simbolismo experiência de consumo valor conceptual |
title_short |
O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR |
title_full |
O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR |
title_fullStr |
O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR |
title_full_unstemmed |
O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR |
title_sort |
O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR |
author |
Freitas, Mickael Vaz de |
author_facet |
Freitas, Mickael Vaz de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Mickael Vaz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de calçado criação de valor simbolismo experiência de consumo valor conceptual |
topic |
Design de calçado criação de valor simbolismo experiência de consumo valor conceptual |
description |
A indústria de calçado em Portugal encontra-se bem consolidada a nível produtivo, refletindo a sua experiência nas exportações e no impacto económico que este setor desempenha na economia do país. No entanto, a dificuldade da indústria nacional na criação de marcas próprias que consigam ter impacto e repercutir o seu nome e os seus ideais pelo mundo, incita uma investigação que visa perceber como será possível reverter este fator. O presente projeto tem como objetivo perceber como será possível, através do design de calçado, criar valor no calçado nacional, percetível pelo público, demonstrando que este pode ser mais do que uma mera peça de vestuário com um único propósito funcional. Com base na análise de diversos casos internacionais, sustentada numa pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se um calçado desportivo para uso casual com o objetivo principal de conferir identidade e diferenciação social através da carga conceptual e simbolismo que lhe é atribuído. No fundo, pretendeu-se criar um produto comunicativo e ímpar, refletindo de forma nítida os seus valores. Em suma, pretende-se demonstrar como o design pode ser um elemento diferenciador na criação de calçado, bem como na experiência de consumo que proporciona |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-31T13:53:50Z 2021-03-31T13:53:50Z 2021-03-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2125 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2125 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2125 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2125 202689433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129894164103168 |