O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Mickael Vaz de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2125
Resumo: A indústria de calçado em Portugal encontra-se bem consolidada a nível produtivo, refletindo a sua experiência nas exportações e no impacto económico que este setor desempenha na economia do país. No entanto, a dificuldade da indústria nacional na criação de marcas próprias que consigam ter impacto e repercutir o seu nome e os seus ideais pelo mundo, incita uma investigação que visa perceber como será possível reverter este fator. O presente projeto tem como objetivo perceber como será possível, através do design de calçado, criar valor no calçado nacional, percetível pelo público, demonstrando que este pode ser mais do que uma mera peça de vestuário com um único propósito funcional. Com base na análise de diversos casos internacionais, sustentada numa pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se um calçado desportivo para uso casual com o objetivo principal de conferir identidade e diferenciação social através da carga conceptual e simbolismo que lhe é atribuído. No fundo, pretendeu-se criar um produto comunicativo e ímpar, refletindo de forma nítida os seus valores. Em suma, pretende-se demonstrar como o design pode ser um elemento diferenciador na criação de calçado, bem como na experiência de consumo que proporciona
id RCAP_f57dfdd4e2c819d353031b834abf37db
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALORDesign de calçadocriação de valorsimbolismoexperiência de consumovalor conceptualA indústria de calçado em Portugal encontra-se bem consolidada a nível produtivo, refletindo a sua experiência nas exportações e no impacto económico que este setor desempenha na economia do país. No entanto, a dificuldade da indústria nacional na criação de marcas próprias que consigam ter impacto e repercutir o seu nome e os seus ideais pelo mundo, incita uma investigação que visa perceber como será possível reverter este fator. O presente projeto tem como objetivo perceber como será possível, através do design de calçado, criar valor no calçado nacional, percetível pelo público, demonstrando que este pode ser mais do que uma mera peça de vestuário com um único propósito funcional. Com base na análise de diversos casos internacionais, sustentada numa pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se um calçado desportivo para uso casual com o objetivo principal de conferir identidade e diferenciação social através da carga conceptual e simbolismo que lhe é atribuído. No fundo, pretendeu-se criar um produto comunicativo e ímpar, refletindo de forma nítida os seus valores. Em suma, pretende-se demonstrar como o design pode ser um elemento diferenciador na criação de calçado, bem como na experiência de consumo que proporciona2021-03-31T13:53:50Z2021-03-31T13:53:50Z2021-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2125oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2125porhttp://hdl.handle.net/11110/2125202689433Freitas, Mickael Vaz deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:25Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:23.274664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR
title O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR
spellingShingle O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR
Freitas, Mickael Vaz de
Design de calçado
criação de valor
simbolismo
experiência de consumo
valor conceptual
title_short O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR
title_full O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR
title_fullStr O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR
title_full_unstemmed O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR
title_sort O CALÇADO DESPORTIVO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EXPRESSÃO SOCIAL .SNEAKERS E A CRIAÇÃO SIMBÓLICA DE VALOR
author Freitas, Mickael Vaz de
author_facet Freitas, Mickael Vaz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Mickael Vaz de
dc.subject.por.fl_str_mv Design de calçado
criação de valor
simbolismo
experiência de consumo
valor conceptual
topic Design de calçado
criação de valor
simbolismo
experiência de consumo
valor conceptual
description A indústria de calçado em Portugal encontra-se bem consolidada a nível produtivo, refletindo a sua experiência nas exportações e no impacto económico que este setor desempenha na economia do país. No entanto, a dificuldade da indústria nacional na criação de marcas próprias que consigam ter impacto e repercutir o seu nome e os seus ideais pelo mundo, incita uma investigação que visa perceber como será possível reverter este fator. O presente projeto tem como objetivo perceber como será possível, através do design de calçado, criar valor no calçado nacional, percetível pelo público, demonstrando que este pode ser mais do que uma mera peça de vestuário com um único propósito funcional. Com base na análise de diversos casos internacionais, sustentada numa pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se um calçado desportivo para uso casual com o objetivo principal de conferir identidade e diferenciação social através da carga conceptual e simbolismo que lhe é atribuído. No fundo, pretendeu-se criar um produto comunicativo e ímpar, refletindo de forma nítida os seus valores. Em suma, pretende-se demonstrar como o design pode ser um elemento diferenciador na criação de calçado, bem como na experiência de consumo que proporciona
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-31T13:53:50Z
2021-03-31T13:53:50Z
2021-03-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2125
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2125
url http://hdl.handle.net/11110/2125
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2125
202689433
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129894164103168