Produção oral em sala de aula ou fora dela em português língua materna e francês língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruna Daniela Duarte Antunes Novais de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27437
Resumo: Após a apresentação do meio físico, humano e escolar em que decorreu o meu estágio pedagógico, no ano de 2012/2013, e da produção da respetiva reflexão pedagógica, o presente relatório teve por base as disciplinas de Português e Francês onde se desenvolveu um estudo empírico sobre o tema da produção oral previamente preparada e posteriormente apresentada em sala de aula e fora dela. Primeiramente, constrói-se um enquadramento teórico sobre o tema da produção oral, apresentando várias perspetivas da sua aplicação em sala de aula. Seguidamente, dá-se a conhecer o lugar que a produção oral tem em textos oficiais, tanto na língua portuguesa como na língua francesa. Este tema centra-se principalmente na intenção de demonstrar que ainda há muito a fazer em relação às orientações que são dadas aos alunos, para a preparação de trabalhos orais, que posteriormente serão apresentados. Por isso, neste relatório foram analisados vários ficheiros áudio-visuais, com a ajuda das grelhas de avaliação propostas pela escola, revelando quais os erros que são cometidos pelos alunos e que é necessário instituir, com maior regularidade, o ensino da oralidade na sala de aula de forma a desenvolver a competência comunicativa dos alunos e formar cidadãos “bem-falantes”.
id RCAP_f58f20ce5c18b315dca4f82047ace179
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produção oral em sala de aula ou fora dela em português língua materna e francês língua estrangeiraRelatório de estágioProdução oralApós a apresentação do meio físico, humano e escolar em que decorreu o meu estágio pedagógico, no ano de 2012/2013, e da produção da respetiva reflexão pedagógica, o presente relatório teve por base as disciplinas de Português e Francês onde se desenvolveu um estudo empírico sobre o tema da produção oral previamente preparada e posteriormente apresentada em sala de aula e fora dela. Primeiramente, constrói-se um enquadramento teórico sobre o tema da produção oral, apresentando várias perspetivas da sua aplicação em sala de aula. Seguidamente, dá-se a conhecer o lugar que a produção oral tem em textos oficiais, tanto na língua portuguesa como na língua francesa. Este tema centra-se principalmente na intenção de demonstrar que ainda há muito a fazer em relação às orientações que são dadas aos alunos, para a preparação de trabalhos orais, que posteriormente serão apresentados. Por isso, neste relatório foram analisados vários ficheiros áudio-visuais, com a ajuda das grelhas de avaliação propostas pela escola, revelando quais os erros que são cometidos pelos alunos e que é necessário instituir, com maior regularidade, o ensino da oralidade na sala de aula de forma a desenvolver a competência comunicativa dos alunos e formar cidadãos “bem-falantes”.Following the introduction of the physical, human and school environments in which my pedagogical practice took place, during the year of 2012/ 2013, and the preparation of the respective pedagogical reflection, this report was based on the Portuguese and French subjects, in which an empirical study was developed on the topic of oral production previously prepared and subsequently presented in the classroom and out of it. First and foremost, a theoretical framework is constructed on the subject of oral production, showing various perspectives of its application in the classroom. Secondly, it shows the role oral production plays in official texts, both in Portuguese and in French. This theme focuses mainly on the fact that, there is still much to do in relation to the guidelines that are given to students for the preparation of oral presentations, which will be later delivered. Therefore, this report analyses various audio-visual files, with the help of evaluation grids proposed by the school, revealing what mistakes are committed by students and that it is necessary to establish, on a more regular basis, the teaching of orality in the room classroom in order to develop the students' communicative competence and form "well-spoken" citizens.2014-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27437http://hdl.handle.net/10316/27437TID:201518937porSousa, Bruna Daniela Duarte Antunes Novais deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:20.679052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produção oral em sala de aula ou fora dela em português língua materna e francês língua estrangeira
title Produção oral em sala de aula ou fora dela em português língua materna e francês língua estrangeira
spellingShingle Produção oral em sala de aula ou fora dela em português língua materna e francês língua estrangeira
Sousa, Bruna Daniela Duarte Antunes Novais de
Relatório de estágio
Produção oral
title_short Produção oral em sala de aula ou fora dela em português língua materna e francês língua estrangeira
title_full Produção oral em sala de aula ou fora dela em português língua materna e francês língua estrangeira
title_fullStr Produção oral em sala de aula ou fora dela em português língua materna e francês língua estrangeira
title_full_unstemmed Produção oral em sala de aula ou fora dela em português língua materna e francês língua estrangeira
title_sort Produção oral em sala de aula ou fora dela em português língua materna e francês língua estrangeira
author Sousa, Bruna Daniela Duarte Antunes Novais de
author_facet Sousa, Bruna Daniela Duarte Antunes Novais de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bruna Daniela Duarte Antunes Novais de
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio
Produção oral
topic Relatório de estágio
Produção oral
description Após a apresentação do meio físico, humano e escolar em que decorreu o meu estágio pedagógico, no ano de 2012/2013, e da produção da respetiva reflexão pedagógica, o presente relatório teve por base as disciplinas de Português e Francês onde se desenvolveu um estudo empírico sobre o tema da produção oral previamente preparada e posteriormente apresentada em sala de aula e fora dela. Primeiramente, constrói-se um enquadramento teórico sobre o tema da produção oral, apresentando várias perspetivas da sua aplicação em sala de aula. Seguidamente, dá-se a conhecer o lugar que a produção oral tem em textos oficiais, tanto na língua portuguesa como na língua francesa. Este tema centra-se principalmente na intenção de demonstrar que ainda há muito a fazer em relação às orientações que são dadas aos alunos, para a preparação de trabalhos orais, que posteriormente serão apresentados. Por isso, neste relatório foram analisados vários ficheiros áudio-visuais, com a ajuda das grelhas de avaliação propostas pela escola, revelando quais os erros que são cometidos pelos alunos e que é necessário instituir, com maior regularidade, o ensino da oralidade na sala de aula de forma a desenvolver a competência comunicativa dos alunos e formar cidadãos “bem-falantes”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27437
http://hdl.handle.net/10316/27437
TID:201518937
url http://hdl.handle.net/10316/27437
identifier_str_mv TID:201518937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133705880469504