Simulações on-line no ensino da Física e da Química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/12605 |
Resumo: | O acentuado crescimento da Internet e, muito em particular, da World Wide Web possibilitou a transmissão de documentos contendo texto, som, imagem e vídeo. Com o aparecimento da linguagem de programação Java, pequenos programas multimédia passaram a ser adicionados aos documentos da Web. Assim, os professores e estudantes dispõem hoje de interessantes simulações que estão à sua livre disposição na Web. Estas simulações on-line, em particular as aplicações (applets) de Java, podem correr sem qualquer instalação no computador desde que o utilizador possua um browser. Discutimos, com vários exemplos, a utilização das simulações on-line no ensino e aprendizagem da Física e da Química, chamando a atenção para a utilidade de roteiros de exploração. Apresentamos os resultados de um estudo que realizámos com alunos portugueses do ensino básico (14 – 16 anos) que mostra as vantagens pedagógicas deste tipo de simulações, nomeadamente para actividades de auto-descoberta das leis do movimento |
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Simulações on-line no ensino da Física e da QuímicaOn-line simulations for Physics and Chemistry teachingSimulações on-lineWorld Wide WebJava appletsFísica e QuímicaAprendizagemO acentuado crescimento da Internet e, muito em particular, da World Wide Web possibilitou a transmissão de documentos contendo texto, som, imagem e vídeo. Com o aparecimento da linguagem de programação Java, pequenos programas multimédia passaram a ser adicionados aos documentos da Web. Assim, os professores e estudantes dispõem hoje de interessantes simulações que estão à sua livre disposição na Web. Estas simulações on-line, em particular as aplicações (applets) de Java, podem correr sem qualquer instalação no computador desde que o utilizador possua um browser. Discutimos, com vários exemplos, a utilização das simulações on-line no ensino e aprendizagem da Física e da Química, chamando a atenção para a utilidade de roteiros de exploração. Apresentamos os resultados de um estudo que realizámos com alunos portugueses do ensino básico (14 – 16 anos) que mostra as vantagens pedagógicas deste tipo de simulações, nomeadamente para actividades de auto-descoberta das leis do movimentoThe important growth of the Internet and, in particular, of the World Wide Web has made possible to transmit documents containing text, sound and video. With the introduction of the Java language, small multimedia programs have been added to Web documents. Teachers and students may, therefore, take advantage of interesting simulations, which are freely available in the Web. These on-line simulations (Java applets) run without installation in the computer, only a browser being required. We discuss here the benefits of on-line simulations for Physics and Chemistry teaching and learning, calling attention to the value added by exploration guides. We present the results of a study we have done with middle school Portuguese students (14-16 years old), which shows the pedagogical utility of those simulations, namely for self- discovery activities on the laws of motionSociedade Brasileira de Computação2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/12605http://hdl.handle.net/10316/12605porRevista Brasileira de Informática na Educação. 11:2 (2003) 111-1171414-5685Martins, António JoséFiolhais, CarlosPaiva, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T11:24:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/12605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:59:53.751353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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