Aplicação De Ferramentas Lean Num Circuito Logístico De Um Centro De Distribuição De Materiais De Construção E Bricolage

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Miguel Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/138983
Resumo: Nas últimas décadas, a logística tem vindo a ganhar maior importância nas organizações fruto do efeito da globalização, que tem levado as cadeias de abastecimento a se tornarem cada vez mais longas e complexas, o que acarreta grandes desafios. No século passado, a gestão logística baseava-se apenas na previsão da procura como forma de otimizar os custos logísticos. No entanto, hoje em dia, os mercados encontram-se mais dinâmicos e voláteis, o que torna as previsões menos efetivas. Esta situação tem levado as organizações a optarem por novas metodologias de trabalho de forma a se tornarem mais competitivas. A filosofia Lean, que teve origem no Toyota Production System, visa aumentar a competitividade das organizações, através da identificação de desperdícios ao longo do processo, numa ótica de melhoria contínua. A aplicação da filosofia Lean na logística tem como objetivo o desenvolvimento de sistemas flexíveis, capazes de adequar os seus processos à procura existente, de forma a prestar um serviço de qualidade ao cliente e reduzir os custos logísticos. Foi nesse sentido que se realizou um estudo de caso de aplicação da filosofia Lean no centro de distribuição nacional da Leroy Merlin, especificamente no circuito logístico intitulado "Plataforma Proximidade". Este é responsável pela receção, separação e empacotamento de artigos para um conjunto de 29 lojas em Portugal. O principal objetivo do estudo de caso consiste na melhoria geral do processo através da aplicação de ferramentas Lean. Primeiro, todas as fases do processo em estudo são descritas e analisadas, o que culmina com o mapeamento do fluxo de valor através da ferramenta Lean Value Stream Mapping (VSM). Posteriormente, procede-se à identificação de problemas através de Gemba Walks e do Diagrama de Esparguete. Por fim, são propostas soluções para os problemas identificados e algumas delas foram implementadas, nomeadamente um quadro Kanban digital, um carrinho para o transporte da mercadoria e a alteração do layout do posto de trabalho. Estas alterações conduziram a uma redução de 23% do tempo de ciclo do processo, o que equivale a uma redução de 4566 horas laborais por ano.
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A filosofia Lean, que teve origem no Toyota Production System, visa aumentar a competitividade das organizações, através da identificação de desperdícios ao longo do processo, numa ótica de melhoria contínua. A aplicação da filosofia Lean na logística tem como objetivo o desenvolvimento de sistemas flexíveis, capazes de adequar os seus processos à procura existente, de forma a prestar um serviço de qualidade ao cliente e reduzir os custos logísticos. Foi nesse sentido que se realizou um estudo de caso de aplicação da filosofia Lean no centro de distribuição nacional da Leroy Merlin, especificamente no circuito logístico intitulado "Plataforma Proximidade". Este é responsável pela receção, separação e empacotamento de artigos para um conjunto de 29 lojas em Portugal. O principal objetivo do estudo de caso consiste na melhoria geral do processo através da aplicação de ferramentas Lean. Primeiro, todas as fases do processo em estudo são descritas e analisadas, o que culmina com o mapeamento do fluxo de valor através da ferramenta Lean Value Stream Mapping (VSM). Posteriormente, procede-se à identificação de problemas através de Gemba Walks e do Diagrama de Esparguete. Por fim, são propostas soluções para os problemas identificados e algumas delas foram implementadas, nomeadamente um quadro Kanban digital, um carrinho para o transporte da mercadoria e a alteração do layout do posto de trabalho. Estas alterações conduziram a uma redução de 23% do tempo de ciclo do processo, o que equivale a uma redução de 4566 horas laborais por ano.In the last decades, logistics has gained greater importance within organizations due to the effect of globalization. This effect has led supply chains to become increasingly longer and complex, which brings demanding challenges. In the last century, logistics management relied just on customer order forecasts in order to find the most cost-effective plan. However, nowadays, markets are more dynamic and volatile, which makes forecasts less reliable. This situation has led organizations to adopt new operational methodologies in order to become more competitive. Lean philosophy, which sprang from Toyota Production System, aims to increase organizations competitiveness, through the identification of waste throughout processes, based on a continuous improvement mentality. The objective of Lean philosophy in logistics is to develop flexible systems, which are capable of adapting processes to daily demand in order to achieve customer service level as well as reduce logistics costs. In this context, a case study was carried out of applying Lean philosophy in Leroy Merlin's national distribution centre, specifically in a logistic circuit entitled "Plataforma Proximidade". This logistic circuit is responsible for the reception, separation and packaging of goods for a group of 29 stores in Portugal. The main objective of the case study is the overall improvement of the process through Lean tools application. First of all, the process phases are analysed and described, culminating in mapping the value stream with the aid of a VSM tool. Then, several problems are identified through Gemba Walks and the Spaghetti Diagram. Afterwards, solutions to the problems are proposed and some of them are implemented, such as a digital Kanban board, a cart for transporting goods and an alteration of the workstation layout. These changes led to a 23% decrease in the process cycle time, which corresponds to a 4566 working hours reduction per year.Godina, RaduRUNBarros, Miguel Marques2022-05-30T15:34:41Z2022-012022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/138983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:16:18Zoai:run.unl.pt:10362/138983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:16.199133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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