A (in)disciplina: conceções e práticas do educador e do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vedor, Tânia Filipa da Guia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2574
Resumo: Relatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_f5beea344e89b7dd48fab49abe713b2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A (in)disciplina: conceções e práticas do educador e do professoreducador/professor(in)disciplinacomportamentosestratégiasconceçõeseducator / teacher(in)disciplinebehavioursstrategiesconceptionsRelatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II. Este engloba a descrição do trabalho realizado ao longo de quatro estágios curriculares em três contextos diferentes, nomeadamente em creche, pré-escolar e em 1º ciclo, sendo que este último se divide em dois anos de escolaridade. Para além da vertente dos estágios também aborda a vertente investigativa desenvolvida para a obtenção do grau de mestre na área da Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte incide sobre todos os estágios realizados ao longo do mestrado, em que é feita uma caracterização de cada um dos contextos mencionados no parágrafo anterior, bem como um balanço do trabalho desenvolvido em cada um deles. Ainda nesta primeira parte, é abordado o percurso de desenvolvimento de aprendizagens, o percurso investigativo e as questões de pesquisa que foram surgindo ao longo da prática. Numa segunda parte deste relatório, é apresentado o trabalho de pesquisa desenvolvido. Com esta pesquisa pretendeu-se perceber o que é a indisciplina, quais os comportamentos associados à mesma, como os docentes lidam com esses comportamentos e quais as estratégias que utilizam para os contornar e minimizar. Para a recolha de dados, foram realizadas entrevistas a três educadoras de pré-escolar e a três professores de 1º ciclo. Após a organização e a análise dos dados recolhidos, a partir das entrevistas, foi feita uma comparação com a informação conseguida através da pesquisa bibliográfica realizada. Desta forma, foi possível chegar a algumas conclusões. No final deste relatório, são apresentadas algumas considerações finais sobre ambas as partes supracitadas, bem como de todo o percurso de desenvolvimento enquanto futura educadora/professora.This report has appeared within the scope of the Supervised Teaching Practice II. This encompasses a description of the work carried out along four curricular stages in three different contexts, namely in kindergarten, preschool and first cycle, the latter being divided into two years of schooling. In addition to the internship phase, it also addresses the research area developed to obtain the master's degree in Pre-primary and Primary Education. This document is divided into two distinct parts. The first part focuses on all the stages carried out during the masters, in which a characterization of each of the contexts mentioned in the previous paragraph is made, as well as a balance of the work developed in each of them. Also, in this first part, the course of development of learning, the research course and the research questions that have emerged throughout the practice are discussed. In a second part of this report, the research work developed is presented. This research aimed to understand what indiscipline is, what behaviors associated with it, how teachers deal with these behaviors and what strategies they use to circumvent and minimize them. For data collection, interviews were carried out with three pre-school educators and three 1st cycle teachers. After the organization and analysis of the data collected, from the interviews, a comparison was made with the information obtained through the bibliographic research carried out. In this way, it was possible to reach some conclusions. At the end of this report, some final considerations are presented on both above mentioned parts, as well as on the entire course of development as a future educator / teacherSeixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémVedor, Tânia Filipa da Guia2019-05-27T17:57:04Z2019-04-302019-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2574TID:202244709por202244709info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:42Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:35.027513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (in)disciplina: conceções e práticas do educador e do professor
title A (in)disciplina: conceções e práticas do educador e do professor
spellingShingle A (in)disciplina: conceções e práticas do educador e do professor
Vedor, Tânia Filipa da Guia
educador/professor
(in)disciplina
comportamentos
estratégias
conceções
educator / teacher
(in)discipline
behaviours
strategies
conceptions
title_short A (in)disciplina: conceções e práticas do educador e do professor
title_full A (in)disciplina: conceções e práticas do educador e do professor
title_fullStr A (in)disciplina: conceções e práticas do educador e do professor
title_full_unstemmed A (in)disciplina: conceções e práticas do educador e do professor
title_sort A (in)disciplina: conceções e práticas do educador e do professor
author Vedor, Tânia Filipa da Guia
author_facet Vedor, Tânia Filipa da Guia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Sónia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Vedor, Tânia Filipa da Guia
dc.subject.por.fl_str_mv educador/professor
(in)disciplina
comportamentos
estratégias
conceções
educator / teacher
(in)discipline
behaviours
strategies
conceptions
topic educador/professor
(in)disciplina
comportamentos
estratégias
conceções
educator / teacher
(in)discipline
behaviours
strategies
conceptions
description Relatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-27T17:57:04Z
2019-04-30
2019-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2574
TID:202244709
url http://hdl.handle.net/10400.15/2574
identifier_str_mv TID:202244709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202244709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137035252924416