As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2276
Resumo: Relatório final de Prática de Ensino Supervisionada para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico
id RCAP_67aeb45b871ae3105cc6f1b78b0c8119
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professorasbrincardesenvolvimentoaprendizagemconceções de educadores/professoresplaydevelopmentlearningteacher / teacher conceptionsRelatório final de Prática de Ensino Supervisionada para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino BásicoO presente trabalho trata de um relatório de estágio que se refere ao percurso realizado nos quatro momentos de iniciação à prática profissional (dois em contexto Pré-Escolar e dois em contexto de Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Assumindo o brincar como um processo de desenvolvimento e aprendizagem, a investigação apresentada pretende explorar as potencialidades do brincar. Neste sentido, o presente relatório visa clarificar o conceito do brincar e do jogo e de que forma o espaço pedagógico se insere no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Foram abordadas teorias de vários autores de forma a sustentar o descrito, bem como descritas conceções práticas e teóricas de educadoras e professoras, relativas ao brincar de forma a mostrar as potencialidades do mesmo. O estudo recaiu num grupo de 90 educadoras/ professoras portuguesas através de inquérito por questionário. As respostas revelam a relevância do brincar no contexto educativo bem como os seus efeitos no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A organização do espaço e do tempo educativo assim como o papel do adulto enquanto a criança brinca foram evidenciados nas respostas. Destacamos o papel de observador atento, facilitador e mediador do brincar que pode ser desempenhado pelo educador e professor.The present paper deals with a traineeship report that refers to the course carried out in the four moments of initiation to professional practice (two in the pre-school context and two in the teaching context of the 1st cycle of basic education). Assuming the play as a process of development and learning, the research presented intends to explore the potential of playing. In this sense, this report aims to clarify the concept of play and play and how the pedagogical space is embedded in the process of development and learning of the child. It will be approached theories of several authors in order to support the described, as well as described practical and theoretical conceptions of educators, regarding playing in order to show the potentialities of the same. The study was carried out in a group of 90 Portuguese educators through a questionnaire survey. The answers reveal the relevance of playing in the educational context as well as its effects on the process of children's development and learning. The organization of space and educational time as well as the role of the adult as the child plays were evidenced in the responses. We emphasize the role of attentive observer, facilitator and mediator of play that can be played by the educator and teacher.Luís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeixeira, Ana Sofia Ferreira2018-07-06T14:20:30Z2018-05-292018-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2276TID:201930668por201930668info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:22.802435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoras
title As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoras
spellingShingle As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoras
Teixeira, Ana Sofia Ferreira
brincar
desenvolvimento
aprendizagem
conceções de educadores/professores
play
development
learning
teacher / teacher conceptions
title_short As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoras
title_full As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoras
title_fullStr As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoras
title_full_unstemmed As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoras
title_sort As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoras
author Teixeira, Ana Sofia Ferreira
author_facet Teixeira, Ana Sofia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Helena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ana Sofia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv brincar
desenvolvimento
aprendizagem
conceções de educadores/professores
play
development
learning
teacher / teacher conceptions
topic brincar
desenvolvimento
aprendizagem
conceções de educadores/professores
play
development
learning
teacher / teacher conceptions
description Relatório final de Prática de Ensino Supervisionada para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-06T14:20:30Z
2018-05-29
2018-05-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2276
TID:201930668
url http://hdl.handle.net/10400.15/2276
identifier_str_mv TID:201930668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201930668
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137033517531136