Compreender a (in)disciplina na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico : o educador e o professor como promotor da disciplina na sala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Vanessa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1524
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
id RCAP_6ec610207a67e856e3abf13f72fe9b56
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreender a (in)disciplina na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico : o educador e o professor como promotor da disciplina na salacriançaprofessor/educadordisciplinaautocontrolochildteacher/educatordisciplineself-controlRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoO presente trabalho foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância – Creche, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em duas partes distintas mas que se complementam. A parte I apresenta a caraterização dos estágios de intervenção realizados em educação pré-escolar nos contextos de jardim-de-infância e de creche e do estágio realizado no 1.º ciclo do ensino básico. Também expõe o percurso investigativo e a questão de pesquisa que surgiu ao longo das várias intervenções. A parte II apresenta uma revisão da literatura e investigação com respetiva análise e conclusão. Com esta investigação pretendeu-se perceber o que é a indisciplina, os fatores associados e as formas como os agentes educativos podem intervir de modo a ajudar a criança a autocontrolar-se e a minimizar esse tipo de comportamentos. No que respeita aos dados da investigação, estes foram recolhidos através da realização de entrevistas a seis profissionais de educação em atividade. Foram colocadas questões iguais a três educadoras de infância e a três professoras do ensino básico. Após a organização e análise dos dados recolhidos foi feita uma comparação com os dados obtidos através da revisão da literatura, chegando-se assim a algumas conclusões. No final de todo este documento, partilho uma pequena reflexão do percurso desenvolvido ao longo dos três semestres do mestrado.This report was developed in the ambit of Supervised Teaching Practice in Childhood Education – Childcare, as part of the Master’s degree in Pre-School Education and First Cycle of Basic Education. This document is divided into two different but complementary parts. The first part presents the characterization of the intervention internships’ in preschool education in kindergarten and childcare as also the internship in the context of first cycle of basic education. In this part, we also explain the investigative route and the research question that arose throughout the interventions. In the second part we present a literature review and research with respective analysis and conclusions. The aim of this investigation is to understand what the indiscipline is, which factors are associated to it and how the educators can interpose in order to help children to control themselves and minimize those behaviors. The data of the investigation was collected by doing interviews to six education professionals in activity. It was made the same questions to three childhood teachers and three teachers of basic education. After organizing and analyzing the data, we made the comparison with the data obtained from the literature review, what allowed us to make some conclusions. To finalize, we present a reflection about the route developed over the three semesters of the Master’s degree.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPaulino, Vanessa2016-06-16T15:53:22Z2015-06-292015-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1524TID:201150778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:19Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:47.086181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreender a (in)disciplina na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico : o educador e o professor como promotor da disciplina na sala
title Compreender a (in)disciplina na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico : o educador e o professor como promotor da disciplina na sala
spellingShingle Compreender a (in)disciplina na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico : o educador e o professor como promotor da disciplina na sala
Paulino, Vanessa
criança
professor/educador
disciplina
autocontrolo
child
teacher/educator
discipline
self-control
title_short Compreender a (in)disciplina na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico : o educador e o professor como promotor da disciplina na sala
title_full Compreender a (in)disciplina na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico : o educador e o professor como promotor da disciplina na sala
title_fullStr Compreender a (in)disciplina na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico : o educador e o professor como promotor da disciplina na sala
title_full_unstemmed Compreender a (in)disciplina na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico : o educador e o professor como promotor da disciplina na sala
title_sort Compreender a (in)disciplina na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico : o educador e o professor como promotor da disciplina na sala
author Paulino, Vanessa
author_facet Paulino, Vanessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Sónia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv criança
professor/educador
disciplina
autocontrolo
child
teacher/educator
discipline
self-control
topic criança
professor/educador
disciplina
autocontrolo
child
teacher/educator
discipline
self-control
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-29
2015-06-29T00:00:00Z
2016-06-16T15:53:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1524
TID:201150778
url http://hdl.handle.net/10400.15/1524
identifier_str_mv TID:201150778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028327079936